O que é VPN e qual a sua importância
Você já pensou em ter todos os seus dados vazados na internet? Quanta informação sua seria exposta para o mundo inteiro? Ou já pensou nos dados da sua empresa sendo jogados para milhares e milhares de desconhecidos? Absolutamente ninguém quer que isso aconteça, não é mesmo? Pensando nisso, nós, do Tudo Tecnologia, preparamos esse artigo para falarmos sobre a VPN e sua importância no mundo virtual. Ficou curioso para saber mais? Então, continue lendo com a gente!
Não é difícil encontrarmos casos de pessoas físicas ou de empresas que tiveram seus dados vazados para toda a internet, entretanto, esse crime pode ser evitado e sua navegação pode se tornar ainda mais segura. É para isso que servem as VPNs. Se você ainda não sabe como elas funcionam, ou quer saber um pouco mais sobre o assunto, confira as informações abaixo.
Vá direto ao ponto:
- O que é e como funciona uma conexão VPN?;
- Quais os benefícios em utilizar uma conexão VPN?;
- Qual provedor VPN você deve escolher?
O que é e como funciona uma conexão VPN?
Se você ou sua empresa lidam, diariamente, com um grande fluxo de informações no sistema, seja com o envio de e-mails, transações bancárias ou informações de usuários, nada melhor do que manter tudo isso seguro, não é mesmo?
É nesse momento que a VPN entra em ação! A VPN nada mais é do que uma “rede privada virtual que conecta o equipamento a internet de forma segura“. Ela se torna segura, pois criptografa todos os dados transferidos durante o acesso.
Como você já viu, uma conexão VPN protege todos os seus dados durante a sua navegação na internet. Mas, de que maneira isso é feito? Bom, a VPN age como um filtro, que transforma seus dados em uma montanha de “rabiscos” e, mesmo que essas informações fossem acessadas, elas seriam inúteis por estarem ilegíveis.
Por ocultar o seu endereço IP, a rede é redirecionada por meio de um servidor remoto, especialmente configurado e executado por um host VPN. Ou seja, o seu Provedor de Serviços de Internet (ISP) e terceiros não possuem acesso aos sites que você visita ou quais dados você recebe e envia de forma on-line. Demais, né?
Quais os benefícios em utilizar uma conexão VPN?
Agora que você já sabe como funciona uma conexão VPN, listamos mais alguns benefícios que a ferramenta pode proporcionar, tanto para você quanto para a sua empresa. Confira, abaixo:
Transferência segura de dados
Com a pandemia, os trabalhos remotos se tornaram ainda mais comuns. Portanto, se você precisa acessar arquivos importantes da empresa onde trabalha, por razões de segurança esse tipo de ação requer uma conexão segura. Ou seja, é nesse momento que a VPN entra em ação! Os serviços de VPN se conectam a servidores privados e usam métodos de criptografia para reduzir o risco de vazamentos de dados.
Criptografia segura
Com o uso de uma VPN, suas atividades on-line permanecem ocultas, mesmo quando você usa redes públicas. Assim, para ler os dados, você precisa de uma chave de criptografia. Sem essa chave, um computador levaria milhões de anos para decifrar um código, no caso de um ataque de força bruta.
Economia
Sim, é possível encontrar provedores de VPN gratuitos, entretanto, não são os mais recomendados, pois estão mais propensos a apresentarem falhas. Felizmente, existem provedores que, apesar de serem pagos, possuem preços acessíveis e oferecem maior segurança para seus usuários.
Disfarça paradeiros
Como os servidores VPN atuam como suas proxies na internet, e como os dados de localização vêm de outro país, se torna muito mais difícil, e, até mesmo, impossível determinar a sua localização real. Ou seja, todo e qualquer registro potencial do seu comportamento como usuário, permanece permanentemente oculto. Mas, nada de burlar leis, ok? Não queremos que ninguém se meta em encrencas!
Qual provedor VPN você deve escolher?
Existe uma grande variedade de provedores no mercado. Como já citamos, alguns são gratuitos, outros não. Então, além dos preços, existem outros fatores que você deve considerar antes de escolher entre os inúmeros provedores existentes. Veja abaixo!
Política quanto ao registro de conexões
Alguns países possuem uma política contrária ao uso de VPNs, ou seja, as empresas devem ter acesso ao registro de atividades dos usuários. O que não é, necessariamente, o que você está procurando se deseja privacidade, não é mesmo? Como já dissemos que não queremos você metido em encrencas, procure por servidores que possuem empresas sediadas em países que não possuem esse tipo de lei.
A utilização de protocolos VPN seguros
Nós dissemos que existe que uma grande variedade de provedores no mercado, você se lembra? Ótimo! Chegou o momento de fazermos uma breve análise sobre as opções que você encontrará. No mercado, existem os seguintes protocolos: OpenVPN, IKEv2, L2TP / IPsec, SSTP, WireGuard e PPTP. Cada um deles se refere a como os dados são criptografados. Alguns oferecem mais segurança, outros menos, e a velocidade de conexão dispositivo pode ser menor quando comparado a outros protocolos. Em outras palavras, é necessário que você leve em consideração o que é mais importante para você. Se o seu foco principal é a segurança, vale a pena dar uma maior atenção ao protocolo OpenVPN. Protocolos com o PPTTP, apesar de mais rápidos, possuem menor segurança.
Compatibilidade com os principais programas e sistemas operacionais
É importante lembrar que uma boa VPN é capaz de se conectar em vários sistemas operacionais, seja ele Windows, Android, iOS, Linux ou MacOS. Dessa forma, não apenas os computadores da sua empresa são protegidos, como também os dispositivos móveis da sua companhia.
Boa velocidade de conexão e baixa latência
Como a informação trafega entre o dispositivo e a internet por meio da VPN, o tempo de resposta para a obtenção dos dados pode ser ampliado, já que possui mais de um caminho para que esses dados percorram. Ou seja, é necessário que a VPN tenha um número grande de servidores e em vários países, para oferecer um serviço de alta velocidade em qualquer parte do mundo.
Nossas dicas sobre a VPN terminaram por aqui, e nós, do Tudo Tecnologia, esperamos que você tenha gostado. Esperamos, também, que você faça a melhor escolha quando for usar um provedor. Aproveite a discrição sempre da melhor maneira possível, respeitando as leis e protegendo os seus dados.