A Tecnologia nas Eleições de 2020
Você sabe como a tecnologia pode ser aliada dos brasileiros nas eleições de 2020? Hoje, vamos lhe mostrar as tendências tecnológicas para uma votação segura, rápida e eficiente.
Já ouviu falar no aplicativo Pardal? Ou conhece o e-título? O que será que vem aí nos próximos anos para otimizar a votação dos eleitores?
Venha com o Tudo Tecnologia que lhe explicamos todos os detalhes tecnológicos aliados na eleições de 2020!
Veja mais:
O que é o e-título?
O e-título é um aplicativo gratuito disponível para celulares com sistema iOS e Android, que permite ao eleitor visualizar o seu título virtual. Nos dias de votação, basta apresentá-lo ao mesário na tela do seu celular, sem a necessidade de levar um documento com foto para a sua identificação.
Essa tecnologia não é nova: o e-título foi e foi aprimorado para as eleições de 2020, mas já estava disponível na votação de 2018, onde foram escolhidos os cargos de:
- Deputado Estadual;
- Deputado Federal;
- Senador;
- Governador;
- Presidente da República.
Só em 2020 o app ganhou mais notoriedade e adeptos, tanto pela facilidade de não ter que carregar um documento que fica guardado a maior parte do tempo, como pela segurança.
Para cadastrar seus dados no e-título eleitoral, siga o passo a passo abaixo:
- Preencha seus dados básicos como nome e filiação;
- No campo “Tipo de documento” — Selecione “Título de eleitor”;
- O aplicativo vai gerar três campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais para confirmar sua identidade. Caso erre algum, será gerado outro campo com perguntas diferentes das que você errou;
- Cadastre uma senha e confirme.
A validade do título de eleitor impresso é a mesma, o que muda é na hora da votação, o leitor não precisa apresentar um documento oficial com foto, caso mostre o e-título.
O app ainda conta com funções adicionais que trazem um diferencial inovador na hora de justificar um voto, fazer a Quitação Eleitoral e emitir a Certidão de Crimes Eleitorais.
Receba Novidades
Como baixar o e-título?
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular;
- Procure a lupa de busca na parte superior do aparelho e digite “e-título”;
- Clique em baixar, e pronto!.
Como realizar a Quitação Eleitoral no e-título?
- Selecione “Quitação Eleitoral”;
- O aplicativo irá gerar o documento. Clique no ícone com a seta para baixo e o arquivo PDF será baixado em seu celular;
- Se atente em qual pasta do seu telefone o documento será baixado. Normalmente deverá ir para a pasta “documentos” ou “downloads”.
Como emitir a Certidão de Crimes Eleitorais no e-título?
- Clique no campo “Mais Opções”;
- Selecione “Nada consta criminal eleitoral”;
- O aplicativo irá gerar o documento. Clique no ícone com a seta para baixo e o arquivo PDF será baixado em seu celular.
Como justificar o voto no e-título?
- Selecione o campo “Mais opções”;
- Clique a opção “justificativa de ausência.
O que é Pardal?
O aplicativo Pardal é o principal aliado dos eleitores brasileiros nas eleições de 2020, disponibilizado pela Justiça Eleitoral a ferramenta permite que o usuário envie denúncias de atos ilegais perante as regras das eleições.
O app está disponível para ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets com sistema Android e iOS, e permite o anexo de áudio, fotos, vídeos no qual evidenciam as possíveis irregularidades, o Ministério Público analisa as denúncias e envia o caso para a Justiça Eleitoral.
O Pardal teve a sua criação em 2014, mas a cada eleição ele se aprimora e traz novas finalidades. O intuito da Justiça Eleitoral com o aplicativo é que o cidadão atue como um fiscal das eleições, e notifique infrações eleitorais, como propaganda eleitoral indevida, compra de votos, uso distorcido da máquina pública, crimes eleitorais e a doações e gastos eleitorais.
Como baixar o Pardal?
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular;
- Procure a lupa de busca na parte superior do aparelho e digite “Pardal”;
- Clique em baixar, e pronto!.
O que é podemos esperar para o futuro eleitoral?
Nos últimos dias podemos acompanhar as eleições americanas que possui um método de votação diferente do Brasil, onde os eleitores podem votam pelos correios ou pessoalmente, utilizando o voto em papel, isso mesmo o voto em papel. O Brasil é o país mais desenvolvido nesta questão, pois possuímos a urna eletrônica, onde a votação é digitalizada e a apuração é mais rápida.
As eleições americanas até o fechamento desta edição ainda está contando voto a voto no papelzinho, há mais de uma semana, um sistema eletrônico faz toda diferença, não é mesmo?
É nítido que ao passar dos anos, as eleições brasileiras estarão com novas ferramentas e funções que ajudam os eleitores a votarem com segurança e praticidade, quiçá realizar uma votação online. Já há estudos para tornar o voto pelo celular um novidade, mas pra isso precisam identificar a melhor plataforma, a tecnologia agregada será a internet fibra ótica por meio do Wi-Fi ou o 5G? eis a questão.
Conclusão!
A tecnologia trabalha ao lado dos brasileiros para tornar mais eficaz e prática o processo das votações, a Justiça Eleitoral busca novas formas para denúncias, votações e identificação do eleitor, baseados nas mudanças tecnológicas, é imprescindível acompanhar esses avanços.
Um dos fatores que ainda devemos destacar é que com os efeitos do coronavírus em escala mundial, muitos eleitores buscam alternativas para realizarem o seu voto com segurança e menos exposição, cabe aos órgãos públicos garantirem que a democracia prevaleça e que os canais de votação possam atendem todos os brasileiros de forma personalizada, destacando a tecnologia como aliada e assegurar a integridade e legalidade dos processos eleitorais.