Amor e tecnologia: pessoas buscam conforto na companhia das máquinas
O dia dos namorados no Brasil está chegando, e sempre temos aquela velha máxima “quem está solteiro faz o que no dia 12?”. Bom, diversas pessoas que estão solteiras e sem companhia para o dia mais romântico do ano, já sabem muito bem onde encontrar conforto e companhia para driblar a solidão que pode surgir no dia. Talvez o menos inesperado seja saber que a companhia seja encontrada nas máquinas e nas tecnologias. Vem com a gente do Tudo Tecnologia que a gente te explica mais!
Você já ouviu falar no filme “Her” interpretado por Joaquin Phoenix? Nele, o protagonista desenvolve uma relação romântica com o sistema operacional do seu novo computador. Será que é isso que o futuro está preparando para os românticos que estarão solteiros no dia dos namorados? O que acha da ideia? Continue lendo para tirar suas próprias conclusões!
Vá direto ao ponto
Os amores virtuais
Não é novidade para ninguém que os aplicativos e sites de relacionamento entraram como uma ótima opção na vida das pessoas que procuram por alguma companhia romântica, seja para algo mais casual ou um relacionamento mais sério.
A indústria tem se desenvolvido a cada dia, não é difícil encontrar diferentes aplicativos com diversas configurações. Em algum deles, você pode traçar o perfil da pessoa que você considera perfeita para você, em outros, o aplicativo tem a função de mostrar a porcentagem de compatibilidade entre você e a pessoa por quem você tem interesse, ainda há uma terceira categoria de aplicativos que te mostram pessoas do mundo inteiro.
A ideia de “ninguém é feliz sozinho”, dita por Tom Jobim, realmente foi levada a sério pelos fundadores dos aplicativos e seus usuários. Marcar um encontro nunca foi tão fácil, e… tão difícil, ao mesmo tempo. Cuidado com os perfis fakes, ok? Mas a gente fala mais sobre isso daqui a pouco!
A busca de conforto e companhia nas máquinas
Nós sabemos que em alguns momentos de nossas vidas, nós estamos mais focados no trabalho, em outros momentos, nos estudos, na vida pessoal, e assim por diante. Entretanto, o que nós também sabemos é que, assim como qualquer ser humano, existem momentos que precisamos de um conforto um tanto quanto mais romântico.
Por outro lado, o que tem acontecido nos últimos tempos, segundo o professor Álvaro Machado Dias, da Universidade Federal de São Paulo, os casos de pessoas que procuram conforto nas máquinas ainda são raros, entretanto, eles podem se espalhar rapidamente devido à solidão dos tempos modernos.
O professor ainda destaca que esse fenômeno está diretamente ligado com a dificuldade em se relacionar com o outro. Afinal, é muito mais fácil encontrar alguém que está baseado 100% nos seus gostos pessoais, do que conhecer alguém novo totalmente do zero e ter que lidar com diferenças, famílias com costumes e crenças divergentes, e toda aquela chatice – se é que podemos chamar assim – de inícios de relacionamentos.
Em momentos, como, por exemplo, dia dos namorados e a grande exposição da vida das pessoas nas redes, podemos nos sentir mais solitários se estamos rodeados de pessoas que, de alguma forma, possuem alguém com quem dividir esse dia e aproveitá-lo da maneira que se pede.
Se você é uma dessas pessoas, e se recusa a passar mais um ano solteiro nessa data onde, supostamente, o amor está no ar, nós também temos dicas de alguns aplicativos para você se divertir, ou, quem sabe, encontrar o grande amor da sua vida.
Aplicativos de relacionamentos mais usados hoje em dia
Tinder
O mais conhecido de todos, o Tinder é um aplicativo onde você pode conhecer novas pessoas, mas o único filtro usado pelo aplicativo são os de idade e quilometragem. Então, você pode conhecer pessoas completamente diferentes de você, o que não enxergamos como algo ruim, apenas uma nova experiência. Além disso, se o papo não bater, você pode desfazer o famoso “match” e seguir sua vida.
OkCupid
Diferentemente do Tinder, o OkCupid é mais preciso antes de mostrar alguém que você, supostamente, irá gostar e se interessar. Isso porque ao instalar o aplicativo, ele proporciona uma série de perguntas para você responder sobre você mesmo, além de uma outra série de perguntas onde você pode decidir o que quer que o seu parceiro ideal responda. Após isso, será mostrado em sua tela, as pessoas com maiores porcentagens e que são mais compatíveis com você.
Grindr
Já o Grindr é um aplicativo voltado, especificamente, para o público LGBTQIA+. O aplicativo usa a ferramenta de geolocalização para conectar os usuários, além de oferecer filtros como idade mínima e máxima, para que você encontre um potencial parceiro. Lá você pode encontrar dates mais casuais, e desenvolver relações que podem durar mais do que um único dia dos namorados.
Todos os aplicativos estão disponíveis para Android e iOS, e funcionam apenas para maiores de 18 anos. Então, nada de burlar os termos do aplicativo, ou você poderá ser banido permanentemente.
Dito isso, apesar das dicas de aplicativos, lembramos que a tecnologia está aí para te dar uma ajuda quando necessário, mas, não fique apenas no mundo virtual, e faça esses encontros – com segurança – acontecerem! Nada de primeiros encontros em locais fechados e vazios, ok? Marque sempre em locais públicos como shoppings, praças de alimentação, ou algum lugar bem movimentado da sua cidade.
Entretanto, se você não estiver muito a fim de um encontro, as máquinas também oferecem um outro tipo de conforto: dê play na sua série ou filme favorito, encha um balde com muita pipoca e aproveite o melhor das plataformas de streamings. Nós do Tudo Tecnologia garantimos que, de uma forma ou outra, sozinho você não vai ficar.
Continue acompanhando a gente! Até a próxima!