Cobranças recorrentes que você não sabia que tinha
Antes de mais nada, você já ouviu falar em “cobranças recorrentes”? Mesmo que não tenha ouvido falar, é bem provável que você tenha alguma. E nada pior do que pagar por algo que você não sabe exatamente pelo que está pagando, não é mesmo? Por isso, nós, do Tudo Tecnologia viemos mostrar para você como funciona e quais são algumas dessas cobranças. Ficou curioso? Então, vem conferir com a gente!
A modalidade de assinatura ou débito automático tem se tornado cada vez mais comum entre os mais diversos seguimentos pela facilidade, segurança e controle proporcionados. Mas, como será que isso funciona? É possível cancelar? Vamos descobrir juntos. Veja logo abaixo.
Vá direto ao ponto:
O que são cobranças recorrentes?
Em primeiro lugar, antes de saber se você possui esse tipo de cobranças, é importante saber o que elas são e como costumam funcionar.
Essa modalidade ocorre quando você contrata um serviço de assinatura, seja ela de produtos físicos ou de serviços. Como resultado, isso permite à empresa contratada realizar a cobrança por crédito, débito ou boleto de forma recorrente, seja sua assinatura diária, mensal ou anual.
Para entender melhor, imagine que você contratou um serviço para manutenção de algum aparelho que você usa diariamente em sua residência, e valor será parcelado. Resumidamente, fica “acordado” que, em todos os meses em determinado dia, a cobrança do uso desse serviço chegará para você.
Além disso, dentro dessa modalidade existem dois modelos: o modelo fixo ou regular, e o variável ou irregular.
Modelo fixo ou regular
Nessa modalidade a cobrança é feita de forma que o valor debitado do cliente seja o mesmo durante todo o ciclo contratual, sem mudanças. Entretanto, em caso de atrasos, normalmente haverá a cobrança de juros aplicados ao valor total.
Um exemplo é quando você faz a contratação de um plano de internet, ali, você tem um pacote fixo com x megas mensais, com um valor fixo ou regular a ser pago mensalmente.
Modelo variável ou irregular
Essa modalidade, por sua vez, conta com a alteração do valor, de acordo com o consumo do cliente a cada ciclo.
Para realizar esse tipo de cobrança, as empresas costumam fazer uso dos provedores de serviços de pagamento, o famoso PSP. Ele, então, se encarrega de fazer todo o controle e suporte dos pagamentos eletrônicos que devem ser feito. Dessa forma, o valor a ser quitado pode variar muito, de um mês para outro.
Um exemplo seria a contratação de créditos para o seu telefone, você contrata um pacote e paga de acordo com o que consumir.
Seguimentos que fazem uso da cobrança recorrente
Agora que você já sabe o que é a cobrança recorrente, pode surgir o questionamento: “será que eu tenho alguma cobrança recorrente?”. Bom, a resposta é que, muito provavelmente, você tem, sim! Porém, se ainda tem dúvidas, trouxemos alguns segmentos que fazem o uso da cobrança recorrente para exemplificar melhor. Veja:
- Aplicativos de música: Spotify, Deezer, Apple Music;
- Aplicativos de delivery: iFood, Rappi, Livup;
- Serviços de Streaming: Netflix, Amazon, Disney+, HBO Max, Apple TV, Discovery+, Star;
- Serviços de Beleza: Glambox, BeautyBox;
- Livros: Skoob, Intríseca, TAG Experiências Literárias;
- Serviços de telefonia e internet: operadoras como Claro, Vivo ou Americanet, por exemplo.
- Bebidas: Diário do Chá, Vinhos de Bicicleta, Barba Ruiva.
Muitos outros segmentos têm, cada vez mais, adotado essa modalidade de cobrança. Agora, logo após essa lista exemplificada, ficou mais difícil tentar fugir, né? Nós sabemos!
Como cancelar uma cobrança recorrente?
Por fim, após toda a leitura, você pode ter se questionado sobre como realizar algum cancelamento. Entretanto, como você pode ver, são diferentes empresas de vários segmentos, portanto, tudo depende da forma como você contratou e da recorrência que está acordada. Por isso, para receber a melhor orientação possível, é indicado, em primeiro lugar, tentar entrar em contato com a empresa em questão.
E aí, descobriu qual cobrança recorrente que faz parte da sua vida e do seu orçamento? Mesmo que você decida continuar com os serviços, nunca é demais saber o que está por vir na sua próxima fatura, não é mesmo? Nesse caso, a melhor surpresa é não ter surpresa alguma!