Como a tecnologia potencializa o compliance 

29 jul 2022

Que a tecnologia está em tudo o tempo todo, não é novidade para ninguém. Mas você já ouviu falar do conceito de “compliance”? Sabe como a tecnologia pode potencializar, principalmente, o crescimento de uma empresa no meio de tantas leis, regras e legislações? Bom, nesse artigo, nós do Tudo Tecnologia viemos falar um pouco mais sobre esse assunto. Ficou interessado e quer entender melhor? Então vem com a gente potencializar o seu conhecimento! 

Nós sabemos que a tecnologia pode ser uma das grandes aliadas, não só no lazer, mas também nos negócios. Entretanto, o que pode acontecer muitas vezes, é o não saber de como utilizar a tecnologia ao nosso favor, a favor do nosso crescimento profissional. Felizmente, na sua vida, isso começa a mudar hoje! Vem ler nosso artigo e saiba como é completamente possível! 

Vá direto ao ponto e nos acompanhe 

compliance
compliance

O que é compliance  

Primeiramente, vamos explicar o significado de “compliance” caso você ainda não esteja familiarizado com o assunto.  

Compliance é uma palavra que vem do verbo inglês to comply, que nada mais é do que está em conformidade com as leis, padrões éticos, regulamentos internos e externos. A sua principal função é minimizar os riscos e guiar o comportamento das empresas em relação ao mercado que atuam.  

De acordo com Marco Assi, compliance é um sistema de controle interno que permite esclarecer e proporcionar maior segurança para quem faz uso da contabilidade e suas demonstrações financeiras para análise econômico-financeira.  

Em outras palavras, para que fique mais claro, podemos definir o compliance como um padrão básico de negócios. Logo, são ações colocadas em prática com o objetivo de garantir relações éticas transparentes entre empresas, e, principalmente, o Poder Público.  

Ficou mais fácil de entender agora, né? Então vamos continuar a leitura! 

Os benefícios que o compliance pode trazer 

Ter um compliance bem definido pode trazer diversos benefícios à uma empresa, pensando nisso, listamos os principais para você não ter dúvidas do que estamos falando. Veja:  

  • Ganho de vantagem competitiva em relação à concorrência;  
  • Gera atração de investidores e investimentos; 
  • Antecipa a identificação de riscos e ajuda na prevenção de problemas;  
  • Maior ganho de credibilidade;  
  • Melhoria da eficiência e qualidade dos serviços e/ou produtos;  
  • Aumento da governança;  
  • Estabelece uma consolidação de uma cultura organizacional;  
  • Ajuda no desenvolvimento da sustentabilidade;  
  • Estabelece uma correção efetiva de não-conformidades. 

Viu como se trata de algo primordial no crescimento de uma empresa? Agora você deve estar se perguntando como a tecnologia pode estar envolvida em tudo isso. E esse assunto a gente te explica no próximo tópico! 

Como a tecnologia potencializa o compliance 

Agora, você já sabe o que é o compliance e quais são seus benefícios, vamos mostrar como a tecnologia pode ser um grande aliado na implementação desse conceito nas empresas.  

Nós sabemos que conduzir uma empresa ao seu ponto mais alto e de sucesso, não é um trabalho fácil, muito pelo contrário, se trata de um trabalho árduo e exige muito de seus idealizadores. Em meio às legislações, regras, é bem possível que algo possa se perder no meio do caminho, resultando em diversos danos reputacionais e financeiros. É exatamente nesse cenário que o compliance vem ganhando mais adeptos e gerando bons resultados e segurança

Segundo dados fornecidos pelo IBGE, cerca de 80% das empresas brasileiras possuem um time preparado justamente para lidar com o ramo, isso porque houve um aumento na sanção de leis mais rígidas para combater as fraudes no mercado, como, por exemplo, a Lei Anticorrupção.  

É nesse momento que ferramentas que trazem uma maior agilidade no trabalho, ganham espaço e geram uma maior agilidade, eficiência, e assertividade no que se diz à respeito a conformidade legal. 

Com um programa de compliance pautado na tecnologia, é possível otimizar tempo e economia de recursos financeiros. Isso porque é possível automatizar diversas tarefas que seriam feitas manualmente e de forma repetitiva. Assim, os gestores podem focar suas estratégias em outras funções que também servirão para o crescimento da empresa e do mercado.  

A tecnologia atuando nos programas de compliance também gera maior praticidade ao gerenciar campanhas que estejam de acordo com as políticas internas e legislações vigentes, além de proporcionar maior foco na interação com colaboradores e parceiros.  

A tecnologia também traz segurança 

Quando se trata de tecnologia, também podemos contar com uma maior segurança no sistema de dados para a gestão empresarial, por exemplo. Assim, juntamente com a centralização dos processos, é possível tomar decisões estratégicas mais assertivas, objetivas e com maior precisão nas informações internas. 

Quando o programa de compliance não é valorizado por uma determinada empresa, ela está à mercê de cometer riscos operacionais, além de, muito provavelmente, ser impedida de conquistar certos objetos no mercado. Pensando nisso, muitas auditorias valorizam empresas que possuem um programa de compliance robusto, que mostre com clareza a força dos processos que são implementados. 

Nesse sentido, também existem incentivos para que mais e mais empresas invistam nesse segmento, é o caso da Lei Anticorrupção que prevê uma redução de até 4% na multa de companhias que tiverem um programa de integridade adequado.  

Se usada de maneira correta, com o monitoramento adequado, a tecnologia se mostrará o maior aliado das empresas no programa de compliance, contribuindo para o crescimento da companhia, através de dados reais, e impulsionado mudanças para que conquistem o seu espaço no mercado.  

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos
Sair da versão mobile