Como escolher um mouse sem fio?

Como escolher um mouse sem fio?

Lucas Lucas 17 dez 2021

Praticidade é a palavra do século. Quem não gosta de poder fazer as coisas de um jeito mais fácil, ou até mesmo evitar complicações externas? O mouse comum, por exemplo, podem ser um incômodo para algumas pessoas, pela existência de fios que são, às vezes, enormes e se embaralham com outros. Para evitar essa dor de cabeça, o mouse sem fio pode ser a melhor opção.

Existem muitos modelos de mouses sem fio e com certeza existe um perfeito para o seu perfil. O uso do mouse certo vai ajudá-lo a ser mais eficiente no trabalho, se entreter mais facilmente, e evitar danos aos pulsos e dedos por seu uso prolongado. Confira agora, como escolher um mouse sem fio ideal para você.

Mouse sem fio
Mouse sem fio

Como escolher um mouse sem fio?

Na hora de decidir qual mouse sem fio comprar, existem alguns aspectos a serem considerados. Cada modelo possui características diferentes que podem não ser as corretas para o usuário. Para não passar por isso, nós do Tudo Tecnologia te mostramos no que ficar de olho na hora de escolher o mouse.

Tipo de conexão

Mouses sem fio podem vir com duas configurações de conexão no computador: via bluetooth ou via USB. Quando é por bluetooth, ele depende que o computador possua essa tecnologia. Os notebooks comumente vêm com essa possibilidade, ao contrário dos computadores fixos de mesa que não possuem. Porém, é possível contornar essa desvantagem comprando um adaptador bluetooth.

Já no USB, também não há a necessidade de cabo, o que existe é um adaptador que será conectado na porta USB do computador e fará a conexão com o mouse, possibilitando assim, usá-lo à distância.

Receba Novidades

Mouse óptico ou a laser

Os mouses ópticos são os mais comuns, mesmo dentre os sem fio. Os aparelhos a laser são mais precisos e podem ser utilizados em quase todas as superfícies ao contrário do óptico que está limitado a um mousepad de qualidade para ter um bom desempenho. Eles usam luzes LED para poder funcionar em superfícies mais lisas, como o mousepad ou até um tecido.

Enquanto os mouses a laser podem ser usados em diversas superfícies e são muito mais responsivos e precisos, entretanto possuem um preço mais caro.

Tamanho

Versões portáteis são menores e mais compactas. Servindo melhor quem tem a necessidade de estar sempre em movimento, como ir ao trabalho ou faculdade e precisa carregar seus equipamentos.

Funções Extras

Vários dos modelos sem fio contam com botões extras que executam funções específicas. Eles podem ser bem úteis para quem pretende usá-los para o trabalho. Mouses com essas características geralmente contam com um aplicativo especial para configurá-los da maneira que preferir.

Valor de DPI

DPI (“Dots per inch”, ou pontos por polegadas em português) é, em suma, a velocidade do ponteiro na tela do computador. Isso é importante para quem deseja comprar um mouse sem fio para jogar, isso porque quanto maior o DPI, mais sensível ao toque o mouse é. Geralmente um mouse tem de 800 e 3.000, podendo chegar até 16.400.

Melhores modelos de mouse sem fio

Seja qual for o motivo que você tenha para comprar um mouse sem fio, existe um que vai suprir essa necesisdde. Confira abaixo a lista com os melhores:

Mouse Logitech G603 LightspeedMouse Logitech G603 Lightspeed
Mouse Logitech G603 Lightspeed

Mouse Logitech G603 Lightspeed

Segundo a própria Logitech, este modelo é ainda mais responsivo que os mouses com fio, tudo graças a tecnologia Lightspeed.

O periférico se mostra uma ótima escolha para gamers que buscam o conforto de um mouse sem fio, com várias opções de DPI, indo de 200 a 12.000. Isso garante personalização e precisão na hora de jogar.

Ele possui 6 botões no total, que podem ser usados em combinação para criar atalhos e 5 tipos de ajustes de sensibilidade. Além disso, vem com um sistema de gerenciamento de energia, para que o usuário possa aproveitar ao máximo a duração da pilha antes de recarregá-la.

O diferencial deste modelo é que ele funciona tanto via bluetooth quanto USB.

Mouse Logitech MX Vertical
Mouse Logitech MX Vertical

Mouse Logitech MX Vertical

Esse é o modelo ideal para quem passa muito tempo no computador e precisa de um mouse mais confortável. O Logitech MX Vertical é um mouse ergonômico, o que significa que sua anatomia de concha possui um melhor encaixe na mão do usuário.

O periférico foi todo projetado para o conforto da mão. Seu design exclusivo possui inclinação vertical de 57 graus, reduz a pressão em seu pulso e causa melhora de até 10% de sua postura em frente ao computador, além de poupar seus movimentos em até 4 vezes graças à alta precisão dos seus sensores.

Além de vir acompanhado de um sistema de carregamento rápido, que permite carregar 3 horas de uso em 1 minuto. O MX Vertical ainda possui entre 400 e 4000 DPI e funciona via USB.

Mouse Logitech MX Master
Mouse Logitech MX Master

Mouse Logitech MX Master

O MX Master é um mouse voltado para designers, que normalmente passam muito tempo trabalhando em frente ao computador. Por isso, a Logitech pensou em um modelo que focasse primeiro no conforto, além das funções ampliadas.

Esse modelo funciona com adaptador USB e possui entre 400 e 4000 DPI, à escolha do usuário., sendo possível rolar mais de mil linhas em 1 segundo e clicar de maneira silenciosa. Por ter a tecnologia Flow, ele pode ser usado em três monitores simultaneamente, podendo até mesmo copiar e transferir arquivos entre eles.

Seus sensores são mais rápidos e precisos que os de mouses comuns, ou seja, não será preciso se preocupar em usá-lo sobre superfícies como o vidro, pois vai funcionar perfeitamente.

Dependendo do uso, sua bateria pode durar até 70 dias! E quando acaba ele também pode ser rapidamente carregado, 3 horas de uso carrega 1 minuto.

Magic Mouse 2 Apple
Magic Mouse 2 Apple

Magic Mouse 2 Apple

Para quem usa Mac, a nova versão do periférico da Apple essa é a opção certa! Seu modelo é bluetooth, com 1300 DPI.

Ele é compacto, leve e conta com inúmeros comandos touch personalizáveis, inclusive o próprio scroll, proporcionando uma rolagem de tela customizada. Seu desempenho é superior a versão 1, que usava de pilhas, diferente desse que utiliza um cabo Lightning, o padrão Apple para cabos.

Mouse Logitech G502 Lightspeed
Mouse Logitech G502 Lightspeed

Mouse Logitech G502 Lightspeed

O G502 Lightspeed é o mouse perfeito para os gamers. Ele possui várias possibilidades de personalização, que vai desde o peso até os botões. Ele é equipado com sensor Hero 16k de última geração, 11 opções de botões programáveis e um scroll super veloz.

A bateria promete durar até 60 horas, mas se por ventura ela acabar durante uma partida ranqueada, você pode carregá-lo enquanto o usa. Além disso, ele também conta com carregamento sem fio com o Mouse Powerplay, para ainda mais conforto e praticidade.

Esse modelo possui entre 100 e impressionantes 16.000 de DPI, para ainda mais agilidade e vem com um adaptador USB para uso.

Outros rankings

Comprar itens eletrônicos nunca é uma tarefa fácil pela grande quantidade de marcas disponíveis no mercado. Embora seja complicado, existem diversas formas de garantir que a sua compra seja a certa para o seu perfil. Confira outros rankings que fizemos para te ajudar a escolher os melhores eletrónicos para suas necessidades:

E, se for comprar online, você precisa ter cuidado e garantir que nada de errado exista com o site que for usar, afinal ninguém quer cair em um golpe, não é mesmo? Pensando nisso, você precisa ler o nosso artigo sobre como descobrir se o site é seguro para compras.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos