Como Formatar o seu Computador?

Como Formatar o seu Computador?

Lucas Lucas 04 nov 2021

O seu computador está tão lento que ao invés de enviar um e-mail talvez seja melhor mandar uma carta? Com a quantidade de tempo que temos passado no PC durante a pandemia, é normal que ele fique mais lento devido a quantidade de arquivos e possíveis vírus. Então está na hora de fazer uma formatação no seu disponível. Se não sabe como formatar o seu computador, o Tudo Tecnologia vai te ajudar.

Confira mais detalhes sobre:

Benefícios de formatar o computador 

Formatar um computador “reinicia” o sistema operacional de seu aparelho, além de apagar diversos arquivos que podem (ou não) estar deixando-o mais lento. Se escolher formatar, o seu PC irá ficar mais rápido e responsivo, tornando a navegação mais suave.  

Também ajuda a liberar mais espaço no seu disco rígido. Desinstalar um programa não é garantia de liberar espaço. Por vezes os programas deixam arquivos esquecidos na memória do PC, e para apagá-los é necessário procurar manualmente ou usar programas secundários. A formatação também apaga esses arquivos. 

Entretanto, a formatação é o último passo na tentativa de corrigir problemas no seu dispositivo, havendo meios menos drásticos, caso você queira manter seus programas e configurações.

Eu posso formatar o computador sozinho? 

Claro! Qualquer pessoa pode formatar o computador sozinho, desde que siga os passos corretamente e preste muita atenção. Caso não se sinta seguro, o recomendado é procurar um técnico experiente que possa fazer por você. 

Com o tempo, a formatação ficou bem mais simples e não são mais necessários vários CDs ou pendrives. O próprio sistema operacional se reinstala sem precisar baixá-lo de novo.

Como eu posso formatar o meu computador? 

Formatar seu computador é mais simples do que parece. Vamos te mostrar um passo a passo do que fazer.

No Windows 

Para formatar o seu computador no Windows 10, você deve: 

1 – Clicar na barra de pesquisa na barra de tarefas e digitar “Restaurar PC”; 

2 – Procure a opção “Começar Agora” e clique; 

3 – Duas opções vão aparecer. Você pode escolher por manter seus arquivos pessoais sem perder nada além de programas ou apagar tudo completamente, deixando seu Windows como veio de fábrica; 

4 – Se optar por manter os arquivos, uma lista com os programas que serão desinstalados vai aparecer e você pode conferir. Depois, clique em “Avançar”; 

5 – Clique em “Restaurar” e basta aguardar o processo finalizar. Não desligue o seu computador enquanto o processo está sendo feito. Ele irá reiniciar automaticamente quando finalizar.

No macOS 

No MacBook há um pouco mais de burocracia para formatar seu computador, mas não se preocupe. 

Precauções: Faça um backup dos arquivos ou programas que desejar manter. Você pode usar um pendrive ou HD externo pessoal. Também é importante finalizar sua sessão no iCloud depois do backup. 

1 – Desligue o computador. É importante identificar o processador de seu macbook; 

1.1 – No caso de ser um Apple Silicon, ligue o computador, pressione e segure o botão de “liga/desliga” até que a janela de opções de inicialização apareça. Clique em “Opções” e depois em “Continuar”; 

1.2 – Caso seja um processador Intel, o computador deve estar conectado no Wi-Fi. Depois ligue o computador e pressione as opções de atalhos abaixo para decidir o tipo de formatação:

Instalar o macOS de fábrica: ⌘ Command + ⇧ Shift + ⌥ Option + R 
Instalar a última atualização do macOS: ⌘ Command + ⌥ Option + R 
Instalar o macOS atual: ⌘ Command + R 
 

2 – Quando escolher uma opção, aparecerá a janela “Recuperação”. Na janela de Recuperação, vá na opção “Utilitário de Disco” e então “Continuar”; 

3 – Agora escolha a unidade onde o seu sistema operacional está instalado e clique em “Apagar”; 

4 – Escolha um nome para a unidade e clique em “Apagar”. O formato deve ser “APFS”; 

5 – Quando a limpeza terminar, feche a janela e clique em “Reinstalar macOS” (a versão que aparecer aqui pode ser diferente), então clique em “Continuar”. 

E é isso, o macOS vai te guiar pelo restante dos passos, sem quaisquer dificuldades.

Por que eu devo formatar o meu computador?

Por que eu devo formatar o meu computador

Saiba os motivos para você formatar o seu computador

É recomendado formatar o computador pelo menos uma vez por ano. O sistema operacional pode ficar mais lento quanto mais você adia esse procedimento. Uma formatação por ano garante que o software funcione melhor e, por tabela, seus programas ou jogos.  

Se há muito fluxo de arquivos (via download ou transferências) seu computador pode correr o risco de pegar algum malware, que são arquivos maliciosos que podem ter infectado seu PC. A formatação também se livra de tais malwares. Mesmo computadores mais potentes e com antivírus precisam de formatação de vez em quando.

Planos de internet para o seu PC

Fique por dentro dos melhores e mais baratos planos de internet para o seu celular, residência ou empresa. Conheça os pacotes que o Melhores Ofertas oferece:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos