Como Funciona a Tecnologia 3D?

Como Funciona a Tecnologia 3D?

Maria Julia Maria Julia 26 nov 2021

Diretamente do cinema para a sala de casa: a tecnologia tridimensional dá ao usuário a experiência de estar dentro do filme exibido. Isso porque, com efeito produzido no cérebro ao experimentar essa inovação, parece que os personagens e elementos visuais estão saindo da tela. Mas, como funciona a tecnologia 3D?

Então, se você ficou curioso para saber mais detalhes sobre esse tema, o Tudo Tecnologia separou alguns tópicos para você se inteirar do assunto, e, se tiver interessado, comprar um aparelho que possua a tecnologia 3D.

Confira sobre o assunto por tópicos:

O que é a tecnologia 3D?

Em primeiro lugar, a tecnologia 3D significa a apresentação de três dimensões: profundidade, largura e altura. Em outras palavras, é uma combinação de duas imagens em camadas sobrepostas que dão a sensação de movimento e profundidade, em um óculos específico tridimensional.

Além disso, com o avanço da tecnologia, existem outros tipos que utilizam essa tecnologia e que dão a mesma experiência, como a impressão 3D, a realidade aumentada, a realidade virtual e as animações realistas.

Garota com óculos 3D
A tecnologia 3D para filmes

Como funciona a tecnologia 3D?

A tecnologia 3D é um efeito que o cérebro produz, ao distorcer a visão, chamado de estereoscopia. Isso se dá pela mescla em uma única imagem, de duas imagens iguais, mas com uma leve diferença de posicionamento, sendo captada cada uma por um olho. Como exemplo, o som estéreo, sendo transmitido por canais diferentes mas o mesmo som é captado por cada ouvido.

Receba Novidades

Benefícios e funcionalidades da tecnologia 3D

Os benefícios da tecnologia 3D para além do audiovisual são inúmeros. Isso porque, essa inovação foi abraçada em outras áreas do mercado, como a saúde e os games. Além do usuário ter uma experiência de cinema no conforto de casa, poderá entrar em contato com essa tecnologia ao jogar em uma realidade aumentada ou a necessidade de utilizar uma prótese, por exemplo.

Por isso, com os avanços da tecnologia, utilizar da ferramenta 3D é muito vantajoso quando falamos de melhorar a qualidade de vida e até mesmo no lazer. Essa inovação permite facilitar a vida de quem a utiliza e, principalmente, poder proporcionar uma pequena vivência do que a tecnologia é capaz e do quanto pode oferecer.

Aparelhos que possuem a tecnologia 3D

Por outro lado, ter uma TV smarts que tenha essa tecnologia ainda não é garantia de um programa compatível, pois, ainda não há modelos de TV 3D disponíveis no mercado. Para isso, é necessário possuir um aparelho tocador de Blu-Ray que possa reproduzir discos Blu-Ray 3D.

Por isso, é importante conferir se o modelo desejado acompanha óculos 3D ou pesquisar TVs que já venham com o acessório incluso no combo, como por exemplo, a linha LG Cinema 3D, que vem com 4 óculos inclusos e não tem a necessidade de baterias para funcionar.

Planos de TV por assinatura

Desse modo, para que você desfrute dessa tecnologia 3D no conforto de sua casa, confira os melhores e mais baratos pacotes de TV por assinatura:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos