Como Mudar o Nome de um Dispositivo Bluetooth?
Depende do que você está conectando. Qual é a inteligência / facilidade de uso do seu computador ou sistema operacional de aparelho móvel conectado ao BT? Saiba como mudar o nome de um dispositivo bluetooth.
Na verdade, existe apenas um conjunto de informações transmitidas por um dispositivo bluetooth para identificá-lo: o “pacote SDP”, que inclui um identificador universalmente exclusivo (UUID) e uma lista de serviços disponíveis.
O UUID é uma sequência hexadecimal que identifica exclusivamente o fornecedor e serializa o dispositivo.
Os serviços são parecidos com “Fones de ouvido”, “Alto-falante portátil”, “Teclado”, “Mouse”, etc, mas o que é realmente transmitido é um código inteiro, e não seu nome.
A Apple e a maioria dos fornecedores de sistemas operacionais de computadores usam uma tabela de pesquisa para renomear o que você vê com base no UUID depois de emparelhar o dispositivo. Tudo tratado em segundo plano.
Veja mais sobre:
- Bluetooth conectado a um dispositivo Apple;
- Como mudar o nome de um dispositivo bluetooth?;
- Renomeando bluetooth no Windows 10;
- A ferramenta.
Bluetooth conectado a um dispositivo Apple
Portanto, se você conectar inicialmente um dispositivo Bluetooth em um Mac, verá o UUID hexadecimal no painel Preferências do Bluetooth. Por exemplo, abra o painel, ligue o dispositivo e comece a emparelhá-lo. A Apple mostra apenas a última parte do UUID, única.
Depois que você clicar nesse dispositivo no painel de preferências Bluetooth, ele o renomeia imediatamente para você: <nome da conta de usuário> <nome do tipo de dispositivo>; portanto, se eu conectar um novo Magic Mouse, ele saberá que é um mouse do serviço de dados para preencher com “Jeff’s Mouse” como o nome.
Você pode editar o nome depois disso. Mas isso é do lado do computador. O dispositivo Bluetooth ainda está apenas enviando os dados GAP de UUID e IDs de serviço. A capacidade de edição depende do que é permitido pelo dispositivo conectado ao dispositivo BT.
Os acessórios Bluetooth vêm com um nome padrão que aparece nas configurações de Bluetooth do seu iPhone, iPad, iPod touch e Mac. Aprenda a dar a cada dispositivo um nome que você reconhecerá.
Como mudar o nome de um dispositivo bluetooth?
- Verifique se o acessório Bluetooth está ligado e conectado sem fio;
- Abra o aplicativo Configurações e toque em Bluetooth;
- Toque no botão Informações ao lado do acessório Bluetooth que deseja renomear e toque em Nome;
- Digite um novo nome, toque em Concluído no teclado e toque em o botão Voltar.
- O nome personalizado que você fornece ao seu acessório agora aparece nas configurações de Bluetooth no seu iPhone, iPad e iPod touch;
- Escolha Preferências do Sistema no menu Apple () e clique em Bluetooth;
- Clique com a tecla Control pressionada no acessório e clique em Renomear no menu de atalho. Se você não vir Renomear, verifique se o acessório Bluetooth está ligado, clique em Conectar e tente novamente;
- Digite um novo nome para o acessório e clique no botão Renomear.
O nome personalizado que você fornece ao seu acessório agora aparece no menu Bluetooth do seu Mac e na seção Bluetooth das Preferências do sistema.
Receba Novidades
Renomeando bluetooth no Windows 10
Quando você emparelha e conecta um dispositivo Bluetooth no Windows 10, ele recebe um nome especificado pelo fabricante do dispositivo. Isso vale para dispositivos simples, como fones de ouvido, e também para dispositivos mais sofisticados, como smartphones. O nome está lá simplesmente para que os usuários possam identificar facilmente o dispositivo. O Windows 10 não usa o nome do dispositivo para se comunicar com ele. Em vez disso, ele usa o endereço MAC que os usuários não podem alterar. Se você não estiver satisfeito com o nome de um dispositivo ou se tiver vários dispositivos com nomes semelhantes, poderá renomear os dispositivos Bluetooth para o que quiser, é só seguir esses passos:
- Ligue o Bluetooth no seu PC com Windows 10 e conecte o dispositivo Bluetooth que deseja renomear;
- Abra o Painel de Controle e vá para Hardware e Sons \ Dispositivos e Impressoras. Selecione o dispositivo Bluetooth que deseja renomear, clique com o botão direito do mouse e selecione Propriedades no menu de contexto;
- Na janela Propriedades, vá para a guia Bluetooth. Você verá o nome padrão do dispositivo ao lado do ícone. Este nome pode ser editado;
- Clique dentro do campo de nome e renomeie o dispositivo para o que quiser;
- Clique em Aplicar e feche a janela;
- Em seguida, desligue o dispositivo que você acabou de renomear. Não simplifique isso desconectando o dispositivo e reconectando-o. É importante que o dispositivo esteja desligado e depois ligado novamente para que a alteração seja aplicada e lembrada após uma reinicialização;
- Depois de desligar e ligar o dispositivo, volte ao Painel de Controle e, em Hardware e Sons \ Dispositivos e Impressoras, você verá que o nome do dispositivo foi atualizado.
Normalmente, o nome do dispositivo não deve mudar depois disso, não importa o que aconteça, ainda pode haver algumas exceções. Se o driver do seu dispositivo tiver sido atualizado, há uma pequena possibilidade de que o nome do dele seja redefinido para o padrão.
Se você desemparelhar um dispositivo e emparelhá-lo novamente, ele será emparelhado com o nome padrão e você precisará renomear novamente. Desconectar e reconectar não mudará o nome. Se o nome do dispositivo não mudar depois que você o desligar e ligar novamente, tente desligar o Bluetooth e o dispositivo e ligá-lo novamente. Se a alteração não se aplicar, tente também reiniciar o sistema.
Alterar o nome de um dispositivo Bluetooth é algo que se aplica apenas ao seu sistema. Se você emparelhar e conectar o mesmo dispositivo Bluetooth a outro PC com Windows 10 ou a um smartphone, ele se conectará ao seu nome padrão e especificado pelo fabricante.
A tecnologia e essa ferramenta – Como mudar o nome de um dispositivo bluetooth?
O nome dessa tecnologia, vem de um rei dinamarquês. Harold “Blåtand” Gormsson, rei da Dinamarca no século 10, amava tanto os mirtilos que seus dentes eram perpetuamente azuis. “Bluetooth” é simplesmente uma versão anglicizada de seu apelido.
O alcance dos dispositivos Bluetooth são muito maiores do que costumavam ser. Onde o limite superior de seu alcance costumava ser de 10 pés ou mais, os dispositivos Bluetooth mais recentes podem se comunicar até 100 pés.
Existem cinco versões diferentes do dispositivo Bluetooth. A primeira versão foi denominada 1.1, seguida por 1.2, 2.0 mais EDR, 3.0 mais HB e versão 4. A versão mais recente permite que um único dispositivo atue como “mestre” e se comunique com até sete “fontes” ao mesmo tempo, ou seja, agora você pode se conectar com vários dispositivos de uma só vez.
Em 2008, apenas 5% dos dispositivos móveis eram compatíveis com Bluetooth. Compare isso hoje, quando aproximadamente 95% dos dispositivos móveis o suportam.
Agora que você já sabe como renomear seu Bluetooth, que tal checar os planos de celular no Melhores Ofertas? Não perca!