É possível evitar os impactos da tecnologia no meio ambiente?
A tecnologia, em seu constante avanço, nos proporcionou cada vez mais conforto, segurança e progresso nos mais diversos meios. Os recursos tecnológicos, cada vez mais evoluídos, fazem com que praticamente tudo o que precisamos seja facilitado. Porém, algo que sempre gerou preocupação é o fato da tecnologia, muitas vezes, estar atrelada a impactos ambientais.
Pensando nisso, nós, do TudoTecnologia preparamos esse texto para refletirmos com você sobre a seguinte pergunta: é possível evitar os impactos da tecnologia no meio ambiente? Afinal, é fato que, atualmente, diversas formas de tecnologia são indispensáveis para o funcionamento da nossa sociedade. Entretanto, não podemos deixar de nos preocupar com o assunto.
Navegue pelos tópicos clicando nos itens a seguir:
Principais impactos da tecnologia no meio ambiente
Antes de mais nada, vamos entender melhor quais são os principais impactos causados pela tecnologia e seus avanços no meio ambiente.
Emissão de carbono e outros gases poluentes
De forma resumida, podemos dizer que todas as tecnologias que utilizam Internet geram a emissão de gases poluentes. Isso ocorre porque as conexões com a web exigem diversas estruturas físicas e em operação constante para funcionar corretamente. Estima-se que, atualmente, a internet seja responsável por 4% de toda a emissão de carbono. E esse valor tende a aumentar. Além do carbono, um dos principais vilões, em especial quando pensamos no efeito estufa, diversos outros gases são gerados. O funcionamento das estruturas responsáveis por manter a internet ativa é um poluente direto.
O plástico utilizado nos dispositivos
O plástico é um dos principais vilões ecológicos. Com um dos maiores tempos de decomposição na natureza, cerca de 450 anos, é um dos materiais mais poluentes. Dessa forma, a relação do material com a tecnologia reflete na sua alta presença na composição de diversos dispositivos. Entre computadores, celulares, relógios, fones de ouvido, e diversos outros equipamentos, a maioria utiliza o plástico em sua composição. Ademais, diversos desses dispositivos apresentam uma curta vida útil, sendo substituídos em poucos anos e acabando descartados. Sendo assim, a alta produção de equipamentos eletrônicos para suprir a necessidade do mercado gera um altíssimo número de plástico, que polui o meio ambiente.
Descarte indevido de compostos tecnológicos
De certa forma, esse tópico está atrelado ao anterior. Afinal, a maior parte do plástico que se torna um problema é, justamente, aquele que é descartado incorretamente. Porém, outros materiais como chumbo e mercúrio, também estão frequentemente presentes em dispositivos de tecnologia. O descarte indevido de dispositivos eletrônicos gera um problema gigante ao meio ambiente. Afinal, os componentes presentes nos aparelhos podem ser tóxicos e gerar contaminação no solo e na água. Os metais pesados são os principais representantes desse tópico.
Alto uso de energia elétrica
Por fim, citaremos um fator responsável por diversos outros problemas: o alto uso de energia elétrica. Afinal, todos os dispositivos eletrônicos demandam energia para seu funcionamento. A produção de energia elétrica pode ter diversos impactos ambientais, principalmente quando as fontes utilizadas são não renováveis. Porém, até mesmo em fontes renováveis encontramos alguns problemas. É o caso do Brasil, que tem a maior parte da sua energia proveniente de usinas hidrelétricas. O alto uso de eletricidade gera uma demanda gigantesca e que, consequentemente, causa um altíssimo consumo de água nos sistemas de geração energética do país. Além dos dispositivos que mantemos na tomada durante boa parte do dia, incluindo os celulares, o sistema que mantém tecnologias ativas demanda um alto uso energético.
Como diminuir os impactos
Agora que você conhece alguns dos principais problemas gerados pela tecnologia no meio ambiente, vamos debater a questão principal da postagem. Adiantamos que sim, é possível diminuir os impactos gerados no meio ambiente. Vejamos então algumas formas de como isso pode ser feito.
Descarte corretamente o seu lixo eletrônico
O primeiro ponto que citaremos é um dos mais importantes. De forma geral, devemos sempre nos preocupar com o descarte correto do lixo. Praticamente todas as cidades do Brasil contam com algum programa de reciclagem, e o ideal seria que todas as pessoas separassem ao menos o lixo reciclável dos demais. Contudo, ressaltamos a importância de fazer o descarte correto do lixo eletrônico, afinal, ele é um dos que mais causa problemas.
O grande problema é que o número de campanhas e programas voltados à conscientização sobre o descarte desse tipo de lixo ainda é muito pequeno. Porém, em diversos locais é possível, sim, encontrar os chamados “ecopontos”, locais destinados ao descarte de lixo da maneira mais correta, incluindo o eletrônico. Muitas cidades ainda contam com o auxílio de ONGs e empresas particulares, que fazem a coleta e descartam corretamente esses dejetos. Procure se informar sobre esse tipo de campanha em sua cidade.
Utilize a energia elétrica da melhor maneira
Outro ponto que pode auxiliar o meio ambiente de diversas formas é o uso correto da energia elétrica. Economizar energia, da melhor maneira possível, gera diversos resultados positivos, inclusive, na economia financeira. Afinal, quanto mais energia você conseguir economizar, menor serão os seus gastos ao final do mês. Mas, como você acabou de ver conosco, diminuir o uso de eletricidade também irá beneficiar o meio ambiente de diversas formas. Procure desligar aparelhos, retirando-os da tomada quando não estão sendo utilizados. Durante o dia, abra cortinas e janelas, mantendo as lâmpadas apagadas sempre que possível. Banhos longos em chuveiros elétricos também podem ser evitados.
Uma opção um pouco mais distante da realidade de muitos, porém possível, é o investimento em fontes renováveis mais sustentáveis, como a energia solar, por exemplo. A maioria das fontes renováveis apresenta diversas vantagens com relação à hidrelétrica. Essas vantagens são tanto ecológicas quanto econômicas, e os investimentos podem te gerar um retorno positivo em alguns anos.
Cancele inscrições automáticas desnecessárias
Aqui citaremos uma atitude que você pode enxergar como pequena, mas que pode fazer diferença em grande escala. Como citamos, o uso constante da internet gera diversos gastos e emissões de gases poluentes. Portanto, procure retirar o seu e-mail, telefone, e outras formas de contato dos serviços automáticos de mensagem. As chamadas “newsletters” são enviadas automaticamente, com notícias e notificações de ofertas, por exemplo. Procure uma maneira de desativar as que podem estar ativas em seus contatos. Nos e-mails, por exemplo, você pode procurar pela opção “cancelar inscrição”, que deve estar presente ao final das mensagens. Dependendo de seu provedor, você também encontra a opção de cancelar as inscrições nas suas configurações.
Incentive programas de conscientização e cobrança
Enfim, citamos a importância de incentivar aqueles que buscam as melhorias e as reduções de impactos no meio ambiente. Algumas ONGs e empresas trabalham constantemente tentando levar a mensagem de conscientização e cobrando empresas que geram grandes impactos ambientais. É importante que você demonstre seu apoio, mesmo que seja apenas compartilhando as mensagens, levando a conscientização e aumentando as cobranças.
É fato que atualmente as tecnologias são indispensáveis para nós em diversos aspectos. Porém, se não nos preocuparmos com o meio ambiente, os danos irreversíveis podem gerar problemas que farão com que os avanços tecnológicos sejam irrelevantes. Afinal, grandes impactos ambientais podem afetar diretamente diversas formas de vida, incluindo a nossa.
Devemos nos manter conscientes e fazer o possível para diminuir os impactos no meio ambiente, incluindo os causados pela tecnologia. Você pode começar compartilhando esse texto, para ajudar com a conscientização.