Hábitos que estragam o seu notebook
Ter um computador atualmente, tornou-se quase que indispensável. Utilizado para trabalho, estudo e os mais diversos tipos de pesquisas e entretenimento, é difícil encontrar alguém que não possua um PC em casa. A pandemia foi um fator determinante que aumentou o número de pessoas que precisou de um computador, com a maioria das atividades sendo transferidas para o ambiente virtual. Os notebooks estão entre as opções preferidas de muitas pessoas. Por serem portáteis, oferecem alta mobilidade e é possível levá-lo para, praticamente, todos os lugares. Além disso, requer menos espaço e não necessita de outros periféricos para sua montagem e uso.
Porém, um notebook é mais frágil que um PC de mesa. Além disso, é comum verificarmos um mau uso dos computadores portáteis em diversas atitudes, e isso diminui a vida útil dos dispositivos. Pensando nisso, trouxemos para você alguns dos principais hábitos que podem estragar o seu notebook. Confira a lista de atitudes que você talvez tenha e que oferecem riscos ao seu PC e comece hoje mesmo a cortar esses hábitos.
Confira:
- Uso em locais inapropriados;
- Transporte indevido do notebook;
- Mau uso da bateria;
- A falta de limpeza do computador;
- Navegação indevida na internet.
Uso em locais inapropriados
Possivelmente, esse é um dos erros mais comuns dentre os cometidos por quem possui um notebook. A mobilidade oferecida pelo computador portátil pode ser muito convidativa a usarmos o PC em locais que normalmente não seria possível, mas tome cuidado. É de extrema importância que você se atente à superfície em que irá manter o seu notebook durante o uso. Usá-lo na cama é um dos exemplos mais comuns, pela praticidade e conforto presentes na opção, porém, é uma das principais contraindicações. Deixar o seu computador sobre o colo, edredom, coberta, travesseiro ou qualquer outra superfície quente pode ser extremamente prejudicial ao produto. Isso porque, essas superfícies não só obstruem a saída de ar do PC, como detém boa parte do calor que deveria circular. O calor retido no notebook por muito tempo causa um superaquecimento, um dos principais inimigos de um computador. As altas temperaturas podem danificar diversos componentes do hardware, como o processador, a memória, o cooler, a placa mãe e, até mesmo, a bateria. Se você deseja, ou precisa, utilizar o computador na sua cama, existem suportes para tal. Pequenas mesas especiais para apoiar o notebook, que impedem o superaquecimento, estão disponíveis no mercado.
Além disso, fique atento ao utilizar o seu notebook ao ar livre. Você deve tomar cuidado com a exposição ao sol, que também causará problemas de aquecimento, assim como se atentar, também, a uma possível exposição à umidade, em ambientes de praia ou piscina.
Transporte indevido do notebook
Uma das principais vantagens de um notebook, a mobilidade, também pode ser uma das maiores vilãs no mau uso do dispositivo. Primeiramente, tente ao máximo seguir essa dica: nunca transporte o seu notebook enquanto ele estiver ligado. Mover o seu computador com ele em funcionamento traz sérios riscos ao HD do dispositivo. O disco rígido é um componente delicado, e a movimentação brusca do PC, com ele em funcionamento, irá prejudicá-lo. Podem ocorrer erros nos arquivos armazenados no HD e falhas no sistema operacional, que está armazenado no componente. Portanto, tenha o máximo de cuidado caso precise mover o notebook durante o seu uso e, se possível, desligue-o para realizar a locomoção.
Ademais, fique atento ao transporte do notebook mesmo quando desligado. É recomendado que você possua uma mochila ou bolsa própria para transportar computadores portáteis, a fim de evitar danos ao dispositivo. E fique atento com o posicionamento da bolsa, evitando sempre que haja peso sobre ela, o que pode danificar a tela do seu computador.
Mau uso da bateria
A bateria é um dos componentes mais importantes de um notebook. Apesar de ser possível utilizar o notebook sem a bateria direto na tomada, você dificilmente vai optar por essa opção como a principal forma de uso. Além disso, não é a maneira mais recomendada. Nessa dica, a principal recomendação é: não deixe a bateria do notebook se esgotar completamente. Utilizar o computador até que os marcadores de porcentagem indiquem “0%” e o aparelho desligue pode ser prejudicial à bateria, diminuindo sua vida útil. Não há um consenso que diz quando você deve colocar o notebook para carregar, porém, especialistas recomendam iniciar o processo quando o indicador de bateria estiver próximo dos “20%”. Também é válido ressaltar que não há a necessidade de a carga atingir “100%” para interromper o carregamento, e mantê-la em níveis medianos é recomendado, pois, evita o superaquecimento.
No mais, fique atento à possíveis anormalidades. Se sua bateria apresentar superaquecimentos frequentes ou estiver inchada, pode ser a hora de trocá-la. Procure uma assistência técnica e opte sempre por adquirir uma bateria original, da mesma marca do seu computador, para evitar dores de cabeça.
A falta de limpeza do computador
Essa é uma dica válida tanto para notebooks quanto computadores de mesa. É de extrema importância que você regularmente realize uma limpeza, externa e interna no seu dispositivo. O acúmulo de resíduos, como poeira, migalhas e pelos de animais de estimação, podem danificar componentes do seu PC, tal como prejudicar o seu uso. Não é raro, em assistências técnicas, a apresentação de um computador que demonstrava uma navegação extremamente lenta, travando para realizar as principais atividades. Ao abrir esse computador, muitas vezes os técnicos encontram uma quantidade absurda de poeira, acumulada nos componentes da máquina. Além de contribuir para fatores como o superaquecimento, a sujeira acumulada nas peças faz com que elas não funcionem da maneira correta.
Porém, tome cuidado, principalmente com notebooks, que apresentam componentes mais delicados. Não é necessário abrir e limpar o PC diariamente, isso é, na verdade, contraindicado. O ideal é limpar a parte externa, tela, teclado e saídas de ar todos os dias, de maneira superficial para evitar acúmulo de resíduos. A abertura, juntamente com a limpeza da parte interna, deve ser feita periodicamente, a recomendação é que se realize cerca de uma vez por mês. Oriente-se sempre pelo manual do seu computador. Você também pode procurar por tutoriais específicos de limpeza para o seu modelo de notebook, de modo a evitar riscos com o manuseio indevido.
Navegação indevida na internet
A última dica que daremos para prolongar a vida útil do seu notebook é a mais ampla, e diz respeito à navegação online. Primeiramente, é sempre importante estar protegido ao utilizar a internet. Há um grande número de malwares criados com a intenção de prejudicar os usuários de diversas formas. Seja com roubo de informações ou apenas causando danos aos dispositivos utilizados para navegação. Se o seu notebook utilizar o sistema operacional Windows, deixe sempre ligado o Windows Defender, recurso integrado do sistema, destinado a protegê-lo. Mas, se você quer estar de fato protegido, é importante possuir um bom antivírus instalado em sua máquina. Além disso, é sempre importante estarmos extremamente atentos, mesmo nos sites que utilizamos constantemente.
Tome sempre muito cuidado ao instalar um novo software em seu PC. Durante a instalação, verifique o passo a passo do programa, evite clicar sempre em “aceitar” ou “próximo” sem ler os detalhes da instalação. Muitas vezes, instaladores automáticos adicionam na sua máquina, além do software desejado, outros que podem prejudicar o seu PC, mas, é possível recusá-los durante o processo.
E se você já está com o notebook lento, travando ao realizar processos simples, é possível que seu PC tenha sido prejudicado por algumas dessas atitudes, e você pode precisar repará-lo. Uma das principais indicações é realizar a formatação do computador. Além disso, realize uma limpeza interna e externa, principalmente se faz bastante tempo da última. Após formatar e limpar, se o computador ainda apresentar muita lentidão, é recomendado que você procure uma assistência técnica, para verificar a saúde dos componentes da máquina. Caso seja necessário algum reparo, o técnico o fará. Uma vez que normalizado, siga todas as dicas desse artigo e, dificilmente, você terá problemas com seu notebook em pouco tempo.