Videogames 2021:  Novidades e o que esperar das novas gerações de consoles

Videogames 2021: Novidades e o que esperar das novas gerações de consoles

Felipe Felipe 21 jan 2021

O ano de 2020 deu uma intensa introdução do que podemos esperar para a próxima década, e isso inclui todas as inovações tecnológicas, muitas delas impulsionadas pelo contexto de pandemia vivido até os dias atuais. 

E no mundo dos games, onde cenários distópicos costumam fazer muito sucesso, não foi diferente. O lançamento das novas gerações de consoles, como Xbox Series e PS5 movimentaram ainda mais esse universo, trazendo várias novidades em tecnologia e desenvolvimento de games.

Neste post vamos apresentar as principais novidades trazidas por cada um deles, além de projeções do que podemos esperar para o futuro dos games daqui por diante.

Xbox Series: a Microsoft desceu pro play

Se a Microsoft acertou em alguma coisa nos últimos tempos, foi na construção de seus consoles: a geração Xbox One, e mais recentemente, a geração Series. Mantendo uma das suas melhores características  — a de ser um console multimídia  —, a empresa elevou o nível do videogame, oferecendo ainda mais poder ao produto.

Lançado em duas versões, o novo Xbox traz recursos de desempenho avançados, prometendo uma imersão de altíssima qualidade em qualquer tipo de jogo. Confira as diferenças entre eles:

Xbox Series X

Sendo a versão ‘premium’ dessa geração, o Xbox Series X ganhou uma nova cara, remetendo às antigas CPU’s de mesa dos PCs. O seu design permite que ele seja posicionado na vertical ou na horizontal, cabendo basicamente em qualquer lugar. 

Imagem de divulgação
Xbox Series X 2020 (Fonte: Microsoft)

Devido ao seu peso, 4,5kg, você dificilmente vai querer ficar movendo ele de lugar constantemente. Mas vamos ao que realmente interessa.

Carregando um SSD de 1TB, que consegue oferecer mais velocidade que um HD, o Xbox Series X pode se conectar com um HD externo, via cabo USB. O processador veio equipado com nada mais nada menos que 12 teraflops de processamento, o que significa rodar qualquer jogo tranquilamente.

Os jogos passam a ter resolução 4K, compatíveis com os monitores mais atuais. Aliás, o console promete uma experiência única com relação aos gráficos dos jogos, com alcance dinâmico em 8K e suporte para mídias físicas em Blu-Ray. A taxa de atualização é de 120FPS, proporcionando uma excelente jogabilidade.

Xbox Series S

A versão mais ‘light’ da nova geração, o Xbox Series S custa bem menos que seu irmão, mas também oferece uma experiência de jogo para nenhum gamer pôr defeito. Um dos grandes destaques é a taxa de atualização de 120FPS, a compatibilidade com acessórios da geração anterior, e claro, seu tamanho. 

Imagem de divulgação
Xbox Series S (Fonte: Microsoft)

Pesando pouco menos de 2kg, ele consegue se adaptar ainda mais facilmente à sua mesa ou espaço dedicado aos jogos. 

Ambas as versões trazem a Smart Delivery, que permite ao jogador ter acesso à sua biblioteca de jogos em diferentes dispositivos, com apenas uma compra.

Os controles de ambas as versões ganharam melhorias, principalmente com relação à aderência na mão. O botão de direcionamento ganhou um novo design, que facilita a ação do jogador em um simples deslizar dos dedos.

Lembrando que no fim de 2020, a Microsoft anunciou um projeto denominado xCloud. A ideia é que os gamers realizem streaming de jogos, com a mesma qualidade do console, usando a internet do celular

O smartphone não precisa ser tão avançado, já que o requisito mínimo informado pela Microsoft é ter o Android 6.0 rodando no celular. Porém, para ter uma experiência agradável de jogo, os usuário devem ter pelo menos 25MB de internet, via rede móvel ou WiFi.

PS5: o reinado garantido

A chegada do Playstation 5 gerou memes super divertidos na internet, graças ao seu design bastante diferente, mas que ainda sim faz referência às gerações anteriores do console.

Imagem de divulgação
Playstation 5 |(Fonte: Sony)

O lançamento foi muito aguardado até mesmo por quem não é tão fã assim de games, pois a Sony prometeu um verdadeiro show de features integrados ao novo modelo. 

As principais delas foram:

  • suporte 4K
  • taxa de atualização de 120FPS
  • suporte à SSD.

Pesando incríveis 4,5kg, o console não foi feito para ser transportado. O usuário pode posicioná-lo deitado na mesa, ou usar uma base fixa na parte inferior, deixando-o de pé. Seja qual for a posição escolhida, ele com certeza vai ser destaque no seu gaming setup

Para dar conta do seu altíssimo desempenho, o console ganhou um sistema próprio de ventilação, garantindo boas horas de jogo sem interrupções inesperadas.

O controle DualSense, que substitui o controle DualShock 4 da geração anterior, é perceptivelmente mais pesado, mas seu design se encaixa confortavelmente na mão. O controle ganhou funções de áudio e vibração novas, que tornam a experiência de jogar ainda mais imersiva.

A textura na parte traseira do controle faz referência aos clássicos botões do videogame, e dificultam que ele escorregue com o suor e oleosidade das mãos.

O processador ganhou 10 teraflops de processamento, um pouco menos que a nova geração Xbox. A nova interface de usuário garante um acesso mais dinâmico à biblioteca de jogos e menu de configurações.

Muita gente se assustou com o preço inicial do console no Brasil, mas se você é fã de gerações anteriores da Sony, o PS5 tem tudo para agradar em diferentes aspectos.

Nintendo Switch: o queridinho dos gamers

Lançado em 2017, o Nintendo Switch já vendeu 68,30 milhões de unidades em todo o mundo. Cerca de 6,8 milhões, ou seja, 10% do total, foram vendidos apenas entre julho e setembro de 2020.

O sucesso pode ser explicado pela sua proposta híbrida, e pela inteligência da Nintendo de manter títulos novos constantemente, como foi o caso de Animal Crossing, que rendeu uma quantidade gigantesca de downloads no ano passado.

Sem alterações desde 2017, os fãs esperam que em 2021 a Nintendo traga uma nova versão com suporte a 4K, competindo lado a lado com as novas gerações de Xbox e Playstation.

Em 2019 a Nintendo lançou o Switch Lite, uma versão ‘menos poderosa’ do console e com foco no uso portátil do console. Em comparação com os concorrentes, o preço e a proposta híbrida chamam mais atenção, e especialistas apontam que o console irá continuar liderando em número de vendas durante todo o 2021. 

Nintendo Switch Red-Blue Edition
Nintendo Switch: Mario Red-Blue Edition 2021

E como não poderia ser diferente, a Nintendo sempre dá um jeito de homenagear seu maior clássico: o Super Mario. A empresa acabou de anunciar uma versão com as cores inspiradas no jogo, acompanhando um estojo de proteção, e que chega às lojas nas primeiras semanas de fevereiro. É ou não é para amar? 

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.