O menor computador quântico do mundo

O menor computador quântico do mundo

Lucas Lucas 10 dez 2021

O computador de mesa é recente na história da humanidade e é ainda mais recente a ideia de se ter um em casa. A cada ano que passa, novos modelos cada vez mais compactos e acessíveis aparecem no mercado. Porém, há um em específico que é tão experimental que sonhar ter um é tudo que podemos fazer. São os computadores quânticos.

Atualmente os computadores quânticos são aparelhos enormes, mas, assim como os computadores antigos, a tendência é que eles diminuam de tamanho. Sendo assim, que tal conferir o menor computador quântico do mundo e já ficar ansioso para ter um em sua casa?

Tudo sobre o menor computador quântico do mundo:

Imagem criada pela University of Innsbruck]
Imagem de um computador quântico e suas repartições criada pela University of Innsbruck

O que é um computador quântico?

Um computador quântico é um dispositivo que consegue fazer cálculos em uma velocidade muito acima dos tradicionais. Para isso, ele usa do estado quântico da matéria, que se chama superposição. Diferente do computador convencional, que opera em dois estados, 1 (ligado) ou 0 (desligado), a partícula em superposição do computador quântico pode estar em ambos simultaneamente. Essa partícula é denominada bit quântico, ou qubit (Q).

Sabendo disso, os qubits podem armazenar dois valores de uma vez, dois qubit podem armazenar quatro, e assim por diante.

Porém, não para por aí. Para um computador quântico funcionar, um efeito específico deve estar em ação. O nome desse efeito é Entrelaçamento Quântico. Ele faz com que as partículas influenciem escolhas umas das outras à distância. Einstein teorizou que seria impossível, mas o físico já provou que ele estava errado.

Receba Novidades

Inovações tecnológicas

O computador quântico vem passando por várias inovações desde sua idealização, em 1981. Em 2017, uma empresa chamada D-Wave lançou um computador quântico que possuía 2000Q, a um preço nada acessível de U$15 milhões. O seu modelo anterior possuía apenas metade disso, e estava sendo testado por várias outras empresas do ramo tecnológico.

Já em 2019, um artigo publicado no site da NASA afirmou que a Google criou o computador quântico Sycamore, com 54 qubits, dos quais 53 funcionavam adequadamente. Para comparação, a máquina conseguiu fazer em 200 segundos tarefas que levariam 10.000 anos para um supercomputador completar.

Menor computador quântico do mundo

Assim como os primeiros computadores, que chegavam a ocupar salas inteiras, o computador quântico tem passado por uma renovação no seu tamanho.

Os pesquisadores da Universidade de Innsbruck, na Áustria, conseguiram compactar um computador quântico no tamanho de uma geladeira. Sendo o menor já construído até hoje. A máquina possui as dimensões de um rack padrão de central de dados, contrário aos 30 ou 50 metros utilizados normalmente.

O protótipo criado pela universidade, focou na redução significativa de seus componentes, especialmente sua peça central, a câmara de vácuo, onde está a armadilha de luz que prende os íons que serão utilizados como qubits.

A máquina já pode ser operada de maneira autônoma, e o próximo passo é poder funcionar de maneira online, para poderem ser disponibilizados computadores quânticos para outras centrais de dados.

O que esperar do futuro da tecnologia quântica?

Infelizmente, ainda vai levar algum tempo para que esses super computadores cheguem em nossas casas. Por serem aparelhos muito complicados, os computadores quânticos sofrem com muita sensibilidade, tornando o uso residencial ainda inviável, pelo menos por enquanto.

Mas para quem é ávido por tecnologia, a miniaturização de um modelo de computador quântico já é uma conquista e tanto, que dá uma sensação de cada vez mais avanços. Quem sabe nas próximas décadas, não é?

Porém, enquanto os super computadores não chegam, o que acha de ter uma internet super veloz? Conheça os melhores planos com preços que cabem no seu bolso com o Melhores Ofertas:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos