O Que é Habilitar Isolamento De Wireless? Para Que Serve?

O Que é Habilitar Isolamento De Wireless? Para Que Serve?

Maria Maria 13 nov 2019

Habilitar Isolamento de Wireless é um padrão de segurança que é disponível em seu aparelho roteador de Wi-Fi.

Conforme especialistas em informática, habilitar o isolamento de Wirelles também é conhecido por isolamento de internet em fio ou até isolamento da internet sem fio do cliente.

Então, fique atento as formas que pode ser chamado este tipo de configuração em seu moderno e tecnológico aparelho roteador Wi-Fi.

Receba Novidades

O que acontece na prática?

Na prática, quando você habilita o isolamento de Wireless, o recurso impede que um computador conectado à rede por uma conexão sem fio acesse os computadores e os recursos conectados à rede por uma conexão com fio. Além disso, o padrão de configuração também impedirá que um dispositivo conectado a internet sem fio, consiga fazer a conexão a outro dispositivo conectado sem fio.

A habilitação do isolamento de Wireless é usada como um método de segurança para que você possa fornecer conexão com e sem fio através da mesma rede sem abrir computadores e recursos seguros para visitantes potencialmente indesejados.

Este recurso altamente tecnológico pode ser muito útil em empresas, instituições e organizações que possuem um ponto de acesso sem fio localizado nas entradas de prédios, em espaços grandes ou com grande fluxo de pessoas e dispositivos com capacidade de acessar a internet sem fio, por exemplo, porém, esse recurso também pode ser utilizado em redes de internet domésticas, como em sua casa, no apartamento dos seus amigos e até em pequenos e médios escritórios.

Estou correndo riscos?

Se você não fizer a habilitação do isolamento de Wireless, qualquer pessoa em uma conexão sem fio à internet, em um ponto de acesso Wi-Fi, terá acesso total aos computadores e recursos na rede da empresa, casa ou escritório, por exemplo. Qualquer pessoa poderá, também, ter acesso aos vários dispositivos sem fio que estavam usando o ponto de acesso Wi-Fi naquele momento.

No fim das contas, a habilitação do isolamento de Wireless é essencial para proteger os seus dados pessoais e arquivos que são compartilhados em sua rede de internet.

Vale lembrar que a maioria dos fabricantes de roteadores sem fio oferece suporte ao isolamento sem fio de uma forma ou de outra., ou seja, se você já possui um roteador e está curioso para ver se ele vem com isolamento sem fio ou não, você pode verificar o manual do produto ou fazer login no roteador e verificar a guia de segurança.

Se você quer proteger os seus dados e conseguir habilitar isolamento de Wireless, reunimos abaixo todas as informações que você precisa saber. O processo é simples! Basta ler e seguir esse passo a passo:

Como Consigo Habilitar Isolamento De Wireless?

O recurso de isolamento de Wireless estará disponível na interface da web do seu aparelho roteador Wi-Fi. Vale lembrar que existe a possibilidade do recurso não estar disponível em seu aparelho roteador, portanto, há uma boa chance de você não conseguir ter o moderno e tecnológico recurso no seu roteador atual.

Se for realmente importante ter o recurso em sua rede de internet doméstica, você precisará investir na aquisição de outro aparelho, infelizmente, porém, os preços são acessíveis, uma vez que o recurso já se popularizou nos roteadores lançados no mercado atualmente.

Configurações

  • No geral, você encontrará o recurso de habilitação de isolamento Wireless em configurações sem fio avançadas.
  • Em alguns modelos, você o encontrará na opção “Sem fio”, depois em “Configurações avançadas sem fio” e, finalmente, em “Isolamento de ponto de acesso”.
  • Já em alguns modelos de roteadores, o recurso de habilitação de Isolamento Wireless pode ser encontrado na página principal de configurações sem fio. Nesse caso, é encontrado na opção “Configurações sem fio” e, finalmente, em “Isolamento sem fio”.

Fique atento as várias maneiras diferentes de se referir ao recurso de isolamento Wireless, pois pode ser que os fabricantes de roteadores prefiram usar outro termo. Se houver confusão, busque informações no site do fabricante, no manual e na embalagem do seu aparelho.

A dica em relação à nomenclatura é que, normalmente, há o termo “isolamento” nos sistemas de configuração do roteador que possui o recurso disponível.

Redes De Convidados versus Isolamento Wireless

Ao fazer a habilitação do isolamento Wireless, os convidados que ingressam na rede Wi-Fi ficam confinados a uma rede totalmente separada. Os convidados recebem acesso à internet, mas não podem se comunicar com a rede com fio principal ou a rede sem fio principal.

Isso ocorre devido o recurso de rede Wi-Fi de um roteador conseguir oferecer dois pontos de acesso Wi-Fi separados:

  • Um ponto de acesso à internet sem fio é a principal rede que é a mais segura para você que não é convidado.
  • O outro ponto de acesso à internet sem fio é isolado apenas para os seus convidados. Ela não oferece segurança como a rede utilizada por você.

Além disso, a habilitação do recurso isolamento Wireless permite que você também consiga fazer a definição de regras e restrições separadas na rede Wi-Fi de convidado.

Por exemplo, você pode desativar o acesso à internet na rede de convidados entre determinadas horas, mas deixar o acesso à internet ativado para dispositivos na rede principal o tempo todo.

De forma geral, basta ativar a opção de isolamento e todas as pessoas conectadas à rede Wi-Fi serão impedidas de se comunicar com outros dispositivos na rede local.

Por meio de um sistema de regras de firewall, as pessoas conectadas ao Wi-Fi somente poderão se comunicar com a internet, não entre si ou com quaisquer máquinas na rede com fio.

Receba Novidades

Quais As Desvantagens Do Isolamento De Wireless?

Alguns programas, aplicativos, recursos e plataformas podem ter seu funcionamento comprometido, caso seja feito a ativação e habilitação do isolamento Wireless.

Um grande exemplo disso é o Chromecast, que não consegue funcionar se o isolamento Wireless estiver ativado na sua internet – esse problema ocorre devido o Chromecast ter a necessidade de se comunicar com outros dispositivos na rede Wi-Fi e o isolamento sem fio bloqueia essa comunicação.

Se esse for o caso, não se preocupe: basta desativar o isolamento, e ativá-lo novamente quando necessário.

Melhor internet de banda larga e telefonia para empresas

Gostou desse tema? Quer sugerir algum tema? Deixe um comentário nos contando suas impressões!

Obrigado pela leitura e até o próximo post!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.