O que é HDR?

O que é HDR?

Lucas Lucas 29 dez 2021

A tecnologia envolvendo aparelhos televisores não para de avançar. Enquanto as TVs finas, famosas LCD ou LED, se tornaram comuns, a qualidade de visualização se tornou ainda mais impressionante, especialmente com a chegada e popularização das Smart TV. E não parou por aí, pois hoje em dia a tecnologia HDR é a nova sensação. Mas se você não sabe o que é, o Tudo Tecnologia vai explicar o que é HDR.

Tudo sobre o HDR:

hdr
TV com HDR

O que é o HDR?

HDR é uma sigla para “High Dynamic Range”, ou alto alcance dinâmico, em português. A tecnologia permite que a TV possua ainda mais qualidade de imagem, além de excelentes efeitos de contraste e brilho.

Geralmente, televisões em 4K contam com a possibilidade de HDR. Porém, alguns monitores e consoles de videogame também a possuem, como o XBox One S e X, e o PlayStation 4 Pro. As cores ficam imensamente mais vivas, mantendo uma nitidez única.

Receba Novidades

Como funciona o HDR?

Para transmitir mais qualidade de imagem que as TVs comuns, o HDR aumenta a quantidade de cores que um píxel pode assumir. É desse modo que ele consegue trazer mais vivacidade, brilho e contraste.

Apesar disso, mesmo que a televisão possua essa tecnologia, o conteúdo assistido deve ser compatível, um tanto quanto similar ao 4K. Por exemplo, uma série, filme ou novela, deve ter sido gravada com câmeras que suportem o HDR, dessa forma, a TV conseguirá reproduzir.

É importante notar que no Brasil nenhum canal aberto ou fechado possui o suporte necessário ainda, porém, serviços de streaming como a Netflix, Amazon Prime e Hulu, disponibilizam filmes e seriados compatíveis.

E o que é HDR10+?

O HDR10+ é outra possibilidade na própria tecnologia. Ele aumenta a quantidade de brilho para 4000 nits. Nit é usado para mensurar a luz na tela, porém, sua medida pode causar confusão. Cada nit equivale a 1 candela por metro quadrado (1 cd/m²). Enquanto candela é a medida usada para luminosidade.

Para entender completamente como medir candelas, seriam necessários conhecimentos de física, mas o importante é compreender que quanto mais candelas por metro quadrado, ou seja, nits, maior a capacidade da tela em iluminar.

Além disso, o HDR10+ também possui um sistema de inteligência, que permite que cada quadro do vídeo tenha seu próprio conjunto de cores, brilhos e parâmetros de contraste, trazendo ainda mais realismo às imagens.

O que é HDR Adaptativo?

HDR Adaptativo é a novidade da Samsung. No final de 2020, a empresa anunciou suas TVs QLed com HDR Adaptativo. A tecnologia, como o nome entrega, funciona adaptando o brilho ao ambiente em tempo real, sendo assim, não há necessidade de mudá-lo manualmente, pois a própria TV irá corrigir conforme a necessidade.

Quais aparelhos são compatíveis com o HDR?

Listar todos os televisores compatíveis com a tecnologia seria impossível, visto que ela é abrangente e tem se tornado popular, mesmo fora do ramo do 4K. Porém, é possível achar televisões das marcas Samsung, LG e Sony compatíveis. Mas, caso queira escolher alguma TV com HDR, aqui vão algumas recomendações que podem lhe ser úteis:

LG OLED55B7P

Possuindo tanto a tecnologia HDR ativo, superior ao convencional, como a OLED (permitindo que cada píxel possua iluminação individual), esta é uma das melhores TVs disponíveis. Além disso, esse aparelho tem suporte para consoles 4K HDR, como o Xbox S, em suas 55 polegadas. Os 240Hz proporcionam um ótimo tempo de resposta e atualização de cores.

LG 55SJ8000

Este modelo é para os gamers que buscam uma TV grande com HDR. Isso porque, ela conta com a tecnologia LG NanoCell, que garante tempo de resposta mais rápido, um elemento essencial nas partidas. Além disso, ela tem 240Hz em 55 polegadas e conta, também, com 4 portas HDMI e 3 USB.

Samsung UN55MU7500

Os amantes de cinema vão adorar essa televisão da Samsung. Com uma grande tela curva, que traz toda a magia do cinema para dentro de casa, ela possui 4K com o HDR. Além das 55 polegadas, ela tem 4 portas HDMI e 3 USB, bem como 120Hz de frequência.

Sony XBR-55X905E

O diferencial deste modelo da Sony é o seu sistema operacional Android, que permite acesso a uma infinidade de aplicativos na Play Store. E entre seus benefícios, ela traz o Chromecast integrado, facilitando a comunicação entre celular ou computador e televisão.

As Smart TVs revolucionaram o uso da televisão, com sua capacidade de conexão com a internet e o uso de aplicativos. Porém, nem a melhor das tecnologias podem suprir uma conexão fraca. Assistir filmes, séries, baixar jogos, etc. é muito mais fácil e econômico com os planos do Melhores Ofertas.

Confira:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos