O que é Proxy na rede?

06 abr 2022

Se você já utilizou alguma rede pública para se conectar, como em escolas ou ambientes de trabalho, provavelmente já utilizou um Proxy. Também há a possibilidade de você já ter ouvido falar nesse termo, mas não ter certeza de que se trata.

Hoje, nós, do Tudo Tecnologia, preparamos esse texto para te explicar o que é o “Proxy na rede”, ou, em outras palavras, um “servidor Proxy”. Vamos te mostrar de maneira simples e objetiva o que é o termo, como ele funciona e para que serve. Vem com a gente!

Utilize os tópicos para ir direto ao ponto:

Proxy foto da internet
Proxy foto da internet

O que é?

A tradução direta do termo “proxy” para o português seria algo como “procurador”, contudo, sua função o resumiria mais com um “intermediário”. Em suma, podemos dizer que um servidor ou rede proxy é utilizado como uma “ponte” entre a origem de um acesso e seu destino. Isso significa que o seu navegador de internet, em qualquer que seja o dispositivo, se conecta ao proxy, que encaminha as informações ao site acessado. Da mesma maneira, o site devolve os dados que você solicita no login através do intermédio da rede proxy.

Para que serve?

Pode ser que apenas a definição resumida do termo não seja o suficiente para te ajudar a compreendê-lo. Por isso, vamos ver algumas aplicações práticas de uma rede proxy para entender melhor o seu funcionamento.

Firewalls

O “Firewall” é um recurso amplamente utilizado em computadores durante a navegação na web. Isso porque, ele funciona como um sistema de segurança, uma “parede” entre as redes e o conteúdo acessado online. Seu objetivo é, primordialmente, bloquear acessos indesejados à sua rede, ou ainda, impedir que você acesse conteúdos que possam prejudicar a sua navegação. Em resumo, um firewall intercepta, aprova ou bloqueia os dados que podem chegar até sua máquina. Um servidor proxy, no intermediário entre a rede e a internet, é um local ideal para aplicar um firewall. Ou seja, firewalls podem existir em redes proxy.

Filtros de conteúdo

Essa aplicação é comum em ambientes de trabalho. Assim como instalar um firewall em uma rede proxy, também é possível configurar um filtro de conteúdo nos servidores. Dessa forma, através do proxy, você pode bloquear acesso a sites não desejados no trabalho, por exemplo. Ademais, o filtro não se limita a sites, podendo bloquear quaisquer tráfegos indesejados de dados na web dependendo da sua configuração.

Segurança de IP

Além de ser uma excelente opção para hospedar um firewall e bloquear conteúdos indesejados, um servidor proxy também funciona como um excelente “escudo” para seus dados. Isso porque, todos os usuários que se conectam na rede através do proxy, irão ser identificados online com o IP dele. Ou seja, todos os usuários conectados na rede proxy são anônimos e, obter dados específicos sobre a máquina que está acessando a web, pode ser extremamente complicado.

“Caching”

Enfim, citamos o “caching”, termo que se refere a “cache”, termo que diz respeito a dados temporários gerados ao utilizar aplicativos e sites. O cache armazena informações temporariamente e os proxies podem ser extremamente úteis para acessar rapidamente esses dados. Em suma, os dados temporários podem ser mantidos nos servidores proxy, possibilitando que você acesse recursos utilizados com frequência com maior facilidade.

Como funciona?

Pois bem, agora que você já sabe o que é um proxy na rede, vamos entender de maneira mais detalhada o seu funcionamento. Antes de mais nada, tenha em mente duas classificações básicas quanto aos utilizadores da internet: clientes e servidores. Clientes são aqueles que acessam a web para obter o que desejam e um navegador de internet, é o melhor exemplo: você está utilizando agora mesmo! Por sua vez, o servidor é o responsável por receber as solicitações do cliente e fornecer as informações desejadas. Ao acessar esse artigo, você, através do seu navegador, solicitou os dados presentes nele. O servidor responsável do TudoTecnologia então, recebeu a solicitação e te forneceu o acesso.

Sem um proxy na rede, o computador se comunicaria diretamente com os servidores. Isso faz com que todos os sites, que estão hospedados em alguns servidores, tenham acesso às informações da sua rede e máquina. Um proxy intercepta essa conexão, sendo um intermediário desse tráfego de dados. A sua solicitação é passada pelo servidor proxy e então, enviada aos que hospedam os endereços na web. Assim como os dados solicitados, são transmitidos de volta a você passando pela rede proxy.

Como saber se você está conectado através de um proxy

Se você utiliza Windows e deseja saber se sua máquina possui um proxy conectado siga o passo a passo:

  • Abra o menu de “Configurações”. Você pode pesquisá-lo no canto inferior esquerdo, ou então, acessá-lo clicando no ícone de engrenagem;
  • Clique em “Rede e Internet”;
  • Navegue na barra lateral esquerda procurando pela opção “Proxy”;
  • Caso seu PC esteja utilizando uma rede proxy as informações irão aparecer aqui.

Normalmente, os proxies são configurados e utilizados em redes públicas. Para obter um em sua conexão particular, você deve aprender a configurá-lo. Algumas máquinas podem possuir opções de proxy disponíveis e, marcar a opção “Detectar configurações automaticamente”, faz com que o PC ative, caso disponível, o servidor proxy.

Esperamos que a postagem tenha esclarecido suas dúvidas sobre o que é uma rede proxy, quais suas funções e como ela funciona.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos
Sair da versão mobile