O que é TV Android?
O sistema operacional mais utilizado em celulares no mundo, o Android, deu as caras pela primeira vez em 2008, com o primeiro smartphone que utilizava o sistema, chamado “T-Mobile G1”. Atualmente, o sistema da gigante Google está presente em milhões de dispositivos das mais diversas marcas.
Entretanto, não é só nos smartphones que a Google está presente com o Android. Em 2014, surgiu o Android TV, um sistema operacional baseado em sua versão para smartphones, porém, para televisores. Nesse artigo, iremos te mostrar os principais pontos do Android TV, para te ajudar a decidir se vale a pena ou não possuir um aparelho com tal recurso.
O surgimento da TV Android
O surgimento das “Smart TVs”, entre 2010 e 2011, revolucionou a forma de utilizar o aparelho para entretenimento. Desde então, os televisores não se limitam ao sinal que vem da antena e à programação dos canais de TV, tampouco à reprodução de DVDs. Agora, as televisões inteligentes contam com um amplo leque de opções, dentre aplicativos de streaming de músicas, séries, filmes e até mesmo alguns jogos.
A TV Android surge nesse meio de popularização e evolução das “TVs Smart”. Em maio de 2010, a Google apresentou o “Google TV”, nome que até então era dado ao sistema de “smart TV’ próprio da empresa. Em 2014, a Google encerra o projeto e substitui a plataforma pela “Android TV”, e reutiliza o nome “Google TV” apenas em 2020, sendo uma interface própria, que pode ser usada para o sistema operacional Android.
A Android TV foi bem recebida desde o seu lançamento pelos fabricantes e desenvolvedores de televisores inteligentes, por se basear em um sistema já conhecido no universo dos celulares o sistema conta com enorme popularidade. Além disso, possui algumas vantagens, que veremos melhor a seguir.
Vantagens da TV Android
O primeiro ponto em que o sistema Android ganha destaque para TVs é o dos aplicativos. Por contar com um suporte nativo à Play Store, a loja de apps da Google, encontramos nos televisores alguns dos principais “apps” que estão disponíveis também nos smartphones. Netflix, YouTube, Prime Video, HBO, Disney Plus, entre outros, todos estão presentes na Play Store. Além disso, contam ainda com uma otimização para a plataforma na TV, adaptados para telas maiores. Ainda falando sobre os aplicativos, eles também recebem uma atenção especial no sistema Android TV, sendo atualizados regularmente de maneira fácil e intuitiva.
Outro ponto interessante que se destaca como vantagem exclusiva do sistema da Google é o “Chromecast”, integrado no aparelho. O “Chromecast” é um recurso que permite ao usuário espelhar a tela de seu smartphone, seja ele Android ou iOS, diretamente no televisor. Para isso, basta possuir o aplicativo que deseja espelhar, tanto no celular quanto na TV. O recurso é bastante interessante, pois facilita o controle dos apps com o uso do celular.
Continuando nas facilidades que a Android TV oferece, é valido citar a “Google Assistente”. Com ela, é possível controlar o televisor por comandos de voz, seja pelo smartphone ou pelo controle do televisor, caso possua um microfone para isso. A integração da assistente Google no aparelho gera diversas possibilidades, caso você possua outros dispositivos inteligentes, como lâmpadas, câmeras de segurança e caixas de som. É possível manter todos os dispositivos “smart” conectados e controlá-los através da assistente, presente nas TVs. Ainda sobre dispositivos, o sistema operacional da Google facilita a conexão de aparelhos, como mouse e teclado sem fio no televisor, o que facilita a navegação pela plataforma.
Vale a pena comprar a TV Android?
Após ver os principais pontos que destacam o sistema Android nos televisores, surge a pergunta: vale a pena comprar uma TV Android?
Ao adquirir uma smart TV nova, você deve considerar todos os fatores que influenciarão em seu uso: o tamanho que lhe agrada, a melhor qualidade de imagem e som, e o sistema operacional presente no televisor inteligente. Os principais sistemas, além do Android TV, são o “Tizen” (presente nos televisores da Samsung) e o “WebOS” (exclusivo da LG). Cada um, conta com alguns recursos para tentar se destacar. O “Tizen” inclui a navegação por gestos e tenta também facilitar a integração de outros dispositivos smart. O “WebOS” chama atenção pela praticidade, tentando ser rápido e eficiente e se destaca por uma boa performance multitarefas.
Sem dúvidas a TV Android é uma das principais opções na hora de comprar um televisor inteligente, com os diversos recursos que vimos até aqui, o sistema está pronto para atender as necessidades dos usuários. Além disso, o Android está disponível em várias marcas de TV, e o comprador encontrará diversas opções, mesmo após optar pelo sistema operacional da Google.