O que é um Malware e Como Combatê-lo?
Celular ou computador lento, com bateria que dura pouco e sites, anúncios ou pop-ups abrindo de forma inesperada? Não, isso não é coisa de outro mundo. Muito provavelmente você esbarrou em um malware enquanto utilizava a internet, o e-mail ou fazia algum download em site duvidoso.
Fique ligado para entender como proteger a sua máquina de softwares indesejados.
Veja mais informações sobre esse assunto:
O que é um malware?
A palavra malware vem da junção de “malicious” (malicioso, em inglês) com “software”, ou seja, é um software malicioso. No geral, possuem como objetivo causar algum prejuízo para o internauta. O termo é amplo e abrange vírus, trojans (Cavalos de Troia), spywares e ransomwares.
É importante ressaltar, no entanto, que nem todos os tipos de malware são vírus; mas, obrigatoriamente, todos os vírus são malwares. No próximo tópico, explicaremos os principais usos desse sistema.
Receba Novidades
Para que serve o malware?
O malware tem o intuito de lesar o usuário de alguma forma. Isso pode ocorrer com o roubo de suas informações pessoais e dados, o que é possibilitado pelos spywares, e pela instalação de software malicioso na forma de um aplicativo ou arquivo “bom”, mas que, na verdade, contém um trojan.
Já os ransomwares sequestram os dados e arquivos do aparelho e, como chantagem, exigem que o usuário pague para ter as informações de volta. Os vírus, mais conhecidos de forma geral, entram por meio do download de um arquivo duvidoso e se espalham para a máquina inteira.
Como evitá-los?
É importante garantir que o seu equipamento tenha um programa antivírus, por exemplo, McAfee ou Avast. Os malwares se espalham com facilidade principalmente em celulares Android, por representarem 80% dos aparelhos e pelos descuidos dos donos, como a falta de antivírus e o sistema desatualizado.
Algumas dicas para evitar malware em seu dispositivo:
- Evitar o download de arquivos em sites considerados perigosos;
- Não clicar em links desconhecidos nem abrir mensagens estranhas pelo e-mail;
- Manter as atualizações do software em dia.
Malefícios do malware
A presença de um malware no seu aparelho pode comprometer a saúde da bateria do seu aparelho, o que significa uma duração aquém do esperado. Outra consequência comum é que, mesmo para realizar operações simples, a velocidade do equipamento fica bem baixa.
Desligamentos repentinos, tela azul e superaquecimento são malefícios mais graves. Há malwares tão destrutivos que podem causar pane na máquina, deixando-a inutilizável.
Por que é tão importante manter o PC ou celular seguro?
Como esses aparelhos são utilizados com frequência no dia a dia e contêm dados bancários, logins em redes sociais e sites de compra, é melhor prevenir que o seu equipamento seja invadido por um malware.
A segurança do aparelho representa a sua própria segurança, possibilitando que você desenvolva suas atividades online sem preocupações, limitações ou surpresas inconvenientes. Além disso, a proteção contra malwares está ligada a gastos menores com assistência técnica e novos aparelhos.
Planos de Internet
Conheça os pacotes que o Melhores Ofertas oferece: