Os Avanços Tecnológicos para 2021

Os Avanços Tecnológicos para 2021

Flavio Flavio 02 dez 2020

Ao passar dos anos as tecnologias, aplicativos, aparelhos e dispositivos vão se tornando mais eficazes, e incorporam novas funcionalidades para facilitar o dia a dia.

Mas além de otimizar o tempo das pessoas, quais serão os avanços tecnológicos para 2021?

O Tudo Tecnologia traz para você a seleção de novidades que prometem movimentar o mercado tecnológico em 2021, e já tem insights em 2020 e que estarão entre as mais populares  no próximo ano. 

Vem com a gente!

Bitcoin – Criptomoedas

As Bitcoins são moedas virtuais, com o diferencial de serem comercializadas somente em meio digital, e não como cédula física. Com as Bitcoins é possível comprar e vender aparelhos, equipamentos, utensílios e serviços pela internet.

A moeda surgiu em 2009 pelo grupo de programadores com o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, com o intuito de facilitar as negociações e acordos pela internet, e aquecer a economia da época.

De 2009 para cá as Bitcoins ganharam força e novos adeptos, para 2021 estima-se que as moedas digitais conquistem novos públicos e se torne ainda mais popular. 

Como funciona a moeda virtual Bitcoin?

As criptomoedas só funcionam no ambiente web e não necessitam de bancos ou aprovação do governo para validar sua existência. As Bitcoins permitem o envio e recebimento de qualquer quantia de dinheiro sem cobrança de taxas e em pouco tempo, independentemente do país do usuário, ou seja é possível realizar negociações na internet sem taxações.

Blockchain

Com os avanços das criptomoedas, os registros contábeis são ajustados para certificar a legitimidade do processos de compra e venda pela web.

Os Blockchain são livros de razão pública, ou mais popularmente livros contábeis tecnológicos que realizam o registo de uma transação de moedas virtuais (como as Bitcoins), certificando que o processo seja confiável e imutável. 

Esses livros registram informações como:

  • quantia de moedas virtuais transacionadas
  • quem pagou
  • quem recebeu
  • dia e horário da transação.

Isso torna o procedimento mais transparente para os usuários. 

Visto que a popularidade das moedas digitais está crescendo, os Blockchain são indispensáveis no meio dos processos para certificar a segurança das transações. 

Inteligência Artificial

A inteligência artificial é a aliada dos brasileiros para otimizar o dia a dia e proporcionar uma experiência digital diferenciada. Com essa tecnologia os processos e ações de marketing passaram a apostar no mundo virtual para fisgar novos públicos.

Alexa

Em 2020, a Alexa (Amazon) se tornou a caixa de som mais popular do país, e está entre os avanços tecnológicos para 2021, pois tem agregada em seu aparelho a inteligência artificial que oferece ao usuário um recurso inovador, o comando de voz. 

Funciona assim, a pessoa diz a música que quer ouvir e a Alexa reproduz. Esse recurso torna mais rápido o processo pela procura da canção, não precisa mais digitar pela lupa ou rolar a página até encontrar a música desejada. 

Além disso, a caixa de som da Amazon já articula parcerias com operadoras de TVs por assinatura com o intuito de expandir a sua inteligência artificial para dar suporte aos recursos de voz dos televisores, já podemos ver essa união com alguns Pacotes de TV da SKY, que já obtém a funcionalidade.

Assistentes Virtuais

As assistentes virtuais já se tornaram comuns no marketing brasileiro, onde as marcas atrelam a sua imagem em bonecas/figuras digitais com o intuito de aproximar a comunicação com a comunidade da internet.

Um dos maiores exemplos de sucesso que temos no Brasil é a Maga Lu, assistente virtual das Lojas Magazine Luiza. A Lu é um dos rostos mais populares e faz ações que transcendem os meios digitais, hoje a Lu é considerada também uma influenciadora, com perfis no Instagram, TikTok e YouTube.

A Magazine Luiza abriu portas para que outras lojas apostam em realidades virtuais para representar a sua marca, como:

  • Mia da MindBe;
  • Aura da Vivo; 
  • Nat da Natura; 
  • Baianinho das Casas Bahia; 
  • Carina do Carrefour;
  • Elô da Cielo;
  • do Rexona;
  • Ully U da Ultragaz;
  • Eva da Europ Assistance;
  • Olivia das Lojas Mob;

e muitas outras. 

Além das assistentes virtuais com personagens/animações outras empresas possuem a tecnologia com um sistema de atendimento integrado e com o uso da inteligência virtual, como a Siri da Apple, Ok Google e outros.

Esse fenômeno faz com que os consumidores se aproximem das marcas e criam um elo afetivo impulsionado pelas funcionalidades oferecidas pelo serviço, e humanização dos atendimentos. Esse fator ganhará ainda mais forças entres os avanços tecnológicos para 2021.

IoT – Internet das Coisas

A Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) já é um recurso tecnológico que figura nos tempos atuais. A sua funcionalidade é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando entre si e com o consumidor, por meio de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede.

É como um grande sistema de computadores que transmite dados para uma rede, possibilitando a troca de informações entre os dois pontos, resultando em um artifício mais inteligente e responsivo, capaz de nos dar respostas de como essas coisas funcionam, e como funcionam juntas para melhor nos servir.

Esse dispositivo tem a finalidade de otimizar e entender coisas usuais do nosso dia a dia e como elas se comportam, desde um relógio ou uma TV, até carros, computadores e celulares. Qualquer aparelho que você possa imaginar pode, teoricamente, entrar para o mundo da Internet das Coisas.

Realidade Aumentada

Realidade Aumentada
Realidade Aumentada projetada em um celular

A realidade aumentada proporciona aos seus adeptos experiências únicas e sensações realistas, desde a imagem de uma dinossauro em uma casa, até um telão 3D que transmite um show virtual. 

Essa tecnologia já está entre as mais utilizadas em TVs, musicais, shows, shoppings, exposições, eventos e mais, desde anos anteriores, em 2021 esse recursos promete conquistar um número maior de público.

O Tudo Tecnologia separou uma lista dos aplicativos com realidade aumentada mais populares dos celulares iOS e Android que você mesmo pode baixar em casa e usufruir desta funcionalidade para as suas funções ou entretenimento. Confira:

  1. Google: veja em 3D;
  2. BBC Civilizations AR – visualize, rotacione e redimensione inúmeros artefatos históricos usando a tecnologia AR.;
  3. Google Maps: Live View – veja as rotas escolhidas em realidade aumentada;
  4. SketchAR – aprenda a desenhar;
  5. Medida (iOS) – meça qualquer item com o uso da realidade aumentada;
  6. Pokémon GO – jogo com realidade aumentada;
  7. Minecraft Earth – jogo que permite a exploração do mundo para coletar itens;
  8. Mondly – tenha uma professora projetada na sala de casa que lhe ensine mais de 33 idiomas ;
  9. Ink Hunter – veja como uma tatuagem ficará em seu corpo;
  10. Google Tradutor – tradução com realidade aumentada.

Conclusão!

A tecnologia é uma aliada da humanidade para otimizar e potencializar processos de trabalho, ou proporcionar experiências inovadores na área do entretenimento. 

É importante também destacar que os aparelhos tecnológicos ao passar dos anos ficam mais acessíveis, e podem atender um número maior de consumidores e alcançar mais adeptos. 

Com os avanços tecnológicos para 2021 podemos identificar mais facilidades e automação no desenvolvimento de tarefas corporativas, ou até mesmo em funções básicas do dia a dia, como solicitar um gás pelo aplicativo, ao invés de ligar para a empresa, ou realizar uma transferência bancária por 10 segundos. 

Em 2021, são fortes as expectativas para que as novas tecnologia surjam e as que já existem serem aprimoradas para servir a população mundial.  

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.