Tecnologias que estão mudando o mundo
Ao longo da nossa evolução como sociedade, buscamos sempre facilitar as nossas vidas. Desde a criação de objetos para caça, o homem busca otimizar a obtenção de recursos e utilizá-los da melhor forma possível. Com o passar do tempo, aprendemos a utilizar diversos materiais de maneiras diferentes, a fim de criarmos tecnologias que otimizem a nossa sobrevivência. A eletricidade, o carro, o telefone, a televisão, os computadores e os smartphones, são apenas alguns exemplos de tecnologias que mudaram completamente a rotina da humanidade e, consequentemente, o mundo.
A evolução é constante, pois o potencial de desenvolvimento tecnológico se mostra praticamente infinito. Nos últimos anos, surgiram tecnologias que têm a capacidade de serem grandes marcos em outras mudanças significativas no mundo. Nós, do Tudo Tecnologia, trazemos a você um pouco sobre as principais tecnologias que estão provocando grandes mudanças no mundo, e o porquê disso acontecer.
Vá direto ao ponto:
Drones
Drone é o termo que define qualquer aeronave não tripulada, que seja comandada a distância. Em português, pode ser chamado de VANT, sigla para Veículo Aéreo Não Tripulado. O drone surgiu com a ideia de ser utilizado em um contexto militar, para acessar áreas que seriam de risco aos seres humanos. Munido de câmeras e sensores, os dispositivos fariam um reconhecimento dessas áreas. Porém, verificou-se um enorme potencial para utilizar os drones em diversas outras áreas.
Uma das principais, e mais utilizadas atualmente, é a produção de vídeos. É comum vermos em filmes, séries e videoclipes, imagens aéreas de altíssima qualidade. Muitas vezes, essas imagens são obtidas por drones equipados com câmeras profissionais de altíssima qualidade. Em transmissões esportivas eles também passaram a ser bastante utilizado, e com funcionamento parecido: capturar imagens aéreas com maior facilidade.
Todavia, empresas buscam sempre empregar os drones em outras atividades. Algumas já realizam testes ao utilizar os dispositivos para transporte, normalmente de pequenos e médios pacotes, em sistemas de “delivery”. A agricultura também passou a ver aplicações no uso das aeronaves não tripuladas, principalmente para irrigação e observação de plantações. Também verifica-se o uso dos drones em sistemas de vigilância, operações de resgate e para o entretenimento, em realizações de corridas de drones.
Os drones, com certeza, fazem parte das tecnologias que estão mudando o mundo, proporcionando uma enorme facilidade na realização de diversas tarefas. Com a evolução da tecnologia, a tendência é que ela se aplique em diversos outros usos, visando a melhor forma de realizar as atividades. Além, claro, de aprimorar as aplicações que já são testadas.
Inteligência artificial
A inteligência artificial, também chamada de AI ou IA, foca no desenvolvimento de softwares que podem aprender, entender, planejar e até mesmo agir por conta própria, sem precisar de um comado direto de um humano. É uma das tecnologias que está mais presente na nossa rotina, de diversas formas.
Verificamos, por exemplo, a existência de IA em diversos jogos de videogame, em que personagens não controlados por humanos, são programados a responderem de maneiras diferentes às ações de jogadores. Outros exemplos da IA nos games são os jogos de xadrez, em que você pode enfrentar uma máquina, e os games de futebol, em que o software comanda uma equipe inteira contra a do jogador.
Ademais, contamos com IAs que fazem, por exemplo, conversão de voz em texto ou de texto em fala (chamada Text-to-Speech). Outra IA que está presente na rotina de muitos é a de softwares de correção e verificação ortográfica. Essas são um pouco mais simples, porém, utilizadas com frequência.
Outra inteligência artificial, um tanto quanto avançada e que é cada vez mais utilizada, principalmente em países da Europa e nos EUA, são os carros com condução autônoma. Utilizando um mapeamento das cidades e sensores, os veículos são capazes de se moverem sem que o piloto realize nenhuma ação. Os carros com condução autônoma aceleram, freiam, desviam de veículos, param no semáforo, tudo através de uma inteligência artificial.
De todas as tecnologias que falaremos aqui, a inteligência artificial é provavelmente a mais abrangente, explorada e já aplicada em diversas áreas, tendo inúmeros exemplos possíveis. Segundo a PwC, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria no mundo, a IA promete ganhos de altos valores para diversas empresas no futuro.
Com certeza, a inteligência artificial e a aprendizado das máquinas (“machine learning”) é uma das tecnologias que está mudando o mundo e continuará a fazer, cada vez mais.
Realidade virtual
A realidade virtual, chamada RV ou VR, é basicamente definida por um ambiente tridimensional, simulado por um software, em que o usuário é inserido. As cenas e os objetos criados nesse ambiente devem simular a realidade, proporcionando uma grande imersão a quem utiliza. A RV já está presente no cotidiano de algumas pessoas, e um dos exemplos mais comuns é no universo dos games. Ela permite que o jogador viva uma experiência próxima com a do personagem do jogo. Para mergulhar em um ambiente de RV são utilizados dispositivos como óculos e capacetes de realidade virtual.
A indústria que mais explorou a tecnologia por enquanto foi a dos jogos e, ao buscar por exemplos de RV na ficção, a maioria também se dará nesse universo. Porém, outras aplicações já estão sendo testadas, como simuladores de veículos ultra imersivos, simulações de cirurgias e operações médicas, na arquitetura, e em outras formas de entretenimento.
A realidade virtual possui uma enorme projeção de crescimento, e grandes empresas aumentam o investimento no setor, em diversas aplicações. Com certeza, é uma das tecnologias que se apresenta como um marco na mudança do mundo.
Realidade aumentada
Ao falarmos de realidade aumenta, ou RA, é importante não confundir com o conceito anterior a realidade virtual. A RA é uma tecnologia que permite sobrepor elementos de um universo virtual na nossa visão no “mundo real”. Ou seja, enquanto a RV cria um mundo virtual em que nós entramos, a RA trás para o nosso mundo, objetos virtuais.
No ano de 2016, um fenômeno no mundo dos games, foi um dos exemplos mais conhecidos de realidade aumentada, o jogo “Pokémon GO”. No game, o jogador precisava caçar os conhecidos “Pokémons”, se deslocando com seu celular pelo mundo real. Ao se aproximar de um dos seres virtuais, o jogador clicava nele e o jogo oferecia a possibilidade de abrir a câmera do smartphone. Então, através da tela, era possível ver o ambiente em que se encontrava e nele era inserido o “Pokémon” caçado.
Porém, a realidade aumentada apresenta algumas outras aplicações já utilizadas. É o caso de maquetes que são projetadas em ambientes holográficos, para arquitetos e engenheiros. Na medicina, alguns médicos também contam com o recurso para a exibição de órgãos em 3D, a fim de estudá-los com alunos.
Outro exemplo presente no cotidiano de muitos são os filtros de câmera, presentes em aplicativos como o “Snapchat” e o “Instagram”. Com esses filtros é possível tirar fotos e gravar vídeos em que a realidade é moldada, máscaras são aplicadas e rostos deformados, por exemplo.
Internet das coisas
A última tecnologia que falaremos, dentre algumas que tem potencial de mudar o mundo, é a Internet das coisas, ou IoT (sigla para o inglês, Internet of Things). Basicamente, o conceito é determinado por uma rede de objetos físicos conectados entre si, através de softwares, sensores e conexão com a internet. A Internet das coisas está atrelada à outra tecnologia que ganha força em seu nome, a internet 5G. As conexões através do 5G são tidas como um dos primeiros passos para realizar uma interconexão muito eficiente entre os diversos dispositivos.
O objetivo da IoT, é proporcionar maior comodidade, como podemos ver em exemplos, alguns já aplicados no cotidiano. Imagine o quão fácil seria chegar em casa e encontrar o ar-condicionado ligado, deixando o ambiente na temperatura ideal, para a sua chegada. Ou então, o quão prático seria controlar todas as luzes da casa pelo seu smartphone, podendo inclusive programá-las para acender e apagar automaticamente. Esses são exemplos simples, mas que já podem ser aplicados no cotidiano através de dispositivos inteligentes, que são conectados a redes wi-fi e podem ser controlados e programados em softwares de celular.
Mas a internet das coisas tende a se expandir para usos muito maiores e já começa a ser aplicada, em indústrias, por exemplo. A conexão entre diversos aparelhos, facilita o controle e a troca de dados entre eles. Imagine uma fábrica em que seus componentes são todos interligados, e podem ser controlados em uma única central. Na área da logística, a conexão entre veículos de transporte e as centrais permite facilmente um rastreamento eficiente e uma comunicação sem maiores problemas.
A interconexão dos mais diversos aparelhos é muito estudada e cada vez mais aplicada. No futuro, a projeção é que a Internet das coisas seja aplicada em diversas casas, indústrias e até mesmo pelas cidades, conectando luzes, semáforos e radares, por exemplo.
Vale citar que existe uma preocupação, pois a aplicação da IoT em grande escala demanda conexões de altíssima qualidade e estabilidade. Ademais, algumas pessoas questionam os riscos de estar conectados o tempo todo em redes, algo que poderia comprometer dados pessoais.
Essas são algumas das principais tecnologias que mudarão o mundo cada vez mais, a medida em que forem estudadas e aplicadas da melhor forma. É muito provável que os tópicos dessa postagem sejam todos marcantes na história.