Tendências para a inteligência artificial em 2022

Tendências para a inteligência artificial em 2022

Lucas Lucas 20 dez 2021

O futuro dos filmes de ficção científica está cada vez mais próximo das nossas realidades. A Inteligência Artificial (IA) tem se desenvolvido todos os anos e, em breve, será possível afirmar que ela será a tecnologia mais importante e transformadora do mundo.

Entretanto, ainda há muito a se fazer antes dos filmes serem o nosso cotidiano, porém muita coisa já é real. Exploração espacial, medicina com robos, pesquisas em mudanças climáticas e carros voadores já são manchetes nos noticiários. Tudo isso vem usando de IA para ser criado e funcionar.

Descubra agora as tendências para a inteligência artificial em 2022 e fique por dentro das inovações

Inteligência Artificial
Inteligência Artificial

O que é a IA?

A IA, ou Inteligência Artificial, é um agrupamento de tecnologias que funcionam como redes neurais artificiais. Essa tecnologia se desenvolve através de algoritmos e sistemas de aprendizado. O objetivo é que ela simule capacidades humanas ligadas à inteligência, daí o nome. É possível que, se adequadamente configurada, possa replicar algumas ações mais complexas, além de buscar soluções para problemas. Sendo possível aprender com seus próprios erros, tornando-se cada vez mais autossuficiente.

Inteligência Artificial também é um campo da ciência voltado a desenvolver máquinas que realizem atividades humanas. A área está relacionada à robótica, Machine Learning (aprendizagem de máquina), reconhecimento de voz, rosto, entre outras tecnologias.

Receba Novidades

Quando surgiu a IA?

A ideia de uma tecnologia que pudesse simular a capacidade mental humana é antiga. Mas sua conceituação surgiu em meados de 1920.

Em 1921, o escritor tcheco Karel Čapek produziu uma peça de teatro com o nome de R.U.R. (Rosumovi Univerzální Roboti). No Brasil, a peça ficou conhecida como Fábrica de Robôs, originando o termo “robô”. Nela, eram apresentados seres humanoides que estavam mais próximos de clones. Porém, o vocábulo ganhou popularidade e acabou sendo muito usado na tecnologia.

O filme Metrópolis, de Fritz Lang, foi lançado em 1927 e apresentou o conceito de androides ao mundo. Porém, foi só em 1943 que dois estudiosos, Warren McCulloch e Walter Pitts, publicaram um artigo onde falavam sobre redes neurais. Pode-se dizer que ambas, ciências e artes, ansiavam pelo conceito de IA há muitos anos. E, de certa forma, cada uma vislumbrou a ideia à sua própria maneira.

Eventualmente, o artigo de McCulloch e Pitts ganhou notoriedade e, em 1950, o matemático Claude Shannon apresentou uma programação de computador capaz de jogar xadrez sozinho. Começando assim a evolução e revolução da tecnologia.

Promessas da IA para 2022

Se tratando de tecnologia, é esperado que várias melhorias sejam feitas de tempos em tempos. Com a IA não é diferente, portanto, confira o que esperar para o ano de 2022:

Modelagem de linguagem

A modelagem de linguagem permite que as máquinas compreendam e comuniquem-se conosco em uma espécie de idioma comum. É possível que elas usem expressões humanas e transforme em códigos para executarem programas e aplicações.

Recentemente, houve o lançamento do GPT-3 pela OpenAI, o modelo de linguagem mais avançado já criado. Ele consiste em cerca de 175 bilhões de “parâmetros”, que são variáveis ​​e pontos de dados que as máquinas podem usar para processar a linguagem.

A OpenAI está trabalhando atualmente em um sucessor para o GPT-3, o GPT-4, que promete ser muito mais poderoso. É estimado que ele possua 100 trilhões de parâmetros para linguagem, ou seja, 500 vezes mais rápido que seu antecessor. Com tamanha tecnologia, ele conseguirá manter conversas reais com humanos e será muito superior em criação de códigos para computador.

Aumento da força de trabalho

Apesar do antigo temor de que as pessoas fossem substituídas por máquinas em seus empregos, a IA vem para complementar. Em poucos anos, será possível trabalhar lado a lado com essa tecnologia, especialmente porque empresas têm investido ainda mais nesse ramo, visto sua efetividade e abrangência de possibilidades.

Várias áreas do mercado serão impactadas pela tecnologia. No marketing, por exemplo, já existem ferramentas capazes de ampliar as possibilidades no trabalho e melhorar a responsividade nos leads e satisfação do cliente. Enquanto na engenharia, a IA pode identificar aparelhos e outras máquinas que precisem de reparo, aumentando a segurança.

Segurança cibernética

Com tantas máquinas tomando responsabilidade por vários aspectos de nossa vida, sejam senhas de redes sociais ou contas de banco, o crime cibernético e os hackers viram uma oportunidade de crescer. Por isso, a segurança nas redes é tão importante.

Ao analisar o tráfego de rede e reconhecer intenções maléficas, as IAs estão cada vez mais desempenhando o papel de manter os dados dos usuários seguros.

Veículos autônomos

Atualmente já existem carros autônomos, que gozam de segurança e aplicabilidade consideráveis. Porém, sempre há mais espaço para evoluções. As IAs são o principal componente para que tais veículos funcionem apropriadamente.

A Tesla, uma das principais fabricantes de veículos autônomos, afirma que em 2022 seus carros serão ainda mais eficazes e funcionarão inteiramente com inteligência artificial. Assim como haverá mais uma tentativa do MAS (Mayflower Autonomous Ship), primeiro navio independente em de cruzar o Atlântico sem um capitão.

Metaverso

O Metaverso é o nome dado ao ambiente digital onde os usuários de internet trabalham e se divertem. Basicamente, é um mundo virtual, cuja ênfase está nas interações sociais e diversão.

Depois do anúncio de integração da realidade virtual com o Metaverso, feito por Mark Zuckeberg, é esperado que a IA desempenhe um papel crucial no desenvolvimento, manutenção e segurança dessa tecnologia.

Para usar a IA, é necessária uma boa conexão

A IA não é um conceito muito distante da realidade quando se olha de perto. Jogos, aplicativos de música e streamings utilizam de suas próprias versões da tecnologia para trazer a melhor experiência para os usuários. Se não quer ficar de fora de nenhuma dessas inovações e tendências e quer aproveitar ao máximo o futuro, confira os planos de internet do Melhores Ofertas:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos