Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Tecnologia 5G

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Tecnologia 5G

Flavio Flavio 19 nov 2020

O mundo não fala de outra coisa, o 5G é o protagonista dos mais diferentes debates tecnológicos por toda parte do planeta. Mas afinal, você sabe o que essa revolução tecnológica pode lhe oferecer? Hoje, o Tudo Tecnologia vai lhe mostrar tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia 5G no Brasil e outros países.

O que é O 5G?

O 5G é a nova geração de tecnologia de internet para aparelhos móveis sucedendo o 3G e 4G. O novo sistema traz mais velocidade e estabilidade na conexão, agregando mais rapidez em downloads e uploads realizados pelos celulares. 

Segundo especialistas, o alcance do 5G chega a 1 milhão de dispositivos conectados ao mesmo tempo por metro quadrado, proporcionando que carros, TV, tablets, computadores, notebook e câmeras de segurança se interligam pela mesma conexão. 

Qual a diferença entre 4G X 5G?

O Tudo Tecnologia listou os principais recursos que diferem o 4G do 5G, confira a seguir:

  1. 5G tem mais rapidez na hora de baixar um arquivo, foto, vídeo ou aplicativo;
  2. atualmente a rede 4G mais rápida oferece, em média, aproximadamente 45 Mbps (megabit por segundo), o 5G pode atingir até 20 vezes mais que este número;
  3. o 5G tem baixa latência, ou seja, o dispositivo que você quer enviar informações receberá os dados com mais rapidez. 
  4. No 5G você utiliza a sua internet móvel sem interferências, quedas de rede ou ligações;
  5. O 5G proporciona a experiência do 4K. Assista a um vídeo com a tecnologia quase no mesmo instante que o selecionou. 

Com os recursos citados acima, vemos que o 5G de longe já traz mais velocidade para finalidades do dia a dia, como enviar um vídeo, assistir um vídeo em uma TV ou utilizar a internet enquanto está em uma chamada de voz. 

5G no mundo

A Coréia do Sul foi o primeiro país do mundo a lançar o 5G, precisamente no dia 3 de abril de 2019 com a implementação a cargo das empresas K Telecom Co., KT Corp. e LG Uplus Corp.

No Mundo, a tecnologia do 5G já está em plena atividade em alguns países. De acordo com um gráfico desenvolvido pelo Opensignal, podemos visualizar as 10 nações com as maiores velocidades médias de download 5G.

Confira os países:

  1. Arábia Saudita – 414,2 Mbps;
  2. Coreia do Sul – 312,7 Mbps;
  3. Austrália – 215,7 Mbps;
  4. Taiwan – 210,2 Mbps;
  5. Canadá – 178,1 Mbps;
  6. Kuwait – 171,5 Mbps;
  7. Suíça – 150,7 Mbps;
  8. Hong Kong – 142,8 Mbps;
  9. Reino Unido – 133,5 Mbps;
  10. Alemanha – 102 Mbps.

Fora do Top 10 temos duas importantes potências mundiais, os Estados Unidos com 50,9 Mbps, e a Holanda com 79,2 Mbps. 

5G no Brasil

5G no Brasil
5G no Brasil

No Brasil, o 5G começou a dar os seus primeiros passo quando foi lançado no mercado nacional pela Claro, a operadora de telefonia móvel disponibilizou em julho de 2020 a implantação do 5G DSS (Compartilhamento Dinâmico de Espectro), uma transição entre a quarta e a quinta geração da internet de dados. 

Em Julho três prestadoras de telecomunicações começaram a testar a ferramenta 5G no país, ao certo foram 8 capitais que obtiveram a função de servir de base para os testes, porém a tecnologia do 5G só estará disponível para a grande massa brasileira após a Anatel, agência reguladora das operadoras, realizar um leilão previsto somente para 2021. 

Por enquanto, o que podemos afirmar é que o 5G que roda em fase de teste no Brasil é um DDS (Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro, em inglês) que compartilha frequências utilizadas pela rede 4G, ou seja ainda não tem um 5G puro. 

EUA X China

Os Estados Unidos e China travam uma disputa mundial para levar o 5G para diversos países, incluindo o Brasil. 

As duas maiores potências mundiais estão em guerra para conquistar o mercado de telecomunicações, e oferecer a sua própria tecnologia para proporcionar a viabilidade da nova geração de internet móvel.

Na semana do dia 23 de Outubro o governo nacional federal assinou acordos financeiros e comerciais com representantes legais dos EUA com a intenção de investir US$ 1 bi de dólares em nosso país, incluindo o lançamento da tecnologia 5G da telefonia móvel em solo brasileiro.

Esse acordo foi uma tentativa americana de barrar a aproximação do Brasil com a China, mais precisamente com a Huawei, empresa chinesa que está desenvolvendo o 5G lá e tem o intuito de trazer a ferramenta para o nosso país, diz especialistas políticos, econômicos e de geopolítica. 

A aproximação brasileira com o mercado dos EUA se dava pela aliança do Presidente Donald Trump com Bolsonaro, porém com a derrota do Republicano nas eleições americanas de 2020, resta saber se Joe Biden seu rival irá cumprir com o acordado, ou se há interesse por parte do Brasil, visto que o líder brasileiro não tem relações com o candidato Democrata. 

Quais os equipamentos já suportam o 5G no Brasil?

É importante salientar que o 5G não funcionará em qualquer aparelho, mesmo se a sua operadora disponibilizar a tecnologia no seu plano de celular, o seu aparelho móvel deve ser compatível.

Abaixo listamos para você os principais dispositivos que já estão disponíveis no mercado internacional. Confira:

  • Huawei Mate X;
  • Xiaomi Mi Mix 3;
  • LG V50 ThinQ 5G;
  • Samsung Galaxy S10 5G;
  • ZTE Axon 10 Pro 5G;
  • Alcatel 7 5G;
  • Moto Z3;
  • OnePlus 5G;
  • Oppo 5G;
  • Sony 5G.

Nesta lista podemos identificar uma variedade de marcas e modelos, ressaltando que o mercado de celulares internacional sempre busca estar antenado com as mudanças tecnológicas para não ficar para trás. 

Conclusão!

Sob o aspecto tecnológico podemos concluir que o 5G é uma nova revolução para o mundo de celulares, tornando a conexão mais estável, rápida e múltipla em diferentes aparelhos, garantindo também que diversos dispositivos móveis se conectam ao mesmo tempo.

O 5G entrega um funcionamento com mais rapidez e eficiência e dispara na frente dos seus antecessores, o 3G e 4G. Com o 5G o usuário pode esperar que o celular receptor receba as informações enviadas por ele com uma maior velocidade, o que elimina alguns possíveis “delays” presentes nas tecnologias que obtemos hoje em dia.  

No Brasil a disputa para a implementação de fato do 5G em todo território nacional ainda depende de novos acordos financeiros, e as próximas articulações políticas do Presidente Bolsonaro, e o Presidente eleito neste ano pelos Estados Unidos. 

Devemos ficar de olho no mercado chinês que ainda persiste em conquistar o território brasileiro e trazer a sua tecnologia para o nosso país, mesmo que os Estados Unidos largue na frente, por já possuir documentos assinados que garanta os investimentos financeiros no Brasil na área tecnológica. A guerra EUA X China no aspectos do 5G está apenas começando por aqui.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.