Windows 11: Saiba Tudo Sobre o Novo Sistema

Windows 11: Saiba Tudo Sobre o Novo Sistema

Flavio Flavio 22 out 2021

Windows 11 foi anunciado no dia 24 de junho de 2021 pela Microsoft e será o mais novo sistema operacional (SO) para computadores e notebooks da empresa. Com esse anúncio surgem diversos rumores, expectativas e ansiedades em relação a como será a interface, desempenho, segurança e diversos outros aspectos do novo sistema. 

A Microsoft é uma empresa transnacional reconhecida por diversas pessoas e trabalhadores que se utilizam de dispositivos tecnológicos em suas vidas e trabalhos. Foi fundada em 1975 por Bill Gates, considerado um dos maiores pensadores de tecnologia ainda vivos. 

A Microsoft ainda aposta em lançar um sistema que consiga combinar interfaces sensíveis ao toque com a de um desktop comum, assim como tentaram fazer com o Windows 8 e o Windows 10x que nem chegou a ser realmente lançado. 

Para que você entenda tudo sobre esse novo sistema operacional e saiba o que já foi anunciado sobre o Windows 11, preparamos esse artigo com todas informações já confirmadas pela empresa e o que você pode aguardar dele.

Receba Novidades

O que esperar de novo no Windows 11? 

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, foi responsável pelo anúncio do novo sistema operacional e das novidades que ele trará. Ele colocou o novo sistema da empresa como uma das “maiores atualizações da década” relacionadas a sistemas operacionais para computadores e notebooks. 

No vídeo de anúncio feito pela Microsoft, é possível perceber algumas mudanças da interface que foi retrabalhada, trazendo um novo som de inicialização, um logotipo retrabalhado e simétrico, nova barra de tarefas, menu inicializar e diversos outros aspectos estéticos que darão o rosto do SO. 

Novo menu iniciar 

Agora o menu iniciar do Windows será centralizado, diferente de todas as outras versões em que era encontrado em um dos cantos da tela. Em forma de balão, o menu não se conecta mais à barra de tarefas e não mostra todos os aplicativos em disposição de lista vertical deslizável. 

Além disso, o menu iniciar terá adaptabilidade ao seu uso, mostrando documentos recentes, aplicativos mais usados, permitindo configuração de interface de notícias e tudo isso em uma interface mais limpa e intuitiva de ser usada.

Processamento de multitarefas 

O Windows 11 promete um melhor gerenciamento de múltiplas janelas e tarefas abertas no sistema. Outro ponto que foi melhorado é a interação entre múltiplas telas e aplicativos abertos nelas.  

Foi divulgado que o SO terá capacidade de guardar os pontos em que os aplicativos estavam abertos e em caso de desligamento de um dos monitores, o aplicativo será aberto no mesmo ponto na tela principal, evitando assim perda de trabalhos, jogos e arquivos não salvos.

Volta dos widgets 

Os widgets ganharam muita popularidade com os telefones móveis, servindo para facilitar e agilizar o acesso de aplicativos, informações e funcionalidades do dispositivo para os usuários. Com os computadores não foi diferente, a interface do Windows com o tempo ganhou widgets que eram adorados pelos usuários. 

Desde o Windows 8 não foram inseridos os widgets nos SOs da Microsoft, mas agora eles terão uma janela dedicada e poderão ser invocados a qualquer momento, possibilitando sua maximização e abertura de aplicativos relacionados. 

Com isso, a interface de widgets ficará mais intuitiva e inteligente, podendo ser acionada somente quando o usuário desejar, diferentemente de antes que ficavam na tela inicial ou no menu iniciar, poluindo a interface.

Novos aplicativos nativos Microsoft 

Uma das grandes novidades anunciadas pela empresa foi a integração de novos recursos e do aplicativo Microsoft Teams como nativo do Windows 11. Especula-se que foi uma aposta para atrair novos clientes, principalmente em tempos de pandemia, que precisam de recursos para se comunicar com familiares e no ambiente de trabalho devido ao home office. 

Outro aplicativo que foi inserido como nativo no novo sistema operacional foi o próprio para Xbox, que antes era baixado à parte. Com isso, facilita-se o acesso ao Xbox Game Pass e aos jogos disponibilizados dentro desse serviço. 

Grande atualização na Loja Microsoft 

A loja de aplicativos da Microsoft não chamava muito a atenção dos consumidores e dos desenvolvedores de aplicativos. A empresa decidiu então investir fortemente neste aspecto para atrair a atenção desses públicos. 

Agora, além de uma interface melhorada, intuitiva e mais agradável, os usuários terão maiores e melhores informações sobre os aplicativos disponibilizados. Além disso, agora contará com suporte para aplicativos Android, graças a uma parceria com a Amazon. 

Essa nova possibilidade de uso permite que desenvolvedores de aplicativos pensem em programas multiplataformas, que sejam utilizáveis pelo usuário tanto em seu celular quanto em seu computador. 

Com isso, os aplicativos que já existem para celulares Android serão tratados como nativos do Windows 11 e poderão ser utilizados de forma totalmente compatível. No vídeo de anúncio é possível ver o TikTok sendo usado na tela de trabalho com a possibilidade de redimensionar a aba.

Desempenho de jogos no novo Windows 

Um importante mercado no Brasil e no mundo, que vem crescendo a cada ano, é o de jogos eletrônicos. Muitos jogadores procuram sistemas operacionais leves, que tenham ferramentas que potencializam o desempenho dos jogos, mas sem perder a qualidade gráfica dos mesmos. 

O Windows 11 traz em seu sistema uma ferramenta de Auto HDR que fará um balanceamento de cores automático, mostrando cores mais vivas e nítidas na tela enquanto o usuário joga. 

Outra ferramenta importante que será adicionada para os jogadores é o Direct Storage. Ele permite que os jogos rodem sem engasgos, melhorando o desempenho dos SSDs de alta velocidade e também o processamento de informações e ações durante a jogatina. 

Tudo isso junto com o novo suporte para o Xbox Game Pass possibilitará uma experiência de jogos melhorada tanto para jogos de computador quanto aqueles da plataforma Xbox, mostrando que a Microsoft pode cada vez mais apostar na interação multiplataforma. 

Como será feita a atualização para o Windows 11?

windows11

Windows 11

A atualização para o novo sistema operacional Windows 11 será feito de forma gratuita para computadores e notebooks com os componentes mínimos requeridos pela Microsoft. A data de lançamento ainda não foi anunciada, mas os requisitos mínimos sim e eles são: 

  • 4 GB de RAM; 
  • 64 GB de armazenamento interno; 
  • Display de 9 polegadas e 1366 x 768 de resolução; 
  • Gráficos compatíveis com DirectX 12; 
  • Processador de dois núcleos (64-bit) de 1 GHz.

Rumores e indícios da Microsoft indicam que a empresa deseja lançar o Windows 11 ainda no ano de 2021, perto do final dele. Então os amantes da tecnologia já podem ficar atentos para atualizar o seu sistema operacional em breve e aproveitar a mais nova interface, ferramentas, aplicativos e recursos melhorados desse SO.

Vale a pena atualizar meu sistema operacional para o Windows 11? 

Tratando-se de uma atualização gratuita e caso você tenha um computador com os requisitos necessários para a utilização do Windows 11, parece uma boa opção fazer a atualização para o mais novo sistema operacional da Microsoft. 

Acredita-se que o Windows 11 pode ser um dos queridinhos dos usuários, assim como foram alguns anteriores que ainda são utilizados por algumas pessoas que não desapegam deles. 

Alguns recursos do último Windows serão deixados de lado e não farão parte da versão 11, como por exemplo, o grupo de aplicativos no menu iniciar, Live Tiles, Linha do Tempo. Através dos dados recolhidos pela empresa, ficou claro que esses recursos não eram utilizados e então abriram espaço para novos. 

Por fim, não há motivos aparentes para não atualizar seu sistema operacional, o Windows 11 vem cheio de novidades e a comunidade está olhando com bons olhos para elas. Não deixe de aproveitar a possibilidade de experimentá-las de forma gratuita e atualizar sua forma de utilizar computadores.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos