A Revolução do Ensino a Distância e as Projeções Para 2021
O ano de 2020 foi um verdadeiro desafio para alunos e professores, que impactados pela pandemia da covid-19, passaram a depender das aulas online. Milhões de estudantes por todo o mundo precisaram adaptar a tecnologia para prosseguir com os seus estudos. O Tudo Tecnologia lhe mostra a revolução do ensino a distância e as projeções para a aulas online de 2021.
Venha com o Tudo Tecnologia que lhe explicamos todos os detalhes!
- O que é o ensino a distância?;
- Efeitos da pandemia da Covid-19 nos estudos de 2020;
- As tecnologias que marcaram presença nas aulas online;
- Plataformas EAD gratuitas;
- Materiais didáticos online;
- Conclusão e as projeções para 2021!.
O que é o ensino a distância?
As salas de aulas, centro acadêmicos e polos de estudo se expandiram e há muitos anos já figuram dentro das telinhas de milhões de brasileiros. O ensino a distância, popularmente conhecido como EAD, é um dos recursos mais utilizados por estudantes que possuem uma rotina corrida e não conseguem se deslocar até uma escola ou universidade.
Com as aulas online os alunos podem acessar o conteúdo por onde estiver, seja em casa, no trabalho, em uma viagem ou outro lugar. Seja no celular, Smart TV, computador, notebook ou tablet, o estudante acompanha as atividades com o auxílio da internet fixa ou 4G.
O EAD revolucionou os meios de estudos e democratizou o acesso à educação básica, média, técnica e superior no Brasil. Muitos alunos optam por esta modalidade por diversos benefícios, veja abaixo:
- praticidade: acesse o conteúdo quando e onde estiver pela internet;
- deslocamento: não é preciso se deslocar até a unidade escolar ou acadêmica;
- preço: o ensino a distância é mais barato que aulas presenciais, há cursos em faculdades a partir de R$19,99/mês;
- contéudo extra: nas plataformas online das escolas e universidades há sempre um material de apoio para auxiliar nos estudos;
- rotina: se você tem um dia a dia corrido, o EAD é a melhor escolha para você conciliar os estudos com o trabalho.
Receba Novidades
Efeitos da pandemia da Covid-19 nos estudos de 2020
A pandemia do novo coronavírus impactou estudantes e professores mundo afora, foram milhões de alunos que deixaram as unidades escolares para estudarem a distância. Com o auxílio da tecnologia, a internet desde março de 2020 foi um dos principais meios de aprendizagem dos alunos.
No Brasil não foi diferente, governadores e prefeitos decretaram o fechamento de escolas e universidades para minimizar o número de contágios e preservar a vida de milhões de brasileiros.
Muitas instituições de ensino disponibilizaram material online, aulas online, conteúdos impressos enviados às residências dos alunos e outras ações para prosseguir com o ano letivo.
Com este novo desafio milhares de alunos que nunca tiveram aula a distância se viram refém da tecnologia e descobrindo materiais, recursos, softwares, programas e sites para o auxílio da aprendizagem.
As tecnologias que marcaram presença nas aulas online em 2020 e o cenário para os próximos anos
Alunos de todos os níveis precisaram se adaptar à nova rotina de estudos remotos. Desde o ensino fundamental, passando pelos vestibulares e os cursos de graduação, pós e mestrado precisaram renovar suas metodologias para dar conta da nova realidade.
A seguir você confere um pouco mais sobre as principais ferramentas utilizadas por alunos, escolas e professores para não perder o ritmo dos estudos durante a pandemia.
Ensino a distância: Google Classroom
O Google Classroom ou Google Class, popularmente chamada, é uma ferramenta que permite que alunos e professores se reúnam em uma sala de aula virtual para aulas online.
Este recurso do Google é gratuito e foi adotado por milhares de instituições educacionais durante a pandemia da covid-19. O Classroom pode ser acessado pelo computador ou celular (Android e iOS).
Quais são os recursos para aulas online do Google Classroom?
Com o Google Classroom os professores podem:
- criar tópicos de conteúdo didático;
- adicionar perguntas ao alunos;
- anexar atividades;
- definir pontuação para cada exercício e o tempo para entrega;
- os materiais podem ser compartilhados em PDF, fotos, vídeos e links para sites.
Google Meet
O Google Meet é um recurso muito utilizado para vídeo chamadas de trabalhos cooperativos e atividades escolares e acadêmicas. A plataforma consiste basicamente em uma ferramenta que conecta pessoas mundo afora através do som e imagem pela internet.
No mundo corporativo, basta enviar o link da reunião e utilizar o acesso para se conectar a equipe de trabalho em seu home office. Na sala de aula virtual, o Meet é utilizado para aulas online e reuniões para definir atividades.
Com o Google Meet é como se você estivesse em uma sala de aula ou em uma empresa dentro de casa.
Zoom
O Zoom é o principal concorrente do Google Meet, a ferramenta é utilizada para reuniões e aulas online por meio da videoconferência, bate-papo e colaboração móvel. A plataforma é uma das mais populares no ramo, e está presente em milhares de países pelo mundo, conhecida mundialmente por sua confiabilidade e facilidade de uso.
Com o Zoom você ainda conta com:
- Privacidade e Segurança;
- Ensino a distância;
- Trabalho remoto;
- Organização de eventos virtuais;
- Telessaúde.
Plataformas EAD gratuitas para você hospedar cursos e aulas online
Em meio a crise da epidemia do coronavírus, muitos alunos, professores, ou recém-formados decidiram compartilhar com outras pessoas aquilo que já aprenderam, e decidiram dar aulas online.
Milhares de pessoas apostaram na solidariedade para ensinar o conhecimento que já obtiveram e partilhar com o maior número de pessoas possível pela internet. O Tudo Tecnologia listou as principais plataformas EAD gratuitas para você hospedar os seus cursos online.
- Hotmart;
- Moodle;
- Udemy;
- Thinkific;
- Eadbox – 7 dias de teste grátis.
Materiais didáticos online
Muitos sites e blogs oferecem diversos conteúdos didáticos online para lhe auxiliar nas aulas virtuais, proporcionando mais aprendizado e conhecimento complementar, por meio do vídeo, foto, tabela, gráfico, áudio e vídeo aulas.
Confira a lista que o Tudo Tecnologia preparou para você com os 5 melhores sites de materiais didáticos online.
- M³ Matemática Multimídia – conteúdos voltados para materiais de exatas;
- Escola Digital – diversos assuntos de distintas matérias entre: química, física e história;
- Portal do Professor – vídeos, fotos e áudios de diversas disciplinas escolares;
- Recursos Educacionais Abertos – conteúdos colaborativos de ensino em diversos formatos;
- Projeto SEEDUC – material didático multimídia bem completo de 13 matérias.
Testes e provas online
A fim de alcançar o maior número de alunos, muitas instituições educacionais, entre escolas e universidades, disponibilizam os seus testes e provas em formato virtual para os alunos realizarem o exame.
Essa prática é bastante comum em diversas matérias e centros educacionais, por sua praticidade e contribuindo na rapidez da correção, visto que o próprio computador é programado para avaliar as questões.
Muitos concursos e vestibular também adotaram essa maneira, e oferecem diversas opções de cursos para o ingresso virtual, por meio da prova online.
Tablets, computadores, celulares e notebooks
Os principais dispositivos de tecnologia que já figuram nos lares brasileiros, foram os aliados de alunos e professores para a realização das aulas online, em decorrência da covid-19.
Os tablets, computadores, celulares e notebook obtiveram um salto considerável na compra por consumidores em comparação ao mesmo período do ano passado. Muitas pessoas precisaram se adaptar para conseguir trabalhar e estudar em casa.
Foi preciso equipar o “cantinho” dos estudos e modernizar a aprendizagem com a ajuda dos aparelhos e planos de internet com gigas e megas robustos e potentes.
Conclusão e as projeções para 2021!
O EAD é uma realidade mais que natural na vida dos brasileiros, a pandemia do coronavírus impactou consideravelmente e abriu portas para novos adeptos da modalidade.
As aulas online são mais práticas, baratas e contribuem para aqueles que possuem uma rotina corrida entres escola e trabalho.
Para 2021 é possível considerar que novas plataformas surgirás para auxiliar milhares de alunos e professores pelo mundo todo, além do crescimento considerável do número de estudantes em regime remoto.
Com os avanços tecnológicos, o dia a dia das pessoas foi otimizado, e a tendência é que isso continue em constante evolução, para facilitar e potencializar o tempo, e tornar a educação mais democrática e acessível a todos.