A Revolução do Ensino a Distância e as Projeções Para 2021

A Revolução do Ensino a Distância e as Projeções Para 2021

Flavio Flavio 07 jan 2021

O ano de 2020 foi um verdadeiro desafio para alunos e professores, que impactados pela pandemia da covid-19, passaram a depender das aulas online.

Milhões de estudantes por todo o mundo precisaram adaptar a tecnologia para prosseguir com os seus estudos. O Tudo Tecnologia lhe mostra a revolução do ensino a distância e as projeções para a aulas online de 2021.

Venha com o Tudo Tecnologia que lhe explicamos todos os detalhes!

O que é o ensino a distância?

As salas de aulas, centro acadêmicos e polos de estudo se expandiram e há muitos anos já figuram dentro das telinhas de milhões de brasileiros. O ensino a distância, popularmente conhecido como EAD, é um dos recursos mais utilizados por estudantes que possuem uma rotina corrida e não conseguem se deslocar até uma escola ou universidade.  

Com as aulas online os alunos podem acessar o conteúdo por onde estiver, seja em casa, no trabalho, em uma viagem ou outro lugar. Seja no celular, Smart TV, computador, notebook ou tablet, o estudante acompanha as atividades com o auxílio da internet fixa ou 4G.

O EAD revolucionou os meios de estudos e democratizou o acesso à educação básica, média, técnica e superior no Brasil. Muitos alunos optam por esta modalidade por diversos benefícios, veja abaixo:

  1. praticidade: acesse o conteúdo quando e onde estiver pela internet;
  2. deslocamento: não é preciso se deslocar até a unidade escolar ou acadêmica;
  3. preço: o ensino a distância é mais barato que aulas presenciais, há cursos em faculdades a partir de R$19,99/mês;
  4. contéudo extra: nas plataformas online das escolas e universidades há sempre um material de apoio para auxiliar nos estudos;
  5. rotina: se você tem um dia a dia corrido, o EAD é a melhor escolha para você conciliar os estudos com o trabalho. 

Efeitos da pandemia da Covid-19 nos estudos de 2020 

A pandemia do novo coronavírus impactou estudantes e professores mundo afora, foram milhões de alunos que deixaram as unidades escolares para estudarem a distância. Com o auxílio da tecnologia, a internet desde março de 2020 foi um dos principais meios de aprendizagem dos alunos. 

No Brasil não foi diferente, governadores e prefeitos decretaram o fechamento de escolas e universidades para minimizar o número de contágios e preservar a vida de milhões de brasileiros. 

Muitas instituições de ensino disponibilizaram material online, aulas online, conteúdos impressos enviados às residências dos alunos e outras ações para prosseguir com o ano letivo. 

Com este novo desafio milhares de alunos que nunca tiveram aula a distância se viram refém da tecnologia e descobrindo materiais, recursos, softwares, programas e sites para o auxílio da aprendizagem. 

As tecnologias que marcaram presença nas aulas online em 2020 e o cenário para os próximos anos

Alunos de todos os níveis precisaram se adaptar à nova rotina de estudos remotos. Desde o ensino fundamental, passando pelos vestibulares e os cursos de graduação, pós e mestrado precisaram renovar suas metodologias para dar conta da nova realidade.

A seguir você confere um pouco mais sobre as principais ferramentas utilizadas por alunos, escolas e professores para não perder o ritmo dos estudos durante a pandemia.

Google Classroom

videochamadas
Com o Google Classroom você pode ter a sala de aula dentro de casa

O Google Classroom ou Google Class, popularmente chamada, é uma ferramenta que permite que alunos e professores se reúnam em uma sala de aula virtual para aulas online.

Este recurso do Google é gratuito e foi adotado por milhares de instituições educacionais durante a pandemia da covid-19. O Classroom pode ser acessado pelo computador ou celular (Android e iOS).

Quais são os recursos para aulas online do Google Classroom?

Com o Google Classroom os professores podem:

  • criar tópicos de conteúdo didático;
  • adicionar perguntas ao alunos;
  • anexar atividades;
  • definir pontuação para cada exercício e o tempo para entrega;
  • os materiais podem ser compartilhados em PDF, fotos, vídeos e links para sites.

Google Meet

O Google Meet é um recurso muito utilizado para vídeo chamadas de trabalhos cooperativos e atividades escolares e acadêmicas. A plataforma consiste basicamente em uma ferramenta que conecta pessoas mundo afora através do som e imagem pela internet. 

No mundo corporativo, basta enviar o link da reunião e utilizar o acesso para se conectar a equipe de trabalho em seu home office. Na sala de aula virtual, o Meet é utilizado para aulas online e reuniões para definir atividades. 

Com o Google Meet é como se você estivesse em uma sala de aula ou em uma empresa dentro de casa. 

Zoom

O Zoom é o principal concorrente do Google Meet, a ferramenta é utilizada para reuniões e aulas online por meio da videoconferência, bate-papo e colaboração móvel. A plataforma é uma das mais populares no ramo, e está presente em milhares de países pelo mundo, conhecida mundialmente por sua confiabilidade e facilidade de uso.   

Com o Zoom você ainda conta com:

  • Privacidade e Segurança;
  • Ensino a distância;
  • Trabalho remoto;
  • Organização de eventos virtuais;
  • Telessaúde.

Plataformas EAD gratuitas para você hospedar cursos e aulas online

Em meio a crise da epidemia do coronavírus, muitos alunos, professores, ou recém-formados decidiram compartilhar com outras pessoas aquilo que já aprenderam, e decidiram dar aulas online.

Milhares de pessoas apostaram na solidariedade para ensinar o conhecimento que já obtiveram e partilhar com o maior número de pessoas possível pela internet. O Tudo Tecnologia listou as principais plataformas EAD gratuitas para você hospedar os seus cursos online.  

  • Hotmart;
  • Moodle;
  • Udemy;
  • Thinkific;
  • Eadbox – 7 dias de teste grátis.

Materiais Didáticos Online 

Muitos sites e blogs oferecem diversos conteúdos didáticos online para lhe auxiliar nas aulas virtuais, proporcionando mais aprendizado e conhecimento complementar, por meio do vídeo, foto, tabela, gráfico, áudio e vídeo aulas. 

Confira a lista que o Tudo Tecnologia preparou para você com os 5 melhores sites de materiais didáticos online.

  1. M³ Matemática Multimídia – conteúdos voltados para materiais de exatas;
  2. Escola Digital – diversos assuntos de distintas matérias entre: química, física e história;
  3. Portal do Professor – vídeos, fotos e áudios de diversas disciplinas escolares;
  4. Recursos Educacionais Abertos – conteúdos colaborativos de ensino em diversos formatos;
  5. Projeto SEEDUC – material didático multimídia bem completo de 13 matérias.

Testes e Provas Online

A fim de alcançar o maior número de alunos, muitas instituições educacionais, entre escolas e universidades, disponibilizam os seus testes e provas em formato virtual para os alunos realizarem o exame.

Essa prática é bastante comum em diversas matérias e centros educacionais, por sua praticidade e contribuindo na rapidez da correção, visto que o próprio computador é programado para avaliar as questões. 

Muitos concursos e vestibular também adotaram essa maneira, e oferecem diversas opções de cursos para o ingresso virtual, por meio da prova online.

Tablets, computadores, celulares e notebooks

Os principais dispositivos de tecnologia que já figuram nos lares brasileiros, foram os aliados de alunos e professores para a realização das aulas online, em decorrência da covid-19. 

Os tablets, computadores, celulares  e notebook obtiveram um salto considerável na compra por consumidores em comparação ao mesmo período do ano passado. Muitas pessoas precisaram se adaptar para conseguir trabalhar e estudar em casa. 

Foi preciso equipar o “cantinho” dos estudos e modernizar a aprendizagem com a ajuda dos aparelhos e planos de internet com gigas e megas robustos e potentes. 

Conclusão e as projeções para 2021!

O EAD é uma realidade mais que natural na vida dos brasileiros, a pandemia do coronavírus impactou consideravelmente e abriu portas para novos adeptos da modalidade. 

As aulas online são mais práticas, baratas e contribuem para aqueles que possuem uma rotina corrida entres escola e trabalho. 

Para 2021 é possível considerar que novas plataformas surgirás para auxiliar milhares de alunos e professores pelo mundo todo, além do crescimento considerável do número de estudantes em regime remoto.

Com os avanços tecnológicos, o dia a dia das pessoas foi otimizado, e a tendência é que isso continue em constante evolução, para facilitar e potencializar o tempo, e tornar  a educação mais democrática e acessível a todos.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.