A Revolução dos Meios de Pagamento e as Projeções Para 2021

A Revolução dos Meios de Pagamento e as Projeções Para 2021

Flavio Flavio 09 dez 2020

Focadas em soluções digitais, as instituições bancárias, lojas e contas digitais criaram formas de pagamentos mais rápidas, seguras e flexíveis, otimizando o tempo das pessoas e minimizando burocracias.

Hoje, o Tudo Tecnologia te mostra a revolução dos meios de pagamento e as projeções para 2021.

O que são meios de pagamento?

Pagar uma conta, compra, boleto ou uma assinatura de plano nunca foi tão fácil. Hoje em dia, as operadoras, lojas, e instituições bancárias desenvolveram formas para facilitar os serviços e oferecer um leque variado de opções de pagamento.

Sem levantar do sofá e com alguns cliques você consegue pagar a sua academia, faculdade, manicure e conta de luz. Longe daquelas enormes filas bancárias ou das casas lotéricas, você efetua pagamento, com mais praticidade e economiza o seu tempo, visto que o nosso dia a dia é sempre corrido.

Essas revoluções só acontecem graças aos avanços tecnológicos que serviram e servem de suporte para a criação de formas de pagamentos mais seguras e eficientes, como maquininhas, boleto eletrônico, link de pagamento, transferência bancária, aplicativos, contas digitais, PIX e muitas outras. 

A Revolução dos Meios de Pagamento em Lojas e Restaurantes 

Muitos restaurantes e lojas de departamentos já trabalham com o intuito de evitar enormes filas nos caixas, com o auxílio de novas alternativas de pagamento, o consumidor economiza tempo e tem a experiência do digital. 

Ao chegar ao estabelecimento, o cliente pode realizar o seu pedido por um totem de autoatendimento, onde solicita o que desejar, e pode pagar por lá mesmo, utilizando cartão de crédito ou débito. Uma mão na roda, não é mesmo?

Com o suporte de aplicativos, restaurantes já disponibilizam o cardápio, e os consumidores já sabem as opções que poderão solicitar, ou até mesmo fazer uma reserva. Também é possível nem ir até o local e pedir para que a sua comida seja entregue em casa, pelo app da marca ou de algum parceiro, como Ifood, Uber Eats e Rappi. 

Nas lojas as compras onlines dominam a preferência dos clientes, segundo um levantamento do NZN Intelligence, 74% das pessoas preferem fazer compras pela internet do que em lojas físicas. Isso representa que em torno de 210 milhões de brasileiros, 155,4 milhões preferem comprar online do que offline.

Aplicativos de pagamento

Um dos meios de pagamentos mais recorrentes para os brasileiros são os aplicativos, bancos e lojas já possuem a plataforma e disponibilizam os recursos com finalidades onlines para realizar compra, fazer transferência, receber dinheiro, visualizar o status do pedido, rastrear a mercadoria, pagar pelo item, solicitar apoio da equipe técnica e muito mais.

Hoje, é possível pagar diversas contas e boletos utilizando a internet de casa, pagando pelo app do seu banco, da sua loja ou do seu cartão de crédito. Uma facilidade e tanto né?

Confira a seguir, os apps de pagamento mais populares no Brasil:

APPFUNÇÃO
RECARGAPAYfaça recarga de celular ou TV por assinatura da modalidade Pré-paga (TV Livre).
o app também disponibiliza a função de pagamentos de contas e boletos
PICPAYpagamentos, recebimentos e transferências no geral
PAYPALpagamentos, recebimentos e transferências no geral
MERCADO PAGOpagamentos, recebimentos e transferências no geral
IQ CONTASregistre suas contas de luz, água, telefone, gás ou internet para evitar a necessidade de digitar códigos de barras a cada mês.

Contas Digitais

As Contas Digitais dominaram o cenário bancário nos último anos, por sua flexibilidade e gratuidade. Os clientes passaram a ter mais alternativas para guardar o seu dinheiro, ou receber o salário, por meio de bancos digitais, que exclusivamente só funcionam pela internet e pelo atendimento telefônico. 

A seguir, veja os principais destaques desse últimos tempos:

  • NuBank;
  • Ame Digital
  • Banco Inter;
  • Agibank;
  • Modalmais;
  • Banco Next;
  • Banco Neon;
  • Superdigital;
  • Sofisa Direto;
  • Pag!;
  • PagBank, do PagSeguro;
  • C6 Bank;
  • Banco BS2.

Quais são os benefícios de ter uma conta digital?

Com as Contas Digitais você pode pagar suas contas pelo app do banco, participar de programas de recompensa, ter desconto em lojas e restaurantes, ganhar cashback, obter um cartão de crédito sem anuidade (muitos oferecem) e muitas outras vantagens.

Ame Digital

A Ame Digital é uma conta digital criada pela Lojas Americanas, sendo mais uma alternativa para os meios de pagamento. A conta funciona como outras contas digitais comuns, porém o seu diferencial é o cashback, recurso obtido pelos clientes que realizam algum pagamento em lojas parceiras da empresa pela plataforma. 

O cashback funciona assim, você paga suas compras em algum estabelecimento parceiro das Lojas Americanas por meio da Ame Digital, e recebe um valor em dinheiro de volta.  

A conta digital está disponível para smartphones com sistema Android e iOS, e também possui recursos populares como transferência de dinheiro, recebimento de valor, pagamento de contas e muito mais. 

Carteiras digitais

mercado pago
O Mercado Pago é uma das principais carteiras digitais do Brasil

As Carteiras Digitais são uma maneira de armazenar o seu dinheiro virtualmente, com mais segurança, podendo realizar transações com moedas correntes ou criptografadas, como a Bitcoin, ou realizar transferências, fazer pagamentos e outras finalidade com o saldo da sua carteira digital. 

Carteiras digitais mais populares no Brasil:

  • Mercado Pago;
  • PayPal;
  • PagSeguro;
  • Samsung Pay;
  • Apple Pay;
  • Google Pay;
  • Code Money.

Como funciona as carteiras digitais?

A Carteira digital é uma função que lhe permite realizar transações eletrônicas pela aproximação do seu dispositivo smart, é só você adicionar o seu cartão de crédito ou débito nos apps compatíveis ao modelo do seu smartphone, relógio ou pulseira.

Criptomoedas – Bitcoins

Desde o seu surgimento em 2009, as criptomoedas estão se popularizando cada vez mais em nosso país, e em escala mundial, a funcionalidade desta ferramenta nada mais é que, o dinheiro exclusivamente digital para os usuários realizarem compras, vendas, transações, receber e enviar valores pela internet. 

Como funciona a moeda virtual Bitcoin?

A criptomoeda mais utilizada é a Bitcoins, ela só funciona no ambiente web e não necessita de bancos ou aprovação do governo para validar sua existência. 

As Bitcoins permitem transações, pagamentos e recebimentos pela internet, sem cobranças de taxas, combinadas com o Blockchain, que são livros de razão pública que garantem a com segurança e legitimidade das ações.

Pagamento por link

O pagamento por link é como o próprio nome diz, uma forma de pagamento, no qual o lojista envia um link para o consumidor, sem a necessidade de acessar a loja online, selecionar os produtos e nem finalizar a compra.

Basta o cliente acessar a URL do link e preencher os dados para o pagamento, como informações do cartão, número de parcelas, dados do comprador e encerrar o pedido. O link pode ser personalizado pela loja e ter a identidade visual da marca, tal como as formas de pagamento disponíveis e quanto tempo esse link ficará disponível.

PIX

O PIX é umas das novidades para o ano de 2020, criado pelo Banco Central, o recurso consiste basicamente em transferência bancária sem taxas a qualquer dia ou hora, sem restrições de horários, final de semana ou feriados. 

Com isso, você transfere seu dinheiro para qualquer outro banco, sem taxações durante os 7 dias da semana e 24 horas/dia. Com o PIX as transferências bancárias ficaram mais práticas, porém a nova ferramenta não anula, até o momento, as transações e depósitos convencionais, o novo recurso só é mais uma das opções. 

Para utilizar o PIX você precisa cadastrar em seu banco uma chave de segurança, que pode ser :

  • o número do celular;
  • e-mail;
  • número do CPF;
  • código aleatório. 

Ao acessar o app da sua instituição bancária, clique em o PIX > logo em seguida informe a chave da pessoa que deseja enviar o dinheiro > confira os dados > digite o valor a ser enviado > confirme, e pronto! O valor estará disponível na conta do destinatário em até 20 segundo. 

Conclusão e as projeções para 2021!

Visto que o comportamento da humanidade muda com frequência, para os próximos anos podemos garantir que os especialistas, empresários, cientistas e instituições bancárias irão estudar novos meios de pagamento para suprir novas demandas e novidades de mercado. 

Um dos pontos alto para 2021 é o uso mais frequente do QR Code, recurso em que o cliente aponta a câmera do celular e já obtém um link para realizar um pagamento ou transferência.

Além disso, podemos destacar os estudos que estão a todo vapor pelo WhatsApp. A rede social de mensagens busca uma maneira de implementar um meio de pagamento dentro do app, para que os usuários paguem suas contas e boletos com a mesma facilidade de enviar uma foto ou vídeo.

Por fim, o Bitcoin vem se valorizando e sendo adotado aos poucos, mas talvez logo seja algo comum, visto que o número de novos adeptos saltam a cada mês, e novos consumidores descobrem mais um dos meios de pagamento no mercado.

Com os avanços tecnológicos, o dia a dia das pessoas foi otimizado, e a tendência é que isso continue em constante evolução, para facilitar e potencializar o tempo, e tornar os meios de pagamentos mais acessíveis a todos., com uma pluralidade de opções. 

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.