Alexa: Veja Todos os Benefícios da Assistente Virtual da Amazon!

Alexa: Veja Todos os Benefícios da Assistente Virtual da Amazon!

Flavio Flavio 04 nov 2021

Entre todos os benefícios que a tecnologia tem trazido para o nosso cotidiano, com certeza a Alexa é um dos que mais se destaca. A proposta de ter uma assistente virtual para te ajudar com coisas do dia a dia é extraordinária. E, acredite: é muito bom ter uma! 

Contribuindo desde a organização de sua agenda, até para manter a sua casa limpa e organizada, essa presença passa a ser indispensável quando você nota como a sua rotina se otimiza devido a sua ajuda. 

Mas, nem todo mundo ainda tem conhecimento sobre as vantagens que um assistente virtual pode trazer. Por isso, nós organizamos esse conteúdo que fala tudo sobre eles, como são vantajosos para o dia a dia e como podem contribuir para tornar o seu cotidiano melhor.

Veja mais sobre:

Conhecendo a Alexa

Alguns assistentes virtuais se tornaram mais conhecidos, como a Siri e a Cortana. Mas, uma concorrente de peso apareceu por aí e tem conquistado o coração de muita gente: a Alexa. 

A Alexa é a assistente virtual desenvolvida pela Amazon, gigante do varejo online, entretenimento e, agora, ótima na criação de facilidades para o nosso cotidiano. Ela foi criada em 2014, mas chegou em terras brasileira há pouco tempo e, por isso, ainda gera algumas ressalvas. 

Isso acontece, principalmente, porque ela apresenta algumas funcionalidades mais complexas que os outros assistentes disponíveis no mercado. Além disso, suas características de privacidade ainda deixam um pouco a desejar. Falaremos sobre esses detalhes ao longo do conteúdo. 

Mas, o que vale a pena destacar: essa categoria de inteligência artificial é uma tendência mundial na otimização de rotina. Logo, vale a pena saber um pouco mais sobre elas.

Receba Novidades

Como usar um assistente virtual como a Alexa?

A Alexa, como os outros assistentes virtuais, surgiu para facilitar a rotina das pessoas, sendo capaz de executar algumas tarefas simples. Essencialmente, ela responde à comando de voz, para os quais ela foi programada para entender e realizar a ordem.  

Então, quando você diz “Alexa, coloque uma música animada”, ela compreende o que isso significa, se conecta com o dispositivo compatível e executa a sua ordem. Você não precisará parar o que está fazendo, ir até o celular ou computador, escolher a música e reproduzi-la. Sua assistente virtual fará isso para você! 

Ela vem integrada aos equipamentos de alto falante da Amazon e, portanto, precisam dele para funcionar.

Vantagens de usar um assistente virtual

Quer conhecer os principais benefícios de investir em uma Alexa para chamar de sua? Nós organizamos os mais interessantes em uma pequena lista. Veja só:

Tornar alguns processos mais rápidos

Com a assistente virtual, você não vai precisar interromper o que está fazendo para realizar outras ações que sejam simples. Por exemplo, você pode pedir que ela faça uma ligação, enquanto você organiza a sua pasta. Também, já pode pedir o carro de app, enquanto ainda está se vestindo. 

Isso acelera alguns processos e te ajuda a ganhar tempo. Aliás, quem não quer uns minutinhos a mais para poder descansar?

Conexão a diversos dispositivos

A funcionalidade da Alexa é tanta, que ela consegue controlar dispositivos de diversos segmentos. É justamente por isso que ela acaba sendo considerada uma excelente opção para assistente virtual.  

Veja alguns aparelhos que ela consegue se conectar: 

  • Smartphones Android e iOS; 
  • Smart TVs; 
  • Headphones; 
  • Robôs limpadores; 
  • Plugs inteligentes da Amazon;
  • Sistemas elétricos residenciais.

Além desses, vale reforçarmos sobre a sua conectividade com os próprios equipamentos Echo, no qual ela está integrada.

Comando por voz

A tendência de comendo por voz das inteligências artificiais é outra vantagem a ser considerada. Desde que sejam dadas ordens de fácil entendimento, não é preciso que você realize nenhuma configuração extra e o assistente virtual entenderá perfeitamente.

Desvantagens de usar a Alexa

Da mesma maneira que fizemos questão de demonstrar quais as vantagens de ter uma assistente virtual, como a Alexa para contribuir com a sua rotina, também é necessário que a gente fale sobre as desvantagens que seu uso pode trazer. 

São detalhes que podem influenciar em sua decisão de compra e que, por isso, vale a pena serem destacados.

Facilidade em acessar as ordens que foram dadas

Uma das desvantagens mais palpáveis da Alexa, é a fragilidade na privacidade. Como ela executa funções a partir de um comando de voz, é possível que qualquer pessoa dê a ela a ordem de repetir o que foi ordenado. Isso permitiria que pessoas estranhas tivessem acesso a detalhes da sua rotina, que você gostaria de manter em sigilo. 

Mas, essa desvantagem não chega a ser uma falha que comprometa a funcionalidade da assistente virtual e é muito fácil resolver essa situação. Basta que você tenha disciplina para ordenar comandos de limpeza das suas ordens. Falar “Alexa, limpe o histórico de conversa” já fará com que ela elimine todos os dados que havia armazenado previamente.

Conexão apenas com dispositivos compatíveis

Algo que pode tornar o uso da Alexa inviável em seu dia a dia, é que apesar de muito funcional, ela tem toda essa capacidade apenas quando está rodeada de dispositivos compatíveis. 

Afinal, essencialmente, ela é uma inteligência artificial. Logo, precisa de outros gadgets para poder realizar as ações. E aí é que está uma de suas grandes desvantagens: esses dispositivos precisam estar à disposição, para que ela garanta sua funcionalidade. 

Não é todo sistema de iluminação que irá funcionar, nem todo app que poderá ser acessado. Então, lembre-se disso quando estive decidindo se irá investir em uma assistente virtual. 

Onde adquirir a Alexa?

Onde adquirir a Alexa

Onde adquirir a Alexa?

Como dito, a Alexa faz parte do sistema integrado aos equipamentos da família Echo, da Amazon. Por isso, se você quer ter uma assistente virtual totalmente sua, precisará investir, também, em um dos modelos de alto falante desenvolvidos pela empresa.  

A compra desses aparelhos é feita diretamente pelo site da Amazon, sendo lá que você conseguirá garantir a compra do produto original. Afinal, você não quer correr o risco de comprar um item paralelo, que depois não se conectará com os dispositivos que você mais utiliza.

Qual o valor da Alexa?

Quando usamos o termo “inteligência artificial”, ainda é comum que se gere um sentimento de estranheza. Isso, para não dizer uma certa temeridade. É porque, até pouco tempo atrás, esse conceito era algo restrito a grandes empresas e parecia longe demais do nosso cotidiano. 

Mas, a Alexa é uma prova de como a IA já chegou em nosso dia a dia. E essa popularização, fez com que os valores para utilizá-la se tornassem extremamente democráticos e, principalmente, acessíveis. 

Como dito, para ter a sua assistente virtual da Amazon, é preciso que você adquira um dos produtos da linha Echo de alto falantes. Você consegue comprar o modelo inicial por apenas R$299,00, um preço que é extremamente razoável. 

Já se você quiser realmente investir nesse sistema de som, saiba que os outros Echo possuem preço variável, que pode chegar a R$899,00.

Do que ela precisa para funcionar?

Além do dispositivo que “hospeda” a assistente Alexa, também é necessário que ela esteja integrada à rede de internet. Aqui, vale um detalhe: é melhor que você realize a conexão via Wi-Fi, pois o consumo de dados pode ser alto. 

O acesso à internet é essencial para que a Alexa consiga acessar sua agenda, seus dados e compromissos, de modo a poder organizar a sua rotina com mais exatidão. Além disso, também conseguirá se conectar em listas privadas, como a sua playlist, por exemplo, ou pesquisar um número de telefone em sua agenda.  

O bluetooth também é essencial, para que ela possa controlar dispositivos.

O que a Alexa pode fazer por você?

Tem muita coisa legal que a Alexa pode fazer, que serve, justamente, para tornar a sua rotina no mínimo mais divertida. Veja alguns exemplos: 

  • Fazer ligações acessando a sua lista de contatos; 
  • Fazer pesquisas na internet; 
  • Controlar sistemas de “casa inteligente”, podendo acender e apagar luzes, ligar a TV, aumentar o ar-condicionado, entre outros; 
  • Organizar a sua agenda e relembrar compromissos;
  • Ler as principais notícias do dia; 
  • Escolher músicas ou filmes, considerando o algoritmo de suas decisões prévias e as indicações de críticos e público; 
  • Pedir carros por aplicativo; 
  • Pedir refeições por aplicativo; 
  • Te ajudar em situações corriqueiras, como relembrar datas de aniversário ou detalhes de uma receita que você está preparando;
  • Dar informações sobre o trânsito e o clima; 
  • Organizar a faxina da sua casa, enquanto você está fora.

Vale a pena investir em um assistente virtual?

Apesar de apresentar algumas desvantagens, a Alexa ainda é algo para você considerar positivamente. Afinal, os benefícios de ter uma assistente virtual são muito maiores do que os pequenos empecilhos que ela pode apresentar. 

Basta que você avalie, em nosso artigo mesmo, a quantidade de coisas legais que ela pode fazer e que poderão otimizar a sua rotina. É inegável como a Alexa pode contribuir para ter um cotidiano, no mínimo, mais organizado. 

Por isso, vale muito a pena investir nessa tecnologia e já começar a aproveitar as vantagens que a modernidade pode trazer para a nossa vida! Afinal, por que levantar para apagar a luz, se a Alexa pode fazer isso por você?

Planos de internet

Confira os planos de internet do Melhores Ofertas e tenha conexão de alta performance em sua residência. Veja as opções:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos