Black Friday 2021: Dicas Para Não Cair em Golpes

Black Friday 2021: Dicas Para Não Cair em Golpes

Lucas Lucas 11 nov 2021

A Black Friday desse ano está chegando e a ansiedade para fazer compras em promoção só aumenta. Mas na pressa para fechar um negócio claramente vantajoso, a gente pode acabar não questionando quão vantajoso é e cair em um golpe.Para evitar dores de cabeça, é bom conferir algumas dicas para não cair em golpes na Black Friday 2021 e aproveitar bem os descontos.

Confira como ter uma Black Friday 2021 segura:

Dicas para não cair em golpes

Provavelmente algumas das dicas aqui você já deve saber, mas não deixe de conferir todas elas, para garantir sua segurança na hora das compras.

1 – Conferir o endereço do site

Alguns portais maliciosos vão se disfarçar como sites mais famosos na intenção de roubar seus dados ou até mesmo dinheiro de sua conta. Por isso, sempre verifique se o site do departamento que você está comprando é o mesmo da loja. Para se parecer o máximo possível com outra loja, os hackers vão mudar uma letra para uma outra muito parecida. Por exemplo, o site da Apple, que é “apple.com” pode vir como “appIe.com”, um i maiúsculo no lugar do L pode confundir facilmente.

Receba Novidades

2 – Verificar o HTTPS

Sites oficiais possuem um cadeado à esquerda de seu endereço eletrônico. Esse cadeado é a verificação de que o portal é confiável e, que seus dados de cartão de crédito não serão usados sem sua autorização ou copiados para outro domínio. Além de garantir a segurança contra ataques hacker, pois suas informações ficam criptografadas.

3 – Verificar selos de segurança

Sites confiáveis vão possuir ao fim de sua página, alguns selos para atestar sua segurança. Os selos são das companhias que asseguram sua procedência e segurança. Selos confiáveis e comuns são os da SSL, SiteLock, Norton, McAfee, dentre outros.

Após encontrar os selos, clique neles para ser redirecionado ao site da asseguradora. Se não for redirecionado, o site não é confiável e deve ser evitado.

4 – Confira a idade do site

Segurança digital na Black Friday

Segurança digital na Black Friday

Um outro meio de garantir a procedência de um site é verificar sua idade. Normalmente os golpistas vão criar sites novos perto de datas comemorativas, para tentar roubar quem está a busca de descontos, por isso verificar a idade de um site é um bom jeito de se manter seguro, quando junto a outras dicas. A ferramenta WhoIs pode identificar a idade de um site por você. Para ter acesso, você pode utilizar o portal who.is.

5 – Site Posso Confiar

Uma ferramenta semelhante a anterior é o Posso Confiar (possoconfiar.com.br). Ele possui e consulta um extenso banco de dados para descobrir se o site buscado é falso ou não.

Para usá-lo, basta acessar o link e colar o endereço do site que deseja consultar. Ele então vai buscar e atestar sua veracidade ou não, o resultado também pode ser incerto.

6 – Procure as informações obrigatórias

Segundo, o decreto nº 7.962/2013 que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor, lojas virtuais devem disponibilizar alguns dados de verificação, dentre eles estão: CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), razão social, endereço da sede, telefone e e-mail ou formulário para contato.

Essas informações normalmente vão vir no cabeçalho ou rodapé da página, e caso não as encontre, o site pode ser falso.

7 – Fique atento a ofertas irreais na Black Friday

Alguns sites maliciosos vão tentar usar da vontade de comprar para oferecer preços irreais. Se um produto parecer estar muito abaixo do valor de mercado, verifique com atenção as outras dicas, pois é muito provável que o site seja falso.

Usando como exemplo o iPhone Max Pro, ele custa em torno de R$8500,00 no Brasil. Se um site o estiver oferecendo por R$3000,00, provavelmente é um golpe.

8 – Formas de pagamento

Se tudo parecia certo e chegou a hora de pagar, você pode fazer a última verificação: os métodos de pagamento. Lojas oficiais aceitam praticamente todas as bandeiras de cartão de crédito hoje em dia. Se no site que estiver tentando comprar não tiver a opção de pagar em crédito, apenas boleto ou Pix, é bom ficar ligado.

Cartão de crédito é uma boa opção, pois, permite cancelar a compra e o cartão no caso de fraude ou golpe.

É seguro comprar pela internet na Black Friday 2021?

Segurança é um fator acumulativo. É importante seguir fielmente todas as dicas para garantir o máximo de segurança durante a Black Friday. Poucas coisas são tão frustrantes quanto comprar um produto e não recebê-lo, portanto, aposte em lojas online oficiais como a Amazon, Americanas, Saraiva e semelhantes, e evite comprar em anúncios suspeitos nas redes sociais. Se seguir tudo isso com cautela, poderá aproveitar bem a maior e mais esperada promoção do ano.

Conheça os pacotes que o Melhores Ofertas, nosso parceiro, oferece:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos