Casa automatizada: praticidade e segurança com ajuda da tecnologia

Casa automatizada: praticidade e segurança com ajuda da tecnologia

Felipe Felipe 03 ago 2021

A tecnologia tem ajudado diversas pessoas em muitas áreas da vida, seja para lazer, práticas esportivas, comunicação e trabalho. Há algum tempo, ela também chegou nas casas através de eletrônicos que ajudam em tarefas do dia-a-dia e, por isso, trazemos hoje dicas para deixar sua casa mais prática

Muitas pessoas acham que para ter acesso a esses eletrônicos é preciso ter muito dinheiro para investir e tornar sua casa inteligente e prática, porém, com o grande número de empresas desenvolvendo esses recursos, os preços de algumas marcas podem ser encontrados em menor valor na internet. 

Com o surgimento da Internet das Coisas (IoT), as casas inteligentes com têm ganhado destaque em páginas e fóruns de tecnologia, mostrando que esse mercado é uma tendência para o futuro, ainda mais com a regularização e implementação da conexão de internet 5G no Brasil. 

Receba Novidades

Segurança 

O primeiro tópico a ser tratado nas dicas para deixar sua casa mais prática será segurança, que é considerado por muitos um dos problemas estruturais que mais afeta a vida e os lares das famílias brasileiras. 

O ramo de tecnologia da segurança tem ganhado destaque no Brasil e hoje é possível criar uma rede de dispositivos e aplicativos que proporcionam um controle e conforto sobre seu lar com a palma das mãos 

Campainhas inteligentes 

As campainhas inteligentes já estão no mercado há algum tempo e vem a cada ano sendo melhoradas através dos dados e testes realizados pelas empresas de segurança e tecnologia. Esses dispositivos contam com câmeras de alta qualidade que proporcionam uma visão ampla de quem está à frente de sua casa. 

Esses dispositivos podem contar com interface integrada com aplicativos de celular, permitindo streaming de vídeo, diálogo por voz e em alguns dispositivos há a inclusão de sensores de movimento que podem ser sincronizados com lâmpadas e sinais sonoros. 

Algumas opções encontradas no Brasil possuem câmera com amplitude de 180º, capacidade de gravar no escuro através de sensores de movimento que ativam a câmera e emite alertas através de aplicativo para o dono da residência. 

Fechaduras inteligentes 

Outro dispositivo na lista de dicas para deixar sua casa mais prática são as fechaduras inteligentes que podem ser integradas com as campainhas citadas anteriormente formando uma rede de segurança mais completa. 

Essas fechaduras são comumente usadas em apartamentos e condomínios, pois podem ser feitas chaves eletrônicas para distribuição entre os moradores, permitindo que o acesso ao local seja realizado apenas por quem possui o dispositivo. 

Além disso, algumas fechaduras inteligentes permitem que seja feita a abertura remota de portas e portões através de aplicativos de celular, o que pode ajudar em casos de perdas ou esquecimentos de chaves.  

Também, algumas marcas permitem que haja uma sincronização entre as campainhas e fechaduras inteligentes, entregando imagens coloridas em HD através do aplicativo e realizando destravamento remotamente ou através de comando de voz. 

Outra funcionalidade interessante de algumas marcas e a sincronização com as lâmpadas inteligentes que reconhecem quando a fechadura é aberta, ligando assim as luzes do cômodo de entrada automaticamente. 

Câmeras de segurança interna e externa 

As câmeras de segurança já são muito utilizadas no Brasil tanto em lares quanto em empresas, garantindo imagens durante todo o dia, até mesmo nas noites mais escuras devido ao avanço tecnológico na área. 

As câmeras externas possuem alta resistência às mudanças climáticas e possibilitam integração com sistemas de vídeo, alarmes sonoros e aplicativos de celular. Já as câmeras internas costumam ser mais discretas mas com a mesma qualidade de imagem e a presença de sensores de movimento mesmo no escuro. 

Sensores de janelas e portas 

O último item da lista de dicas para deixar sua casa mais prática voltado para segurança são os sensores que podem ser colocados em portas e janelas que têm a função de emitir alarme sonoro em caso de abertura ou fechamento. 

Ele pode ser utilizado junto com aplicativos para celular e ser integrado a outros dispositivos de casas inteligentes como as lâmpadas para acendimento e apagamento delas em caso de portas e janelas serem abertas. 

Comodidade 

Continuando nossa lista de dicas para deixar sua casa mais prática, trazemos agora alguns dispositivos eletrônicos que deixam sua vida mais prática durante a rotina agitada de trabalho e compromissos pessoais. 

Lâmpadas inteligentes 

As lâmpadas deixaram de ser a muito tempo apenas um bulbo com fio de cobre. Atualmente, as lâmpadas de LED permitem muitas interações com as casas inteligentes, outros dispositivos e aplicativos de celular. 

Além de permitir a escolha de diversas cores para ambientar melhor os cômodos, as lâmpadas de LED inteligentes podem possuir sistema de som bluetooth integrado, permitindo você colocar música que será distribuída pelo cômodo de um ponto privilegiado. 

Algumas outras funcionalidades podem ser utilizadas com assistentes virtuais, fechaduras inteligentes e sensores de movimento, como por exemplo, apagar e acender luzes, programar horários de desligamento automático, despertador, entre outras funcionalidades. 

Assistentes virtuais 

As assistentes virtuais têm se tornado muito populares no Brasil e ajudado diversas pessoas a deixarem suas casas mais práticas e inteligentes. Atualmente, existem diversos modelos e alguns mais antigos podem ser encontrados com preços mais acessíveis na internet

Elas permitem que você controle qualquer dispositivo inteligente integrado ao bluetooth ou rede de internet da casa, como por exemplo, todos os itens que estamos citando neste artigo. Com isso, através de comando de voz, você pode controlar sua casa inteiramente, acendendo e apagando luzes, ligando dispositivos, programando alarmes, entre outras diversas funcionalidades. 

Além disso tudo, as assistentes virtuais podem ser integradas com dispositivos celulares, assim criando a possibilidade de sincronização com outros aplicativos como calendários, criando alertas para seus compromissos.  Também são ótimas opções de lazer e entretenimento, uma vez que possuem uma série de falas e jogos que podem ser jogados através dos comandos de voz.  

Aspirador de pó automático 

Esse item facilita a vida de quem não tem tempo de cuidar da casa diariamente e se preocupa em estar com um ambiente limpo quando chegar do trabalho para descansar ou fazer outras atividades. 

O aspirador de pó automático permite que você o programe para diversas versões de limpeza, como limpeza de cantos, de apenas um ambiente ou que ele circule livremente pela casa fazendo diversos ciclos de limpeza. 

Alguns desses dispositivos mais avançados possuem programação para identificarem quando estão com baixa bateria e se dirigem automaticamente para a estação de recarga, podendo após isso, sair novamente para continuar a limpeza. 

Eletrodomésticos inteligentes 

Os eletrodomésticos avançaram muito em sua tecnologia e hoje já permitem uma grande conectividade com internet, bluetooth e outros dispositivos da casa, gerando um maior controle das atividades realizadas por eles e permitindo um grande conforto para os moradores. 

Os fogões inteligentes permitem o acionamento e desligamento dos fornos através de aplicativos, avisando o tempo de cozimento e controle preciso de temperatura através de sensores eletrônicos. 

As geladeiras também contam com um grande sistema integrado de sensores de temperatura e umidade, regulando a melhor temperatura para o dia e para os alimentos armazenados, aumentando assim a duração do que está armazenado dentro dela. 

Atualmente, alguns micro-ondas possuem sistemas que permitem que um alimento seja aquecido ou descongelado igualmente em todas as partes, possuindo também controle remoto através de aplicativos de celular. 

Smart TV 

As televisões inteligentes não podiam ficar de fora da nossa lista de dicas para deixar sua casa mais prática. Elas, além de fazer a função básica de uma televisão, entrega diversos recursos integrados à conexão com a internet. 

Através dela é possível acessar sites, plataformas de streaming e diversos aplicativos para acessar conteúdo de forma gratuita ou através do seu perfil pago das plataformas. Além disso, em alguns modelos é possível fazer gravação de programas para assistir em outro momento. 

Através das assistentes virtuais, é possível fazer o comando de voz para Smart TVs, assim você consegue ligá-las, mudar de canal, aumentar o volume e todas as outras funcionalidades que você teria com o controle. 

A conectividade com internet e bluetooth também permite a sincronização com outros dispositivos como celulares, computadores e notebooks, então você pode compartilhar as telas, permitindo que você utilize esses dispositivos em uma tela maior sem a necessidade de cabos. Com isso, é possível conectar seus aplicativos de streaming e vídeo do celular diretamente na televisão, facilitando a navegação. 

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.