Clubhouse: o que é? Como funciona? e como surgiu a rede social

Clubhouse: o que é? Como funciona? e como surgiu a rede social

Flavio Flavio 19 fev 2021

Você já ouviu falar no Clubhouse? Garanto que nas últimas semanas foi o assunto mais comentado e abordado pelos internautas. Se você curte redes sociais e sempre fica antenado nas novidades tecnológicas, o Tudo Tecnologia te explica como surgiu, o que é, e como funciona o Clubhouse.

Como surgiu o Clubhouse?

A rede social foi lançada oficialmente em 2020 nos Estados Unidos pelo ex-diretor do Google, Rohan Seth, e Paul Davison, funcionário do Vale do Silício, com o selo da empresa Alpha Exploration Co. Foi em 2021 que o aplicativo ganhou mais notoriedade e está se popularizando principalmente no Brasil.

A popularidade do Clubhouse foi crescendo ao obter novos adeptos famosos, como Elon Musk – fundador da Tesla e SpaceX, e Vlad Tenev – CEO do aplicativo Robinhood, que já protagonizaram uma conversa no app. Em dezembro de 2020, o Clubhouse já possuía 600.000 usuários registrados.

O que é o Clubhouse?

O Clubhouse é um aplicativo de rede social focado em conversas por áudios, mais precisamente um bate papo por voz por meio de salas dentro do app.

Você pode conversar sobre diversos assuntos dentro de salas virtuais e fazer parte de uma rede de discussão, sobre diversos tópicos, como: talk shows, música, networking, namoro, reality show, programas de TV, performances e discussões políticas.

Como funciona o Clubhouse?

O Clubhouse está disponível somente para iPhone (sistema iOS), e ainda não há previsão de lançamento para celulares com Android. Para entrar na rede social você deve obter um convite de algum membro que já participa da rede social, o que dá um ar de exclusividade à plataforma.

O número de convites é ilimitado e o app ainda está em fase de testes, porém já caiu no gosto popular.

Como usar o Clubhouse?

app clubhouse
Baixe o app do clubhouse na sua Apple Store

Veja o passo a passo para você entrar e utilizar o Clubhouse:

  1. baixe o app na sua Apple Store;
  2. receba o convite de algum membro;
  3. acesse a rede social e veja as salas de discussão que estão rolando no momento, ou as que já estão marcadas para acontecer logo menos;
  4. selecione o chat desejado;
  5. você entrará no modo “ouvinte”;
  6. para virar um “speaker” e ter a sua voz ouvida, toque no ícone de “mão” no menu inferior do app e peça a palavra;
  7. se o moderador do debate permitir, você também poderá conversar por áudio emitir as suas opiniões.

Numa sala virtual é permitido até 5 mil ouvintes e participantes, assim que o clube atinge essa marca ele automaticamente ficará indisponível, não permitindo mais a entrada de nenhum membro.

Como enviar um convite no Clubhouse?

Para enviar um convite ao seu amigo é necessário que você já esteja cadastrado na plataforma. Ao se logar em seu perfil pela primeira vez, o Clubhouse te garante até 2 convites, para convidar um contato para a rede social. 

Acesse a rede social e toque sobre o ícone de envelope no menu superior da tela. Após isso, veja a sua lista de contatos, toque sobre o ícone ao lado dos nomes dos seus contatos e um link para cadastro será enviado para o contato via SMS.

Quais são as salas do Clubhouse mais famosas até o momento?

As salas mais famosas mundialmente no Clubhouse são: 

  • Startup Club;
  • Fit;
  • Black Wealth Matters; 
  • Leadership Reinvented;
  • Music & Technology; 
  • Dear Young Queen; 
  • Health Is Wealth; 
  • Designkinds the Multi Creatives;
  • NBA Fan Club; 
  • Smiling & Positivity;
  • Afropolitan Lounge;
  • Muslims & Friends;
  • The Dacha;
  • The Legacy Think Tank.

Um dos assuntos mais debatidos atualmente no Brasil é o reality show global, Big Brother Brasil (BBB), sendo pauta das principais salas virtuais.

Conclusão!

O Clubhouse chega ao mercado mundial de redes sociais prometendo balançar as suas concorrentes, com uma proposta ousada e diferenciada a plataforma se destaca pelo seu propósito.

Com a popularização ao passar do tempo, o Clubhouse deve buscar recursos para se manter em notoriedade e não surfar numa onda muito baixa, como foi o caso do SnapChat. O WhatsApp, inclusive, já anunciou que desenvolverá um outro app similar ao Clubhouse para bater de frente com o aplicativo.

A pluralidade de celebridades, assuntos e temas debatidos dentro das salas virtuais são as principais ferramentas que engajam o Clubhouse. A sua maior fragilidade ainda é a fase de teste, estando disponível apenas para iOS, limitando o seu alcance.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.