Como a Alta do Dólar Impacta no Valor dos Eletrônicos?

Como a Alta do Dólar Impacta no Valor dos Eletrônicos?

Maria Julia Maria Julia 04 nov 2021

alta do dólar acarreta diversos problemas financeiros para o segmento de eletrônicos. Com a crise econômica na pandemia, os valores dos produtos, principalmente de smartphones e notebooks, aumentaram absurdamente na intenção de cobrir a margem de lucro das marcas e para acompanhar a flutuação do dólar. O alto impacto do aumento da moeda no mercado de eletrônicos no Brasil, fez surgir outras alternativas para importar produtos do exterior.

Veja mais sobre:

  

O impacto do dólar na economia brasileira

Com a alta demanda para pouca oferta, o preço do dólar sobe e os preços dos produtos também. Mesmo as grandes marcas de smartphones como a Xiaomi e Huawei que possuem operações oficiais no Brasil, dependem da importação de componentes de outros lugares do globo para a finalização de seus processos. Por isso, os preços acompanham o aumento do dólar, impactando diretamente nos preços finais de suas mercadorias.

Receba Novidades

Importadores independentes: Uma alternativa para o consumidor?  

A maioria dos produtos consumidos em território nacional, são derivados da fabricação de outros países de fora. No entanto, com o aumento dos preços das grandes marcas vendidas no Brasil, sobretudo durante a pandemia, os consumidores encontram outras alternativas para comprar no exterior. Um serviço que vem crescendo no país, são os importadores independentes que trazem de fora, diversos produtos, em sua maioria, eletrônicos.  

Você já deve ter visto diversos perfis no Instagram vendendo uma variedade de eletrônicos como iPhones e Smartwatch. Esses são os importadores independentes que fazem o serviço de comprar no exterior e revender no Brasil por preços mais acessíveis. Existem muitas pessoas que fazem esse tipo de serviço, porém, para evitar possíveis golpes, o recomendado é que você procure saber a experiência de outros compradores e suas recomendações.

Como fugir da alta do dólar?

Como fugir da alta do dólar

Veja dicas para você fugir da alta do dólar

Infelizmente, tentar fugir da alta do dólar ainda é um caminho sem saída, pois, a maior parte dos produtos consumidos no Brasil dependem da moeda norte-americana para estipular seus preços. No entanto, você pode optar por comprar com lojas em território nacional e pesquisar se esses comércios oferecem descontos dependendo do tipo de pagamento e se tem cashback. Essa alternativa poderá diminuir consideravelmente o preço final do produto.  

Aproveite a chegada da Black Friday nas lojas como Magazine Luiza, Americanas e Submarino, que oferecem descontos exclusivos em seus aplicativos, e também, o cashback dependendo da forma de pagamento. Por isso, mais uma vez, recomendamos a pesquisa minuciosa do melhor preço antes de fechar a sua compra.

O que se espera da alta do dólar na importação para os próximos meses? 

As expectativas para o futuro são de que o dólar se estabilize para que os preços também sigam o seu exemplo nos próximos meses. Atualmente, com a diminuição dos casos de proliferação do coronavírus e a flexibilização das medidas restritivas dos países pela pandemia, espera-se uma atenuação dos preços dos produtos no mercado de eletrônicos para que o capital volte a circular de forma que beneficie a economia e os consumidores. Há uma grande expectativa na estabilização da cadeia produtiva para que gere uma “trégua” na economia de todo o globo, no valor do dólar e no preço dos eletrônicos no Brasil e no exterior. 

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos