Como a Apple mudou o mundo da tecnologia
Que a marca da maçã é uma das queridinhas no mundo da tecnologia, não é novidade pra ninguém, não é? Por melhores que sejam os outros produtos do mercado, sabemos que poucos deles atingem a popularidade instantânea dos dispositivos Apple. Smartphones, tablets, computadores, relógios… Ela está em tudo que conseguimos imaginar. Nos conectando entre os mais diferentes objetos e oferecendo recursos que facilitam a nossa vida, a Apple veio com o impulso de revolucionar o nicho tecnológico.
Mas, como as coisas não surgem do nada, vamos ver um pouco sobre como esse império surgiu? Venha com o Tudo Tecnologia entender como uma pequena maçã mordida mudou completamente o mundo em que vivemos!
Vá direto ao ponto:
Como a Apple mudou o mundo da tecnologia
Para iniciarmos o assunto, é importante que você saiba que o primeiro computador da marca foi lançado ainda nos anos 70. Em pouco tempo, Steve Jobs, o criador da marca, foi capaz de deixar um legado marcante e importantíssimo para os amantes de tecnologia.
Entretanto, apenas dizer que ele moldou o mundo da tecnologia é muito vago. Para que você entenda como exatamente a Apple foi importante para a criação de uma nova fase da indústria tecnológica, é importante olharmos todas suas evoluções e mudanças. Para isso, preparamos uma lista de alguns produtos que, com certeza, hoje já fazem parte da sua rotina e, inicialmente, foram ideias de Jobs.
O computador
A ideia de um “computador pessoal” surgiu com Steve Jobs e Wozniack, quando o primeiro computador da Apple foi lançado. Antes disso, ter um computador era apenas pensado para grandes centros de pesquisa e empresas. Foi a partir do Apple I que as pessoas comuns puderam considerar ter um computador dentro de suas casas. Também foi nesse momento que os PCs passaram a ser pensados como dispositivos para entretenimento e produtividade, e não só para a área acadêmica. Se você tem hoje um computador na sua casa, saiba que tudo começou no Apple I!
O uso do mouse para interagir com o computador
Ok, não foi Steve Jobs que inventou o mouse, nó sabemos. Entretanto, foi a Apple que tornou o objeto popular após começar a utilizá-lo em todos os seus computadores, ainda no ano de 1983. Nessa época, a marca estava projetando lançar seu primeiro computador com sistema operacional com interface gráfica. Assim, o mouse foi a solução perfeita para oferecer uma interação que combinasse simplicidade e funcionalidade.
A partir dessa ideia, todos os computadores, tanto os pessoais quanto os corporativos, adotaram os pequenos mouses. Uma ideia que durou por anos e só agora, com os dispositivos de toque em tela, é que podemos ver o ligeiro declínio dos mouses. Mas, sinceramente, foi um plano e tanto, não acha?
O iMac
No ano de 1998, Steve Jobs retornava para a Apple, trazendo com ele um dos maiores saltos da marca. Com um design moderno que se conectava com o público, todo equipamento estava integrado em um único bloco, com muito mais cores e um design mais popular. Essa foi uma das viradas mais importantes, tanto para a Apple quanto para as demais marcas. Afinal, foi com essa mudança que as grandes empresas entenderam que os seus consumidores não queriam mais computadores com uma carcaça cinza e sem graça. Muito pelo contrário! Quanto mais colorido, bem desenhado e criativo era o computador, mais consumidores ele era capaz de atrair.
O iPod
Se você é um dos amantes de música, pode começar a agradecer ao grande Steve Jobs. Não porque ele tenha inventado a música, mas sim porque deixou tudo mais acessível no ano de 2001, ao lançar o iPod. De fato, os MP3 Players já existiam, mas não eram tão simples e funcionais quanto a novidade que estava chegando. O Player da Apple conquistou os usuários pela sua simplicidade ao adicionar músicas, proporcionando ainda ao usuário a possibilidade de ouvir apenas as faixas que quisesse. Isto é, sem a necessidade de ouvir um álbum inteiro, por exemplo, podendo pular as músicas que não quisesse ouvir.
Os produtos mais vendidos da Apple nos últimos anos
Como falamos de algumas ideias que saíram do papel e mudaram completamente o mundo da tecnologia, vamos ver quais são os produtos da Apple mais vendidos dos últimos anos? Será que você contribuiu para esses números em alta? Confira abaixo!
iPod
Isso mesmo! É claro que ele não funciona mais da mesma maneira que no início de 2001. Afinal, hoje em dia é possível se conectar à internet, jogar, acessar diversos aplicativos e muito mais! O iPod se tornou um sucesso de vendas, principalmente por integrar um sistema de compras de música, tocador de mídias e computadores.
iTunes
Anteriormente, nós falamos sobre um sistema de compras de música, certo? E é claro que, se tratando da Apple, nós estamos falando do iTunes. Antigamente, o sistema vinha acoplado ao iPod, mas seu crescimento foi tão expressivo que passou a ser um produto independente da marca e um dos carros-chefes para venda de músicas, filmes e séries.
iPhone
É claro que ele não poderia faltar! Estima-se que a marca da maçã já tenha vendido mais de um bilhão de iPhones no mundo inteiro entre os anos de 2007 e 2017. O aparelho de sistema operacional iOS se tornou tão importante para a marca que é um dos grandes responsáveis pela marca de 1 trilhão de dólares, valor atingido pela Apple apenas em 2018.
MacBook
A linha de computadores premium da empresa é um dos líderes de venda de produtos da marca. Ocupando o terceiro lugar entre os produtos da Apple mais vendidos atualmente, o computador se tornou o queridinho dos designers, fotógrafos, e profissionais de criação. Isso porque o produto oferece uma incrível capacidade e desempenho ao trabalhar com imagens e vídeos.
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o que rodeia a grande Apple? Quais são suas apostas para o futuro? Acredita que vem aí mais um produto revolucionário?
Não podemos dar certeza sobre isso, mas garantimos que caso aconteça, você saberá em primeira mão aqui no Tudo Tecnologia! Não deixe de nos acompanhar!