Como Configurar o Roteador Wi-Fi?

Como Configurar o Roteador Wi-Fi?

Maria Maria 13 nov 2019

É bem provável que você já precisou configurar um roteador Wi-Fi da sua casa, da residência de amigos ou até do seu trabalho – e ficou perdido.

Talvez você tenha optado por esperar pela visita de um técnico especializado para realizar a configuração e instalação do seu roteador Wi-Fi. Afinal você avaliou que é um procedimento difícil. e não está qualificado para fazer a configuração do seu roteador Wi-Fi sozinho.

Sem ele, o sinal de internet não pode ser distribuído para tablets, smartphones e Smart TVs, o que pode causar uma certa irritação pela falta do serviço.

Caso tenha optado por esperar pela assistência de um técnico pode ser que você tenha sido obrigado há ficar algumas horas ou até dias sem estar conectado na rede mundial de computadores.

Desse modo, teve a sua vida profissional e até pessoal afetada, uma vez que não conseguiu manter a comunicação com todas as pessoas que fazem parte do seu convívio diário.

Além disso, pode ser que você teve de pagar pelos serviços do técnico e, com isso, também foi obrigado colocar a mão no bolso e realizar um gasto inesperado, totalmente fora do orçamento planejado.

Também pode acontecer de você ter solicitado a instalação e configuração da web por meio de uma empresa distribuidora de internet e não precisou pagar pelo serviço de configuração do roteador Wi-Fi.

Então o funcionário fez todo o procedimento de configuração padronizado da empresa em seu roteador Wi-Fi, consentindo uma estrutura de conexão com a internet que não dá conta das suas necessidades.

Receba Novidades

Mais uma vez você está inseguro em tentar configurar o seu roteador por medo de ficar desconectado da rede mundial de computadores. Logo se acomoda para não ter gastos necessários e começa passar raiva com o serviço prestado pela empresa de distribuidora de internet.

Para solucionar o seu problema e evitar essa grande dor de cabeça, o Tudo Tecnologia selecionou dicas que podem evitar a contratação de um técnico para configurar o roteador Wi-Fi. Para isso, você só precisa seguir o passo a passo abaixo:

Como Instalar o Roteador Wi-Fi?

No mercado de dispositivos tecnológicos voltados para internet existe uma infinidade de modelos e marcas de roteador Wi-Fi.

Embora no mercado existam várias marcas e modelos, o que aumenta a possibilidade de cada um ter um painel de configuração diferente. A indústria de dispositivos para conexão web mantém os mesmos princípios básicos, com o objetivo de facilitar a vida do usuário.

Mas para evitar problemas, sugerimos que dê preferência aos equipamentos originais para evitar qualquer problema com a sua conexão web. No caso, dê preferência por escolher o aparelho roteador que vem acompanhado de um manual de instruções.

Após comprar o aparelho roteador com a marca e modelo da sua preferência. Você precisa escolher o local para instalar o seu roteador Wi-Fi.

Depois retire o moderno equipamento da embalagem com certo grau de cuidado. Em seguida, você precisa conectar a fonte de energia ao roteador Wi-Fi. Também vai fazer o mesmo com o cabo da empresa que disponibiliza o sinal da internet.

Vale lembrar que o cabo da rede possui a cor azul ou cinza. Ele deverá ser conectado na porta que leva o nome de LAN e também ligado ao equipamento que você pretende colocar na rede, como um notebook.

Já na porta chamada de WAN, você vai conectar o cabo que vem no modem da empresa provedora de internet.

Todo aparelho roteador possui entradas LAN e WAN e elas são identificadas conforme design e modelo do equipamento.

E mais, por favor, jamais altere nas configurações avançadas do roteador Wi-Fi, a menos que você entenda bem do assunto.

Receba Novidades

Como é a Configuração do Roteador Wi-Fi?

Após ter conectado o cabo de rede azul ou cinza na porta LAN e ao computador, é necessário ter acesso ao endereço de IP do aparelho Roteador Wi-Fi.

Procure no manual o endereço do IP ou no próprio equipamento. No geral, o roteador Wi-Fi vem acompanhado de um adesivo fixado no aparelho que possui algumas informações como o IP.

Além disso, você consegue encontrar o número de IP indo até a barra de tarefas do seu computador, basta escolher as opções: “Abrir configurações de rede e internet”, “Status” e “Alterar as propriedades de conexão”. Logo vai encontrar na tela do seu computador os nomes “Configurações de IP”, “Propriedades” e “IPV4”, mas procure por uma sequência numérica. Esta sequência de números será o seu endereço de IP.

Mas você também pode ligar o seu notebook ou computador que está conectado na porta LAN e acessar o navegador de internet da sua preferência. Em seguida, vai digitar na barra de endereços o número de IP que encontrou no manual ou atrás do aparelho.

Caso não tenha encontrado o número de IP, você ainda pode digitar na barra de endereços do navegador de internet, as opções padrões nos aparelhos e modelos de roteador como: “10.1.1.1, “192.168.1.1” ou “192.168.0.1.

Após encontrar o número de IP e inserir na barra de endereços do seu navegador de internet. Será carregada uma página de login do seu roteador Wi-Fi. Na maioria dos roteadores, o login e a senha é “admin”.

Apesar disso, pode ser que determinados roteadores Wi-Fi tenham outro login e senha. Por isso, sugerimos que você busque o login e senha no manual do aparelho ou atrás do roteador.

No painel padrão de configuração do roteador Wi-Fi, você deve achar as principais configurações. Agora precisará clicar em “Quick Setup”, ou “Passo a passo”.

Na página inicial, encontrará as opções:

  • Wireless Rádio: responsável por habilitar e desabilitar a rede sem fio;
  • SSID: local do nome da conexão sem fio.
  • Region: Local onde deve colocar o país em que reside. É importante preencher essa opção, já que é configurado o fuso horário do roteador.
  • Channel: ele já vem preenchido automático e padrão do roteador.
  • Mode: Você vai selecionar o que oferece mais opções (escolha “11bgn mixed”).
  • Channel Width: escolha a opção “automático”.
  • Max Tx Rate: indica a velocidade máxima da rede. Então escolha o valor maior do seu roteador.
  • Wireless Security: Escolha WPA-PSK/WPA2-PSK que é considerado um padrão de criptografia considerado forte e seguro. Já abaixo, você deve criar a sua senha no campo que leva o nome de “PSK Password”. A senha você pode escolher da forma que julgar melhor, só procure não esquecer. Para tornar a senha forte, não se esqueça de utilizar as dicas padrões para qualquer dispositivo de segurança: use letras, números e símbolos na mesma senha.

Para concluir a configuração, deverá clicar em “Next” e, já na próxima página, precisará pressionar “Reboot”. Assim todas as alterações realizadas na configuração do aparelho roteador Wi-Fi serão salvas.

No último passo, você só precisa conectar os seus dispositivos que conseguem conexão com a internet. Dessa vez vai utilizar a nova senha e login. Finalizando esse procedimento, o seu roteador Wi-Fi está configurado!

Melhores pacotes de Internet 4g para empresas

Se a configuração do roteador Wi-Fi e outros assuntos relacionados à tecnologia são de seu interesse, continue acompanhando o conteúdo informativo do nosso blog!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.