Como Mudar o Nome de um Dispositivo Bluetooth?

Como Mudar o Nome de um Dispositivo Bluetooth?

Felipe Felipe 26 jul 2021

Depende do que você está conectando. Qual é a inteligência / facilidade de uso do seu computador ou sistema operacional de dispositivo móvel conectado ao dispositivo BT?

Na verdade, existe apenas um conjunto de informações transmitidas por um dispositivo bluetooth para identificá-lo: o “pacote SDP”, que inclui um identificador universalmente exclusivo (UUID) e uma lista de serviços disponíveis.

O UUID é uma sequência hexadecimal que identifica exclusivamente o fornecedor e serializa o dispositivo.

Os serviços são parecidos com “Fones de ouvido”, “Alto-falante portátil”, “Teclado”, “Mouse”, etc, mas o que é realmente transmitido é um código inteiro, e não seu nome.

A Apple e a maioria dos fornecedores de sistemas operacionais de computadores usam uma tabela de pesquisa para renomear o que você vê com base no UUID depois de emparelhar o dispositivo. Tudo tratado em segundo plano.

Receba Novidades

Bluetooth conectado a um dispositivo Apple

Portanto, se você conectar inicialmente um dispositivo Bluetooth em um Mac, verá o UUID hexadecimal no painel Preferências do Bluetooth. Por exemplo, abra o painel, ligue o dispositivo e comece a emparelhá-lo. A Apple mostra apenas a última parte do UUID, única.

Depois que você clicar nesse dispositivo no painel de preferências Bluetooth, ele o renomeia imediatamente para você: <nome da conta de usuário> <nome do tipo de dispositivo>; portanto, se eu conectar um novo Magic Mouse, ele saberá que é um mouse do serviço de dados para preencher com “Jeff’s Mouse” como o nome.

Você pode editar o nome depois disso. Mas isso é do lado do computador. O dispositivo Bluetooth ainda está apenas enviando os dados GAP de UUID e IDs de serviço. A capacidade de edição depende do que é permitido pelo dispositivo conectado ao dispositivo BT.

Os acessórios Bluetooth vêm com um nome padrão que aparece nas configurações de Bluetooth do seu iPhone, iPad, iPod touch e Mac. Aprenda a dar a cada dispositivo um nome que você reconhecerá.

Como mudar o nome de um dispositivo bluetooth?

  1. Verifique se o acessório Bluetooth está ligado e conectado sem fio;
  2. Abra o aplicativo Configurações e toque em Bluetooth;
  3. Toque no botão Informações ao lado do acessório Bluetooth que deseja renomear e toque em Nome;
  4. Digite um novo nome, toque em Concluído no teclado e toque em o botão Voltar.
  5. O nome personalizado que você fornece ao seu acessório agora aparece nas configurações de Bluetooth no seu iPhone, iPad e iPod touch;
  6. Escolha Preferências do Sistema no menu Apple () e clique em Bluetooth;
  7. Clique com a tecla Control pressionada no acessório e clique em Renomear no menu de atalho. Se você não vir Renomear, verifique se o acessório Bluetooth está ligado, clique em Conectar e tente novamente;
  8. Digite um novo nome para o acessório e clique no botão Renomear.

O nome personalizado que você fornece ao seu acessório agora aparece no menu Bluetooth do seu Mac e na seção Bluetooth das Preferências do sistema.

Renomeando bluetooth no Windows 10

Quando você emparelha e conecta um dispositivo Bluetooth no Windows 10, ele recebe um nome especificado pelo fabricante do dispositivo. Isso vale para dispositivos simples, como fones de ouvido, e também para dispositivos mais sofisticados, como smartphones. O nome está lá simplesmente para que os usuários possam identificar facilmente o dispositivo. O Windows 10 não usa o nome do dispositivo para se comunicar com ele. Em vez disso, ele usa o endereço MAC que os usuários não podem alterar. Se você não estiver satisfeito com o nome de um dispositivo ou se tiver vários dispositivos com nomes semelhantes, poderá renomear os dispositivos Bluetooth para o que quiser, é só seguir esses passos:

  1. Ligue o Bluetooth no seu PC com Windows 10 e conecte o dispositivo Bluetooth que deseja renomear;
  2. Abra o Painel de Controle e vá para Hardware e Sons \ Dispositivos e Impressoras. Selecione o dispositivo Bluetooth que deseja renomear, clique com o botão direito do mouse e selecione Propriedades no menu de contexto;
  3. Na janela Propriedades, vá para a guia Bluetooth. Você verá o nome padrão do dispositivo ao lado do ícone. Este nome pode ser editado;
  4. Clique dentro do campo de nome e renomeie o dispositivo para o que quiser;
  5. Clique em Aplicar e feche a janela;
  6. Em seguida, desligue o dispositivo que você acabou de renomear. Não simplifique isso desconectando o dispositivo e reconectando-o. É importante que o dispositivo esteja desligado e depois ligado novamente para que a alteração seja aplicada e lembrada após uma reinicialização;
  7. Depois de desligar e ligar o dispositivo, volte ao Painel de Controle e, em Hardware e Sons \ Dispositivos e Impressoras, você verá que o nome do dispositivo foi atualizado.

Normalmente, o nome do dispositivo não deve mudar depois disso, não importa o que aconteça, ainda pode haver algumas exceções. Se o driver do seu dispositivo tiver sido atualizado, há uma pequena possibilidade de que o nome do dele seja redefinido para o padrão.

Se você desemparelhar um dispositivo e emparelhá-lo novamente, ele será emparelhado com o nome padrão e você precisará renomear novamente. Desconectar e reconectar não mudará o nome. Se o nome do dispositivo não mudar depois que você o desligar e ligar novamente, tente desligar o Bluetooth e o dispositivo e ligá-lo novamente. Se a alteração não se aplicar, tente também reiniciar o sistema.

Alterar o nome de um dispositivo Bluetooth é algo que se aplica apenas ao seu sistema. Se você emparelhar e conectar o mesmo dispositivo Bluetooth a outro PC com Windows 10 ou a um smartphone, ele se conectará ao seu nome padrão e especificado pelo fabricante.

Receba Novidades

A tecnologia bluetooth

O nome dessa tecnologia, vem de um rei dinamarquês. Harold “Blåtand” Gormsson, rei da Dinamarca no século 10, amava tanto os mirtilos que seus dentes eram perpetuamente azuis. “Bluetooth” é simplesmente uma versão anglicizada de seu apelido.

O alcance dos dispositivos Bluetooth são muito maiores do que costumavam ser. Onde o limite superior de seu alcance costumava ser de 10 pés ou mais, os dispositivos Bluetooth mais recentes podem se comunicar até 100 pés.

Existem cinco versões diferentes do dispositivo Bluetooth. A primeira versão foi denominada 1.1, seguida por 1.2, 2.0 mais EDR, 3.0 mais HB e versão 4. A versão mais recente permite que um único dispositivo atue como “mestre” e se comunique com até sete “fontes” ao mesmo tempo, ou seja, agora você pode se conectar com vários dispositivos de uma só vez.

Em 2008, apenas 5% dos dispositivos móveis eram compatíveis com Bluetooth. Compare isso hoje, quando aproximadamente 95% dos dispositivos móveis o suportam.

Agora que você já sabe como renomear seu Bluetooth, que tal checar os planos de celular no Melhores Ofertas? Não perca!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.