É possível usar a internet de graça?

É possível usar a internet de graça?

Felipe Felipe 13 jul 2021

Cada vez mais a internet é usada pelas pessoas em casa, no serviço e nas ruas. Seja no celular ou no computador, um dos maiores receios é que por algum motivo o pacote de dados acabe e não tenha mais como acessar o mundo online. Mas o que muitas pessoas não sabem é que tem como utilizar internet de graça com algumas ferramentas disponíveis. 

Com esse avanço do uso de internet pela população, algumas empresas e prefeituras têm investido em formas de acesso à internet gratuita. A internet é tão importante atualmente que a ONU disse que o acesso a ela é um dos direitos humanos

Com a importância que a internet adquiriu, as operadoras de telefonia móvel começaram a oferecer pacotes de dados maiores e investirem em melhores tecnologias, assim como as empresas de banda larga fixa. 

Porém, no dia-a-dia, principalmente com a pandemia onde a maioria das atividades e relações se tornaram virtuais, é importante saber como ter internet de graça caso você precise. Seja pelo celular ou pelo computador, caso você fique sem internet, existem algumas saídas para que você possa se conectar e não deixar de trabalhar ou socializar. 

Para que você aprenda como fazer uso da internet de graça e saiba tudo sobre esse assunto, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto e possa ficar sempre conectado. 

Operadoras com internet de graça 

Alguns locais públicos como aeroportos, parques, praças, entre outros lugares com grande movimentação de pessoas, possuem serviço de internet gratuita das operadoras para os seus clientes. Basta selecionar a rede aberta para se conectar, mas saiba que quanto mais pessoas, mais lenta a conexão pode ser, devido ao grande tráfego de dados.  

Lembre-se que ao acessar redes públicas de internet é preferível não salvar suas senhas de redes sociais, aplicativos e bancos, pois algumas informações podem ser compartilhadas entre os aparelhos conectados. Você pode usar tanto seu celular quanto notebook para acessar esses pontos gratuitos de internet. 

Algumas operadoras de celular oferecem alguns recursos e ferramentas para que seus clientes possam fazer uso de internet gratuita ou de pacotes de dados extras. Porém, isso não é muito divulgado, uma vez que as empresas ganham com a venda de pacotes adicionais de serviços móveis. Aqui estão listados alguns desses serviços oferecidos pelas operadoras. 

Vivo 

A Vivo disponibiliza para os seus clientes uma plataforma chamada Vivo Ads, na qual é possível assistir propagandas em troca de pacotes com alguns megabytes de internet móvel. 

Essa plataforma está disponível para clientes Vivo Controle e pré-pago, mas os clientes Vivo Easy também podem usar do cashback algumas vantagens como dias ilimitados em redes sociais específicas. Acesse a plataforma para obter maiores informações sobre os benefícios disponibilizados para a sua linha. 

Claro 

Atualmente a Claro possui alguns pontos de acesso grátis à internet, denominados Hotspots, espalhados por cidades com grande quantidade de tráfego de dados móveis. Você vai conseguir identificar esse pontos através do nome da rede. 

Para se conectar basta acessar a rede aberta e então no seu navegador aparecerá uma página da Minha Claro para que você faça o login. Com isso você estará conectado a rede gratuita da operadora. A Claro também disponibiliza um aplicativo para Android e IOS que se conecta automaticamente a esses pontos gratuitos quando você estiver na área de cobertura de um deles. 

TIM 

A TIM, assim como a Vivo, oferece a plataforma TIM Ads para que os clientes possam assistir vídeos publicitários em troca de pacotes de dados de internet móvel. É possível assistir até 3 propagandas por dia, gerando um total de 150MB de bônus de internet. Você precisa realizar login na plataforma do TIM Ads com o uso dos dados da sua linha telefônica para que possa converter o tempo assistido em megabytes de internet. 

OI 

A OI possui um sistema de Hotspots parecido com o da Claro, onde estão distribuídos ao redor do Brasil alguns pontos de wi-fi gratuito para os clientes da operadora. Para se conectar é preciso fazer login no navegador após se conectar à rede aberta, os dados do login são os mesmo de acesso ao Minha OI. 

Também existe um aplicativo da operadora para esse serviço que se conecta de forma automática às redes abertas de internet. Caso você não seja cliente da OI, você também pode utilizar os Hotspots da operadora, porém terá que assistir uma propaganda para utilizar a rede. 

Como compartilhar os dados móveis do seu celular com outros dispositivos 

Caso você tenha um bom pacote de internet em seu plano de telefonia móvel, é possível transformar o seu aparelho celular em um roteador para compartilhar seus dados com qualquer outro dispositivo. Para isso, é necessário seguir os seguintes passos: 

  • Ative em seu celular a rede de dados móveis (3G, 4G ou 5G); 
  • Acesse a aba de configurações do seu dispositivo; 
  • Procure por uma opção de conexões (Wi-Fi, Bluetooth, entre outras); 
  • Dentro dessa aba procure por uma opção com “roteador Wi-Fi” ou “ponto de acesso Wi-Fi”; 
  • Configure o nome da rede e a senha para que apenas dispositivos com a senha acessem sua rede; 
  • Agora acione a opção de roteador Wi-Fi configurada para começar a compartilhar seus dados de internet móvel; 
  • Agora é possível conectar pelo notebook ou outros dispositivos móveis a rede Wi-Fi que você acabou de criar e configurar; 
  • Em alguns dispositivos é necessário solicitar autorização de acesso à rede e fazer a liberação no celular. 

É importante ressaltar que o serviço de compartilhamento de dados de internet móvel é gratuito, mas o consumo desses dados não é. Será consumida a internet do seu plano de telefonia móvel, então ele pode acabar rapidamente dependendo de como você vai utilizar a internet. 

Aplicativos para internet de graça 

Alguns aplicativos conseguem identificar as redes que não possuem senha ou são públicas na região em que você se encontra. Com isso, você pode se deslocar até o local com essa conexão e fazer uso da internet. Lembre-se que em alguns lugares é necessário realizar cadastro e efetuar o login para poder usar a rede aberta. 

Na internet existem vídeos, fóruns e aplicativos que ensinam e prometem acesso para roteadores próximos, mesmo que possuam senha. É preciso tomar cuidado com esses aplicativos e conteúdos porque eles ensinam métodos ilegais e inseguros de acessar redes privadas de internet. 

Além disso, muitos desses conteúdos funcionam como “clickbait”, ou seja, servem apenas para chamar a atenção das pessoas e fazerem elas clicar no conteúdo para gerar visualizações e monetização. Eles podem ser também formas de propagar vírus ou malwares para pessoas que estão menos atentas. 

Alguns aplicativos conseguem armazenar as senhas de redes em que você já se conectou, isso faz com que você possa se conectar rapidamente em internets abertas ou até mesmo fechadas das quais já fez uso. 

Por último, caso esteja precisando muito de internet e nenhuma dessas opções seja viável, você pode pedir para algum vizinho o acesso de seu wi-fi por algum tempo até que resolva a situação da sua própria. 

Outras possibilidades para conseguir internet de graça 

Caso você perca sua conexão com a internet e precise utilizar esse serviço com urgência, como por exemplo, para trabalhar, o primeiro recurso que você pode procurar é por alguma rede de acesso à internet gratuita ou pública. 

Caso na região em que você se encontre não possua uma dessas redes abertas, você pode solicitar para seu vizinho um acesso temporário a rede de internet dele até que a sua conexão seja resolvida. Veja qual rede tem o sinal mais forte dentro de sua residência e peça a senha para o dono dela. 

Alguns condomínios, prédios e conjuntos habitacionais estão investindo em rede de internet comunitária. O valor do pacote de internet é dividido entre todos os residentes ou é pago com o valor da taxa de condomínios paga mensalmente. Caso você resida em algum local desses e não possua uma rede comunitária, você pode sugerir ao síndico e a comunidade que seja avaliada a possibilidade de instalação de uma internet compartilhada. Nesse caso a internet não será gratuita, mas terá um valor mensal muito abaixo do que você normalmente pagaria. 

Para condomínios e prédios, é necessário contratar um pacote de internet mais robusto, com alta velocidade de download, pois com um maior número de acessos, o tráfego de dados será maior, o que pode ocasionar lentidão nos diversos dispositivos caso o plano de internet não suporte um grande número de pessoas. 

Uma última opção é procurar locais na sua cidade que possuam rede de internet gratuita, muitas prefeituras estão investindo em infraestrutura de Wi-Fi Plus, uma tecnologia nova que permite cobertura de banda larga em grandes extensões territoriais. 

Caso sua cidade não possua esse tipo de serviço, também é possível fazer solicitação para a prefeitura através dos conselhos municipais ou da ouvidoria da cidade, pois os gestores da cidade devem ouvir as demandas dos seus cidadãos. 

Como visto, existem algumas possibilidades de acessar internet de graça em diversos pontos de uma cidade, seja pela operadora, rede comunitária ou através de estabelecimentos, você tem diversas saídas para ter acesso a rede de dados e não ficar desconectado quando precisar. 

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.