O que é Bluetooth?

O que é Bluetooth?

Lucas Lucas 10 jan 2022

Há muito tempo a tecnologia nos surpreende ao naturalizar processos complexos. Já parou para pensar em como é possível o som atravessar do seu celular para o fone pelo ar sem ser ouvido? Ou mesmo mexer o ponteiro do mouse sem qualquer conexão? Tudo isso é graças ao Bluetooth, que está tão presente em nossas vidas que não pensamos sequer como ele funciona. Mas afinal, o que é bluetooth?

Explicar o que é exatamente o Bluetooth é como dar uma aula complexa de tecnologia. Para ficar mais fácil de entender, pode-se afirmar que bluetooh é apenas a maneira tecnológica de eliminar os fios e cabos que conectam os dispositivos entre si, unificando a conectividade. É uma tecnologia de baixo custo, e que opera a curtas distâncias entre dispositivos eletrônicos.

Mesmo que não entendamos seu funcionamento, sua funcionalidade para o tempo atual é considerada muito necessária. Quem nunca precisou do bluetooh para usar seus fones de ouvido sem fio? Ou comprou aquele teclado estiloso sem fio, funcionando a base dele? Mesmo assim, separamos algumas informações para você conhecer melhor o que é o bluetooh.

Tudo sobre o Bluetooth:

Bluetooth
Bluetooth

O que é o bluetooth?

Bluetooth é uma categoria de conexão sem fio, que utiliza frequências de rádio de curto alcance. Sua transmissão de dados é feita por radiofrequência, o que permite que um dispositivo detecte o outro independentemente de suas posições físicas, sendo apenas necessário que ambos estejam no limite de proximidade (isto é, quanto mais perto estiverem um do outro, melhor). O método é licenciado por todo o mundo, o que lhe garante usabilidade em qualquer lugar e em qualquer aparelho compatível.

Receba Novidades

Criação e origem do nome

O Bluetooth foi criado em 1994 pela empresa Ericsson, no intuito de conectar e trocar dados entre dispositivos sem a necessidade de fios e cabos, de maneira rápida e segura.

Em tradução literal do inglês, “Bluetooth” significa “dente azul”. O nome é uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega que tinha a dentição acinzentada, Harald Bluetooth, que ficou conhecido pelo feito extraordinário de unir as tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas. O objetivo da tecnologia é o mesmo, unir os diversos dispositivos do mundo com uma única função.

A logo do Bluetooth é a mistura entre as runas nórdicas de Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B no nosso alfabeto, referenciando Harald Bluetooth.

Como o bluetooth funciona?

A conexão Bluetooth é realizada de maneira pessoal, o que significa que só pode ser feita localmente, com aparelhos próximos. Ele utiliza a frequência 2,4GHz que é a frequência de rádio aberta e aceita em praticamente qualquer lugar do mundo.

O seu consumo de energia é baixo, e, consequentemente, seu alcance também. A conexão é feita através de uma rede chamada piconet. Esse tipo de rede permite até 8 dispositivos estarem conectados, mas é possível ampliar, ao sobrepor vários piconets.

Usos do Bluetooth

Só conectar fones e mouses não são suas únicas funções. O Bluetooth também pode ser usado para conectar dispositivos (incluindo o celular) ao computador, para transferências de arquivos de textos, documentos, vídeos e até mesmo músicas. É possível usá-lo para conectar PCs entre si, para entradas e saídas, como os mouses, teclados, fones e impressoras. Atualmente, controles de videogames também usam da tecnologia para conectarem seus consoles, assim como equipamentos médicos estão começando a usar a conexão sem fio, para proporcionar maior facilidade nos procedimentos.

Além disso, o bluetooth também é uma forma de conexão em eletrodomésticos e eletroeletrônicos, como tvs, aparelhos de som e geladeiras. Com uma simples transmissão com um celular ou outro aparelho, esses equipamentos são controlados de maneira prática e rápida.

Em shoppings centers e outras áreas públicas, a presença do bluetooth serve para transmissão de propagandas de som e promoções. São inúmeros os usos do bluetooth, mesmo sendo desconhecidos para muitas pessoas.

Alcance

Alguns aparelhos bluetooth podem alcançar até 100m, porém, a maioria fica entre 1m e 10m. E é justamente esse baixo alcance que garante a segurança das transferências, já que diminui as chances de dispositivos mal-intencionados estarem por perto.

Além disso, o bluetooth necessita de uma chave que apenas as partes envolvidas na conexão sabem, assim como o parelhamento entre os dispositivos. Esse processo ajuda a incrementar a segurança nas transferências feitas por via dele.

Bluetooth vs Wi-Fi

O bluetooth e o wi-fi funcionam de maneiras semelhantes, mas com potências diferentes. É possível usar ambos para conexão de dispositivos como impressoras, configuração de redes, realizar apresentações e transferências entre computadores, etc.

Embora o wi-fi consiga alcançar distâncias maiores e de maneira mais estável que o bluetooth, o seu problema fica nos equipamentos que são mais caros e requerem mais energia e gastos. Ambos podem usar a mesma frequência, no entanto, o wi-fi tem a vantagem de poder mudá-la, dependendo do roteador. Outra consideração importante e que o bluetooth pode ser usado como substituto de cabos em diversos contextos, enquanto o wi-fi fica limitado à rede local.

Além do bluetooth

Como já dito, o wi-fi também pode exercer algumas das funções do bluetooth em uma conexão local. Mas para isso acontecer de maneira apropriada, a internet tem que ser segura e de qualidade. Consulte os planos do Melhores Ofertas e encontre o que melhor cabe no seu bolso:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos