O que é Endereço IP?

O que é Endereço IP?

Maria Julia Maria Julia 10 nov 2021

No universo da internet, para que um dispositivo esteja conectado e possa interagir na rede de comunicação online é necessário que se tenha um endereço IP. “IP” significa protocolo de rede, que basicamente é um número único que é vinculado a todas as atividades que você realiza online.

Mas, para que serve? Fique tranquilo que o Tudo Tecnologia abordará mais sobre o endereço IP, assim como os tipos de endereço e como proteger a sua privacidade na internet. Continue a leitura para mais informações.

Deseja navegar por tópicos? Confira a seguir:

O que é um Endereço IP?

Endereço IP é uma sequência numérica reconhecível pelos algoritmos da rede em que permite localizar as informações enviadas entre dispositivos na internet. Isso porque, ele contém as informações necessárias de localidade de um determinado aparelho, tornando-o disponível e acessível para comunicação. A internet precisa de um meio para diferenciar os dispositivos conectados, como notebooks, computadores ou roteadores, e é o endereço IP que auxilia nessa distinção.

Como funciona?

Ao logar em um dispositivo, como um notebook:

  1. O dispositivo primeiro se conecta a uma rede que está conectada à internet;
  2. A rede concede acesso do dispositivo à internet;
  3. Se você está em sua residência, a rede chama-se ISP (Internet Service Provider). Já no trabalho, será a rede própria da empresa.

O seu endereço IP é conjugado ao seu notebook pelo ISP, e suas atividades na internet passam por essa rede e depois voltam para você, por meio do endereço IP. No entanto, seu endereço poderá ser alterado, se você ligar ou desligar o modem ou roteador.

Outra forma de alterar o endereço é se você for viajar e levar seu dispositivo junto. Isso significa que seu endereço IP residencial não acompanha o notebook. Pois, ao usar uma outra rede Wi-Fi (seja de um hotel, restaurante e etc) para navegar na internet, outro endereço IP será concedido para através do ISP do lugar.

Receba Novidades

Tipos de endereços

Endereço IP Privados

Notebooks, computadores, smartphones, ou outro dispositivo que acompanha Bluetooth e se conecta à internet, tem um endereço IP privado. Isso serve para diferenciar cada aparelho dentro de uma mesma rede, e também, para que cada um se reconheça individualmente.

Endereço IP Públicos: Dinâmico e Estático

O endereço IP Público é um endereço geral que é reconhecido por todos os dispositivos que estão conectados em uma rede. Sendo de dois tipos:

Endereço IP Dinâmico mudam automaticamente e regularmente. Com isso, não existe a necessidade de acontecer ações específicas para resgatar o endereço IP de um usuário, por exemplo, caso ele mude de casa. Outra vantagem é que, com as constantes alterações do endereço IP, dificulta possíveis ataques de cibercriminosos.

Em contrapartida, o Endereço IP Estático é sempre o mesmo. É um benefício para empresas que tem um próprio servidor, assim garante a estabilidade e consistência nos sites e endereços de e-mails no acesso à internet.

Endereço IP de sites: Compartilhados e Dedicados

Sites individuais ou sites de PME, em que abarcam um volume de tráfego na internet, são abrigados em uma rede compartilhada dos provedores de hospedagem da internet. Dessa forma, terão um endereço de IP compartilhados.

Alguns sites optam pela compra de um ou mais endereço de IP dedicados, isso ocorre para favorecer a obtenção de um certificado SSL. Além disso, permitir executar através de um servidor FTP (File Transfer Protocol). Isso viabiliza o compartilhamento e a transferência de arquivos entre um grupo de uma corporação.

Como pesquisar esses endereços?

É simples e fácil. Existem diversos sites na internet que fornecem o seu endereço IP, basta pesquisar por “Como saber o meu endereço IP?”. Porém, para localizar o seu endereço IP privado, varia de dispositivo para dispositivo.

Se for no Windows:

  1. Utilize o prompt de comando;
  2. No campo em branco de pesquisa, digite por “cmd”;
  3. Após isso, digite “ipconfig” no espaço de diálogo de resultados.

Quais são as ameaças à segurança do endereço IP?

Quais são as ameaças à segurança do endereço IP?

Quais são as ameaças à segurança do endereço IP?

As ameaças à segurança do seu endereço IP podem ser:

  • Engenharia social: os cibercriminosos podem descobrir o seu endereço IP por meio de aplicativos de mensagens instantâneas;
  • Ciberstalking: quando os criminosos virtuais podem rastrear suas ações através de suas atividades online;
  • Download de conteúdo por sites ilegais: ao usar seu endereço IP para baixar conteúdo na internet, você também está suscetível a ser hackeado;
  • Rastreio de localização: com o endereço IP com os cibercriminosos, eles poderão achar sua localização como estado, cidade e região.

Proteja seu endereço IP contra ameaças virtuais

Ao ocultar o seu endereço IP, você protege os seus dados pessoais e atividades online. Para isso, existem formas de proteção:

  1. Através de um servidos proxy;
  2. Utilizando uma VPN (virtual private network);
  3. Criando uma senha exclusiva e forte;
  4. Altere as configurações de privacidade de dispositivos;
  5. Use antivírus;
  6. Ative alertas de possíveis ameaças.

Infelizmente, devemos nos precaver de possíveis ataques e ameaças provindos de hackers. No entanto, com essas ações é possível proteger a sua privacidade e segurança ao acessar à internet, e principalmente, seu endereço IP.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos