Pagamento com QR Code: Como Funciona?

Pagamento com QR Code: Como Funciona?

Lucas Lucas 01 nov 2021

Precisou comprar algo rápido e esqueceu o cartão em casa e também estava sem dinheiro? Não vai mais ter com o que se preocupar, pois alguns estabelecimentos agora aceitam pagamentos em QR Code, aqueles quadrados pretos e brancos arranjados de maneira confusa. Só apontar o telefone nele com o aplicativo de sua preferência e tá pronto o pagamento.

Confira mais sobre:

O que é um QR Code? 

QR Code é uma abreviação para Quick Response Code (Código de Resposta Rápida). O QR Code nada mais é que um código de barras bidimensional, que guarda muito mais informações do que o código de barras horizontal convencional. Além disso, funciona em qualquer smartphone que possua câmera e um app de leitura de QR Code como o Authenticator da Play Store ou a própria câmera do seu iPhone.

Como funciona um pagamento por QR Code?

Diferente do código de barras convencional que é apenas horizontal, o QR Code também é vertical, o que lhe permite armazenar muito mais informações. E como já foi mencionado, o seu smartphone funciona como o escaneador. A câmera do celular capta e lê a imagem que o redireciona para o link do pagamento desde que haja conexão com a internet no aparelho.  

Várias lojas aceitam pagamentos por QR Code através de outros apps com um código fixo como o MercadoPago. Mas não precisa se preocupar porque cada pagamento é único, evitando fraudes ou pagamentos duplicados. 

Pagamentos não são a única função do QR Code. É possível gerar um código para qualquer tipo de link ou app através de sites que auxiliam na criação.

Receba Novidades

Como criar um QR Code? 

Com o auxílio de algumas carteiras digitais disponíveis, é possível criar um QR Code com certa facilidade. Para quem quer receber ou fazer pagamentos por esse método aqui vai uma lista com algumas plataformas que disponibilizam a opção em seus respectivos aplicativos: 

  • MercadoPago;  
  • PayPal;  
  • Iti;  
  • PagSeguro;  
  • Bradesco. 

Existem inúmeras outras. Entretanto, para fazer pagamentos por QR Code é necessário que possuir o aplicativo do banco ou carteira digital. Por exemplo, se o cliente escolher pagar via MercadoPago é necessário que ele possua o aplicativo do MercadoPago em seu celular na hora de fazer a leitura. O mesmo vale para o PayPal, Bradesco, Itaú e outros.

Quais as vantagens?

Vantagens do QR Code

Vantagens do QR Code

Imagine que você está fazendo uma promoção na sua loja e ela está lotada de clientes, todos ansiosos para comprarem seus produtos. A fila só cresce e alguns clientes até desistem de esperar ter que passar o cartão ou trocar o dinheiro. O pagamento via QR Code ajuda na agilidade, já que o cliente só precisa abrir o aplicativo e confirmar o pagamento.  

Em tempos de pandemia, mesmo com a vacinação, todo cuidado é pouco. O QR Code ajuda a evitar o contato com dinheiro físico ou cartões de crédito, mantendo a segurança tanto do cliente quanto de quem estiver recebendo o pagamento.

Facilidade no pagamento por QR Code

Facilitando e acelerando o processo de compra em estabelecimentos que o adotarem como um dos possíveis métodos de pagamento, o QR Code tem se consolidado como prático, rápido e vantajoso para o cliente. Diferente do Pix, não é necessário ter o dinheiro em conta, funcionando com crédito ou débito igualmente, basta escolher junto ao seu aplicativo.

QR Code: Planos de internet para o seu negócio

Conheça os planos de internet e celular para o seu comércio e opte pelos melhores pacotes e mais baratos que o Melhores Ofertas disponibiliza para o seu negócio.

Confira:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos