Requisitos para rodar games no PC

Requisitos para rodar games no PC

Renan Renan 04 mar 2022

Ter um computador gamer se tornou cada vez mais um desejo entre os fãs de jogos. O PC se mostra uma plataforma bastante versátil, possuindo os principais títulos do universo dos games. O grande problema é que não é qualquer PC que irá conseguir executar todos os jogos. Se você deseja se aventurar nos games mais recentes e populares do mercado, pode precisar investir em uma boa máquina.

É pensando nisso que nós, da Tudo Tecnologia, preparamos esse texto, com o objetivo de te orientar e ajudar a montar um computador gamer ideal. Vamos, então, conhecer os requisitos para rodar os principais jogos no PC, para você saber onde deve investir na hora de comprar ou aprimorar o seu computador.

Navegue pelos tópicos que criamos:

PC Gamer
PC Gamer

O que um computador gamer precisa ter

Ao montar qualquer PC de mesa, você precisa ter em mente alguns fatores principais. Os computadores são divididos e montados pelos seus componentes, que são as peças individuais que podem ser escolhidas. Confira os principais componentes presentes em todo computador, e que são necessários também, em uma máquina gamer.

Processador

O processador ou CPU, funciona como um “cérebro”, comandando todas as operações em um computador. Ele é composto por múltiplos núcleos, com velocidade própria de operação. Quanto maior o número de núcleos de um processador, e quanto maior a velocidade eles possuírem, melhor será o desempenho da máquina.

Para um PC gamer, você vai querer um processador dentre os mais potentes. Os modelos que possuem a partir de 6 núcleos, com velocidade acima de 3,0Ghz, costumam ser o suficiente para os jogos mais jogados. Dentre os modelos de processador mais procurados para PCs de jogos, temos os da marca AMD, com o “Ryzen 5”, “Ryzen 7” e “Ryzen 9”, e os processadores da Intel, sendo os das linhas “i5”, “i7” e “i9” os mais requisitados.

Placa de vídeo

A placa de vídeo ou GPU, é um dos componentes mais importantes para um computador gamer. Afinal, ela será responsável por gerar as imagens em seu monitor. Alguns computadores possuem placas gráficas integradas ao processador ou placa mãe, mas, para um PC de jogos, evite esses modelos e prefira um componente dedicado. Uma placa de vídeo possuí memória própria, que serve para armazenar as informações visuais durante a execução dos jogos. Quanto mais memória ela possui, mais eficiente será o seu funcionamento. Normalmente, os modelos a partir de 6GB, ou até mesmo 4GB, dependendo de outros fatores, serão o suficiente para executar os games mais populares.

A “Nvidia” e a “AMD” são as principais fabricantes de placas gráficas, e lançam seus modelos em parcerias com diversas marcas. Dentre essas marcas parceiras, é valido citar “Gibabyte”, “MSI”, “Asus”, “EVGA” e “Galax”. Os modelos que mais se destacam atualmente são os da linha “RTX”, e “GTX” pela Nvidia e “Radeon RX”, pela AMD.

Memória RAM

Na memória RAM, ocorrem a leitura de arquivos temporários em um computador, o componente influencia diretamente no desempenho da máquina, principalmente no que diz respeito à realização de tarefas simultâneas. Basicamente, quanto mais memória RAM, maior será o desempenho do PC. Para um PC gamer, você vai querer possuir uma boa quantidade de memória RAM, normalmente a partir de 16GB, além de ser preferível optar pelos componentes das mais novas gerações, chamadas DDR4 e DDR5. Além disso, as memórias possuem uma velocidade de processamento, medida em MHz (Megahertz) e quanto maior a velocidade, melhor.

Outros componentes

Além dos itens supracitados, um PC gamer vai exigir que você possua outros itens em sua composição, como um disco rígido (HD) espaçoso, para armazenamento dos jogos, e uma placa mãe que seja compatível com todos os componentes selecionados. Normalmente, um PC focado para jogos, possui ainda um “SSD”, um tipo específico de disco rígido, que possui maior velocidade de operação, com capacidade de armazenamento relativamente menor, mas que tornará muitas tarefas mais velozes.

Cada jogo possui seus requisitos

Esperamos que a breve explicação sobre o que compõe o PC, te oriente e ajude a saber o que é importante em um PC gamer. Porém, você deve ter em mente que diferentes jogos vão exigir requisitos variados das máquinas. Um game com gráficos mais simples, por exemplo, não precisará da placa de vídeo mais recente, uma intermediária pode dar conta. Jogos que não contém tantas informações e não executam ações tão complexas, não irão precisar de altas quantias de RAM, ou até mesmo do melhor dentre os processadores.

Dito isso, lembramos a você que todos os jogos, desde os mais antigos, até os recentes lançamentos, divulgam sempre requisitos mínimos que seu PC deve ter para executá-lo. Uma breve pesquisa na internet com o nome do jogo que você deseja jogar, seguido por “requisitos” pode te fornecer as informações, oficiais, divulgadas pelos produtores dos games. Além disso, as principais lojas de jogos online, como a “Steam” e “Epic Games”, possuem essas informações na descrição de cada jogo. Ademais, ainda destacamos a existência de ferramentas, como o site “Can I Run It?”, que possui um software que verifica os componentes do seu PC, e informa se ele roda ou não determinado jogo. Portanto, para saber se o seu PC vai conseguir executar um game, antes de comprá-lo ou baixá-lo, verifique as informações. Os requisitos são separados, normalmente, em “mínimos” e “recomendados”. Se o seu computador atende aos requisitos mínimos, vai executar o jogo com baixo desempenho. Ao cumprir com os requisitos recomendados, você não deve ter nenhum problema ao jogar o game.

Algo que algumas pessoas fazem é montar um PC com as peças mais potentes disponíveis no mercado. Isso, com certeza, demanda um altíssimo investimento, mas garante que o computador execute, sem nenhum problema, todos os jogos lançados por um bom tempo. Claro que essa é uma atitude drástica, que poucos tem a possibilidade de executar.

Portanto, a nossa conclusão é que você deve verificar quais as suas necessidades, e desejos, ao montar um computador. Procure sobre os requisitos dos games que deseja jogar, focando, de preferência, nos mais recomendados. Além disso, se possível, montar um computador levemente superior ao que deseja no momento, pode garantir maior longevidade à sua máquina, garantindo que ela execute futuros lançamentos, sem a necessidade de um “upgrade“.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos