Wifi de Casa: Qual a diferença entre 2.4Ghz e 5G ?

Wifi de Casa: Qual a diferença entre 2.4Ghz e 5G ?

Felipe Felipe 20 jul 2021

Caso você queira modernizar sua rede de internet residencial comprando um roteador melhor, provavelmente achou na internet dispositivos que possuem transmissão de dados nas frequências 2.5g ou 5g.  

Essas frequências dizem respeito às características das ondas emitidas pelos roteadores, que são medidas em gigahertz (Ghz). Portanto, já fica destacada aqui a primeira diferença entre essas duas frequências, que é o comprimento de onda emitida. 

Elas se diferenciam também pela velocidade e alcance da internet que é propagada pelo roteador. Na faixa de 2.5g, você terá maior alcance porém menor velocidade de download, já na 5g, a velocidade será maior e a área de cobertura menor. 

As velocidades que são alcançadas por cada uma dessas faixas varia bastante pois a frequência de 2.4g tem velocidade máxima de conexão de 150 Mbps (megabits por segundo) e a 5g alcança 1 Gbps (gigabits por segundo). Em relação ao alcance, o 2.4g pode alcançar o dobro de área de cobertura sem necessidade de amplificação. 

Com isso, já dá pra ter noção de algumas características positivas e outras negativas dessas faixas de frequência e como elas podem interferir na qualidade e conectividade dos seus dispositivos em casa. 

Mas ainda existem outras informações valiosas sobre as diferenças, qualidades e defeitos de cada uma delas, por isso, preparamos esse artigo exclusivo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto e decidir qual frequência de internet é melhor para você, a 2.5g ou 5g. 

Receba Novidades

Qual frequência devo escolher: 2.4g ou 5g? 

Sabendo da diferença de alcance e velocidade de cada uma das frequências, é indicada a frequência de 2.4g para espaços e residências com maior extensão e cômodos distantes. Essa maior propagação ajuda as ondas dessa frequência a ter maior penetração em objetos sólidos, sofrendo menos então com obstáculos físicos. Porém, a indústria de eletrônicos se firmou e desenvolveu ao redor dessa frequência e por isso, muitos dispositivos wireless ou que emitem ondas funcionam nela. 

Isso acarreta em interferências nas ondas de dados, o que gera problemas de conexões caso tenham muitos aparelhos ligados entre o roteador e o dispositivo que está conectado no wifi. Para você ter noção, qualquer dispositivo sem fio como teclados, telefones sem fio, micro-ondas, smart TV, impressoras, entre outros, podem causar interferência quando usados junto com a internet. 

Por isso, se sua residência ou local de trabalho possuem muitos desses aparelhos, é bom pensar em onde melhor alocar seu roteador para que fique perto dos dispositivos que irão se conectar com a internet, sofrendo menos assim com as interferências de sinais, congestionamento e perda de velocidade no caminho. 

Já na frequência de 5g, por ter menor alcance e maior velocidade, é indicado para locais menores, de preferência que o roteador fique no mesmo cômodo em que a internet será usada com maior regularidade. Isso também se deve ao menor poder de penetração em objetos sólidos, o que dificulta o alcance caso o roteador fique em um local com muitos móveis, paredes e objetos ao redor. 

Essa frequência é melhor indicada para espaços de trabalho, estudo ou para lazer, desde que o dispositivo conectado esteja próximo ao roteador. A maior velocidade de download compensa a falta de alcance nessa situação. Você pode também ter mais de um roteador ou um amplificador de sinal para aumentar a área de cobertura da sua conexão 5g, porém esses aparelhos devem ser compatíveis com a tecnologia e a velocidade de replicação é menor. 

Para que seus dispositivos se conectem à rede 5g é preciso que eles possuam a antena específica de captura desse sinal e, por isso, pode ser que seu celular, notebook, ou outro dispositivo não reconheça essa rede, principalmente se for antigo e anterior ao lançamento desse tipo de conexão. 

Atualmente, a ANATEL está regularizando o uso das frequências 6Ghz e 7Ghz para wifi residencial, o que pode trazer uma maior velocidade de internet e conexão, principalmente para pequenos espaços de trabalho e lazer. Com isso, as operadoras também poderão oferecer taxas de velocidade de download e upload melhores, pois os roteadores permitirão tal avanço. 

Quais roteadores possuem essas frequências? 

Mesmo que tenha que escolher entre o 2.4g ou 5g para se conectar, saiba que todos os roteadores trabalham com a primeira frequência. Isso se deve ao fato dessa faixa ser utilizada há muito tempo em diversas áreas da tecnologia, como já dito. 

A diferença está no fato de que o 5g pode ser usado somente em roteadores e dispositivos mais modernos e que estão aptos a transmitir e se conectar a tal frequência. Para fazer a transmissão do 5g você precisa de um roteador de banda dupla ou tripla. 

Qual a diferença entre roteadores de banda dupla e tripla? 

Os roteadores mais modernos em sua maioria são de banda dupla e transmitem os pacotes de dados de internet na frequência 2.4g ou 5g, também podendo transmitir as duas ao mesmo tempo.  

Existem então os roteadores de banda dupla selecionável, que através de uma chave você seleciona a frequência que deseja se conectar, e também, os de banda dupla simultâneos, que fazem a transmissão das duas frequências ao mesmo tempo e separadas.  

Mas também é possível nessa segunda opção, em roteadores modernos, colocar o mesmo SSID (nome da rede) para as duas redes de frequência. Consequentemente, apenas uma rede aparecerá para se conectar, mas as duas estarão ativas e a com melhor sinal irá se conectar no dispositivo.  

Os roteadores de banda tripla são os mais atuais que existem no mercado e eles incluem a frequência de 6Ghz para a transmissão e conexão dos pacotes de dados de internet. Atualmente, no Brasil, ainda não se popularizou, mas é uma aposta no mercado para os próximos anos. 

Como funcionam os canais de faixas de frequência? 

Os canais de faixas de frequências são como caminhos que as ondas podem seguir, por exemplo, se as bandas 2.4g ou 5g são como rodovias, os canais são como as faixas que as dividem para equilibrar o tráfego. 

Para o 2.4g, a ANATEL permite 13 canais de 20MHz, já na de 5g ela permite 24 canais de 40, 80 ou 160MHz. Quanto maior o canal, maior a velocidade de dados é possível alcançar, por isso o 5g também alcança melhores resultados. 

É possível através de aplicativos fazer uma análise do canal que seu roteador está usando e os canais que estão sendo usados por outros roteadores na região próxima. Com isso, você pode configurar seu roteador para trabalhar em um canal com menos dispositivos operando no mesmo espectro, o que resultará em menos interferências de sinais. 

Como configurar seu roteador para 2.4g ou 5g  

Agora que você já sabe tudo sobre as diferenças entre as frequências de banda que um roteador pode funcionar, já é possível decidir se o 2.4g ou 5g é melhor para suas demandas e espaço em que vive ou trabalha. 

Lembre-se que, além de escolher a melhor frequẽncia para você, é importante que o roteador esteja instalado em um local que beneficiará seu uso. Caso seja possível, é aconselhável utilizar um cabo internet saindo do roteador até seu computador para que você tenha uma melhor performance de velocidade e estabilidade, pois o cabo garante menor perda dos pacotes de dados. 

Agora, é importante saber como configurar seu roteador na frequência 2.4g ou 5g, mas não se preocupe que o processo é simples e semelhante para a maioria dos roteadores que estão no mercado atualmente. Para essa configuração é preciso um computador ou notebook conectado via cabo no roteador. Os passos para a configuração são os seguintes: 

  • Primeiramente, verifique no manual ou na parte inferior (comumente há uma etiqueta com essas informações) do seu roteador qual é o número de IP do dispositivo. Normalmente, junto desse número está o nome de administrador e a senha de acesso ao sistema do roteador. Com esses dados é possível seguir para o próximo passo 
  • Abra o navegador de internet no seu computador e digite na barra de sites o IP que você encontrou anteriormente. Os IPs tem uma estrutura parecida com “191.164.1.121”. Então aperte “Enter”; 
  • Será aberta a página de configuração do roteador. Digite o nome de administrador (login) e a senha que você localizou anteriormente. É possível que o login e senha padrão sejam “admin”; 
  • Acesse a aba “wireless”. Em cada roteador pode estar escrito de uma forma como por exemplo “rede sem fio”, “network” ou “rede wireless”. Haverá duas opções, uma para rede 2.4g e outra para 5g. 
  • Então clique na caixa “enable” ou “ativar”. Nessa aba também é possível configurar o canal de frequência citado anteriormente. É possível deixar o modo e canal como automático para configuração automática do roteador em relação a essas opções. Não se esqueça de salvar ou aplicar as opções no final da página; 
  • Após configurar uma das bandas, certifique-se que a outra também está configurada. Caso necessário, habilite ela também e acione as caixas automáticas para canal e modo; 
  • É necessário então reiniciar o roteador. Para isso, tire o dispositivo da tomada, espere alguns segundos e então ligue novamente. Caso o roteador tenha botões físicos para acionar as bandas, certifique-se que eles estão acionados. Com essa configuração, o esperado é que as luzes indicativas da banda 2.4g e 5g estejam acesas.  

De uma forma geral, é assim que se configuram os diferentes roteadores para funcionarem nas duas bandas discutidas nesse texto. Caso surjam outras dúvidas, procure a resposta no manual ou em fóruns na internet, há muitas informações disponíveis nesses locais. 

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.