O que é Machine Learning?

O que é Machine Learning?

Lucas Lucas 06 jan 2022

Cada dia mais as máquinas e a tecnologia evoluem. Seus equipamentos físicos e digitais estão ficando cada vez mais desenvolvidos e complexos. A IA, por exemplo, está tão à frente, que pode aprender e evoluir por si mesma, simulando a capacidade do pensamento humano. Mas, como isso é possível? Como poderia um computador aprender a fazer coisas que não lhe foram programadas?

Não muito distante está o Machine Learning, que já é utilizado em inúmeros processos diários, tais como: ferramentas de navegação, emails e gestão de processos, entre outros. Confira o que é Machine Learning.

Sobre o Machine Learning:

Machine Learning
Machine Learning

O que é Machine Learning?

Machine Learning, ou aprendizado de máquina, é o nome dado para o sistema que permite que computadores aprendam. Para isso, eles utilizam uma série de associação de dados, que podem ser dos mais variados, como textos, imagens, números ou qualquer coisa estipulada.

Ambos Machine Learning e IA não estão inteiramente separados. O primeiro é, até certo ponto, uma subcategoria do segundo, trabalhando então, em conjunto.

Receba Novidades

Como o Machine Learning funciona?

Assim como toda ferramenta tecnológica, o Machine Learning funciona por algoritmos. Porém, sua programação é diferente. Ao invés de criar regras para uma reação, como é no método tradicional, ele parte de dados analisados e as possíveis respostas para eles, para, assim, criar suas próprias regras e perguntas.

Sua maior vantagem é não precisar ser programado a mão. O próprio sistema irá fazer a análise dos dados e aprender com isso e aumentar sua precisão.

Pode parecer coisa de ficção científica, mas é uma tecnologia muito presente em nosso cotidiano. As ferramentas de e-mail utilizam dele para filtrarem mensagens de spam, por exemplo, chegando até mesmo ao ponto de começar a bloqueá-las quando aprende o suficiente.

Vantagens do Machine Learning para empresas

Para empresas com grandes quantidades de dados, é possível usar o Machine Learning para lidar com eles, analisando, avaliando e gerando rotinas específicas. Seu valor tem sido muito reconhecido nos últimos anos, vista a sua utilidade e praticidade.

Sejam mudanças de comportamento ou preferências dos clientes, a tecnologia pode notar as sutis mudanças que acontecem no mercado e na própria empresa, coisas que apenas consultas não conseguiriam resolver. Entretanto, ele identifica problemas ocultos aos olhos dos analistas e padrões que podem tanto ser benéficos quanto prejudiciais.

Essa capacidade de aprendizado e predição é o que torna o sistema tão apreciado por aqueles que já aderiram. Praticamente qualquer ramo atualmente pode fazer uso dele e alavancar sua compreensão e resposta aos dados. E, a tendência é que cada vez a indústria se tornem automatizadas, assim como os pequenos e médios empresários podem usar dessa vantagem para reduzir custos e otimizar processos.

Machine Learning e a sua empresa

Se a sua empresa possui essa grande quantidade de dados, é importante que mesmo ainda não usando o Machine Learning, ela tenha uma conexão confiável e segura. Para não correr riscos de ficar sem internet durante um dia crucial, confira os planos do Melhores Ofertas:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos