O que é SSL/TLS e HTTPS?

O que é SSL/TLS e HTTPS?

Lucas Lucas 08 jan 2022

Com tantas coisas importantes na internet, a segurança se torna um elemento essencial nas nossas vidas. Especialmente porque a quantidade de dados sensíveis depositados em nuvens só aumentam. Sejam senhas de banco, números de telefone e dados pessoais, como CPF e RG. Portanto, é essencialmente necessário que alguns métodos devam ser aplicados, para assim garantir a segurança dos usuários. É aí onde o SSL/TLS e o HTTPS entram. Confira o que é cada um deles, com a gente, do Tudo Tecnologia.

Sobre SSL/TLS e HTTPS:

SSL/TLS e HTTPS
SSL/TLS e HTTPS

O que é SSL/TLS?

SSL é a sigla para Security Sockets Layer (Camada de Soquete Seguro, em português), um sistema de segurança que permite a comunicação criptografada entre o navegador e o site. Ou seja, tudo o que é digitado se tornam códigos, que serão decifrados apenas quando chegarem no servidor do site. Essa tecnologia, entretanto, está sendo substituída pelo TLS, por já ser considerada defasada em relação à nova alternativa.

TLS, por sua vez, significa Transport Layer Security (Segurança da Camada de Transporte). Assim como seu predecessor, sua função é assegurar a troca de informações entre um site e o navegador do usuário. Visto o desuso que SSL tem sofrido, é mais correto chamar a tecnologia de segurança apenas de TLS.

Receba Novidades

Como funciona o SSL/TLS?

Os protocolos SSL/TLS funcionam ao unir digitalmente uma chave criptográfica à informação do servidor da companhia, possibilitando que apenas os envolvidos consigam identificar seu conteúdo.

Ao usar chaves tanto públicas quanto privadas, ele cria uma chave de sessão, válida por tempo limitado. Ela também criptografa e descriptografa as informações inseridas e recebidas pelo servidor e usuários.

Quando é necessário ter um certificado SSL/TLS?

O certificado SSL/TLS, como já dito, traz muita segurança para transferências de dados, portanto, se no site em questão houver troca de informações sensíveis, ele é essencial. Ainda mais se considerar todo o caminho pelo qual as informações passam após saírem dos usuários e após chegar no banco de dados da empresa.

Existem três situações nas quais o certificado SSL/TLS é importante:

  • Sempre que for necessário autenticação, isso porque qualquer servidor pode fingir ser o de outra pessoa para interceptar informações transmitidas. O certificado irá atestar a veracidade e procedência do seu site.
  • Se quiser garantir confiabilidade, também é importante ter o certificado. A presença do SSL/TLS passa segurança ao usuário, pois ele percebe que ali é um site confiável, em que pode depositar seus dados sem medo de vazamentos.
  • Para estar nos padrões da indústria, também é necessário o certificado. Alguns ramos exigem a presença dos protocolos SSL/TLS, como no caso de finanças. Se o site em questão for aceitar pagamentos via cartão de crédito, a PCI (Payment Card Industry) obriga que ele possua métodos de segurança.

O que é o HTTPS?

Para entender HTPPS, é preciso primeiro compreender o HTTP. Ele é um protocolo que permite aos usuários que digitem a URL de seu site, visualizar o conteúdo disponível. A tecnologia é a base para haver comunicação na internet, facilitando encontrar sites com poucos cliques. A sigla HTTP significa Hyper Text Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto, em português).

Sendo assim, o HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure, ou protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma extensão segura do HTTP. Ao configurar o protocolo SSL/TLS o site pode, então, usar o HTTPS e garantir a comunicação segura com o servidor.

Qual a relação entre SSL/TLS e HTTPS?

É importante deixar claro que um não funciona sem o outro. No momento que houver a incrementação do SSL/TLS, o HTTPS deverá ser utilizado também. Um site que possua o certificado, irá apresentar como entrada o HTTPS.

Qual a importância de ter um protocolo de segurança no meu site?

Além de atestar confiabilidade para o nome de sua empresa, é possível adquirir outras vantagens. Confira:

Clientes mais satisfeitos

A verdade é que todos temem ter seus dados expostos na internet, ainda mais se envolverem finanças. Por isso, garantir uma navegação segura pelo seu site traz segurança e confiabilidade para o usuário. Isso vale muito, se o objetivo do seu portal for ter uma área logada ou informações de cartões de crédito.

Clientes satisfeitos são clientes fixos, por isso, não tema em investir nesse quesito.

Diferencial

A internet está saturada de sites e páginas que fazem as mesmas coisas, e a escolha de um cliente em potencial finda sempre nos detalhes. Entre um site seguro e um site inseguro, a primeira opção com certeza é a mais viável.

E como eu faço para instalar um protocolo SSL/TLS no meu site?

Dependendo do processo, ele pode ser extremamente complicado para usuários comuns, portanto, deve ser feito por um profissional da área. É possível adquirir um certificado SSL/TLS comprando-o em sites especializados.

Instalar SSL/TLS no WordPress

A instalação do SSL/TLS no WordPress é mais simples, já que a própria plataforma oferece a função através de plugins, como o Really Simple SSL e SSL Insecure Content Fixer. Ambos irão resolver toda a parte técnica, contanto que você já tenha uma licença de certificado SSL/TLS.

Após a instalação, é possível gerenciar suas configurações pelo menu “Configurações > Geral”, onde você deve procurar pelos campos de Endereço WordPress (URL) e Endereço do Site (URL). Depois, basta marcar tudo para HTTPS e salvar.

Tenha segurança e estabilidade em seu site

Não perca a oportunidade de ter um ambiente virtual seguro e completo para seus clientes. E se você é o cliente, é muito mais confortável navegar em um site confiável, correto? Por isso, confira outros artigos que podem te ajudar a não cair em golpes na internet:

Além disso, outro fator que conta na hora da segurança do seu site é a conectividade e estabilidade dele. Por isso, conte com uma internet de qualidade em sua residência ou empresa. Conheça todos os planos disponíveis no Melhores Ofertas:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos