Techwear: descubra mais sobre a junção entre moda e tecnologia que vem ganhando as passarelas
Se você achava que já tinha visto de tudo, a tecnologia vem te mostrar que ainda há muito potencial para ser explorado. Logo, não poderia ser diferente no mundo dos holofotes e passarelas. Mas não pense você que as inovações tendem a ficar somente nos grandes centros de moda! Isso porque, a cada dia, elas adentram ainda mais o cotidiano do grande público.
Quando dizemos que a tecnologia tem ganhado espaço em todos os setores da sociedade não estamos exagerando! Como prova disso, temos o mundo da moda que, cada vez mais, anda de mãos dadas com o universo da tecnologia. Pensando nisso, nós do Tudo Tecnologia trouxemos esse artigo para falar mais sobre o conceito Techwear e o futuro dos vestuários. Você sabe o que é o Techwear e o que ele propõe? Vem com a gente para saber mais!
Vá direto ao ponto:
O que é conceito Techwear
Originário da Ásia, mais especificamente, da Coreia do Sul e do Japão, o Techwear se trata de roupas adaptáveis que seguem as tendências das últimas tecnologias e que, além disso, possuem influência nos jogos.
Com o foco voltado para a estética futurística e utilitária, as peças costumam misturar materiais esportivos com um design tático.
A composição das roupas
No techwear é comum encontrar materiais de alta-performance como, por exemplo, composições que agem contra germes, poluição e, até mesmo, raios UV. Isso além de oferecerem tecidos mais respiráveis, com detalhes que proporcionam aos usuários mais segurança e praticidade. Ou seja, ao vestir, você também estará preparado para qualquer eventualidade.
Mas como isso é possível? Bom, algumas partes das roupas são costuras coladas, possuem zíperes à prova d’água, muitos bolsos, capuzes e outras características que você pode conferir logo abaixo:
- Impressões 3D com personalizações individuais;
- Calças com fechamento lateral para cadeirantes;
- Roupas sem costura ou etiquetas que atrapalhem processos sensoriais;
- Tecidos que permitem amplitude de movimento e conforto;
- Tecidos ativadores da circulação;
- Calçados e calças com ajuste de largura adaptáveis a inchaços de pernas e pés;
- Propriedades com absorção de suor, odor e urina;
- Acessórios que comportam e também ocultam acessos à cateteres, sondas e etc.
Ou seja, não se tratam apenas de “invenções” para acompanhar o mundo da tecnologia, mas também de roupas mais acessíveis a pessoas que possuem algum tipo de deficiência, por exemplo. Viu como responsabilidade social, tecnologia e moda podem andar juntas?
Influência da pandemia
Algumas empresas, mesmo antes da pandemia, já acompanhavam a tendência, chamada de “tendência modo de sobrevivência”. Foi o caso da WGSN, líder em tendências de comportamento em consumo, como afirmou Isabela Bez, expert do futuro na WGSN, em entrevista ao site Steal The Look.
Isso nada mais é do que uma resposta do mundo da moda (e da tecnologia, é claro) às preocupações crescentes da atualidade. Por exemplo: mudanças climáticas, desastres naturais, crises econômicas e ataques terroristas.
Ainda de acordo com Isabela Bez, a empresa prevê uma evolução ainda para o ano de 2022. Isso tendo em vista um cenário que ainda busca por segurança e proteção em mundo dominado por medos e incertezas. Tudo isso pode ser traduzido em produtos adaptáveis que trazem soluções necessárias para a sobrevivência.
O futuro do vestuário
É claro que ficamos empolgados com tantas novidades, entretanto, ainda há o que esperar. Isso porque como qualquer tecnologia que ainda está em ascensão, existem muitos testes, planos descartados, e claro, um grande custo que precisa ser avaliado.
Sobretudo, as impressões em 3D são as que mais apresentam desafios, se considerarmos conforto e custo material.
Por esse motivo, até o momento, as impressões estão sendo mais utilizadas na produção de pequenos acessórios e adornos. Mas, não podemos descartar a possibilidade da tecnologia acabar se expandindo.
Afinal, a criação de roupas personalizadas e ajustáveis para todos os tipos de corpos, beneficiará não só os indivíduos, mas também o meio ambiente que sofre com poluição gerada durante a produção dos tecidos convencionais. Isto é, aqueles que já conhecemos e fazemos uso em nosso dia a dia.
E aí, quais são suas apostas para o mundo da moda e da tecnologia? Que tipo de roupa você acha que irá encontrar nas lojas daqui a alguns poucos anos?
Para qualquer novidade, recomendamos que você continue acompanhando o Tudo Tecnologia. Afinal, nada passará desapercebido por aqui! Até a próxima!